segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

A CARRUAGEM 2 ...



                                   


 Alfa Pendular ...

Naquela tarde fria de outono entrei na Gare do Oriente. Tinha como intenção apanhar o comboio rumo à cidade universitária. Pelo espaço deambulei, acotovelando - me por entre vagas de gente. A feira tecnológica das novas ideias e negócios, com o nome de Web Summit, juntara naquele local mais uns milhares de forasteiros. Por entre escadas - rolantes apinhadas de turistas e restaurantes de comida rápida a transbordar de clientes, fui tentando sobreviver ao caos instalado. Aqui e ali, retirados a um canto como aquele mundo não lhes pertencesse, também vi rejeitados da vida. São rostos de ferro, duros e impassíveis. Vidas perdidas de olhar vazio e mãos cheias de nada. Na penumbra das suas existências, apenas uma palavra faz sentido – sobreviver.

Como um foragido, esgueirei-me para o último andar. Para minha surpresa, o ambiente reinante era de calma. Do terraço, avistava-se uma paisagem aprazível daquele local da capital. Ao longe, pequenas cabinas suspensas por um cabo transportavam turistas ávidos de novas sensações.

Surpreendente, foi um afamado restaurante conhecido pela cerveja e os seus bifes e molhos estar quase deserto. À porta, um empregado novo e de fino bigode, tenta convencer-me a entrar. Com um familiar a meu lado, decidimos almoçar a especialidade da casa. Assim, com quatro espanhóis sentados numa mesa próxima de nós, todos já de simpática idade, esperámos pela hora do comboio.

Do lado de lá da vidraça, o funcionário amável e bem fardado, pergunta- me o destino. Esclarecida a situação, entregou-me o bilhete, tendo informado com zelo profissional, que a primeira classe eram as duas últimas carruagens da composição. A sua é a carruagem 2 - esclareceu-me.

Subi à plataforma de embarque. Um abraço de despedida ao meu familiar, que rápido foi tragado pelo ventre escuro da escadaria de acesso ao patamar inferior. Uma aragem fria agride-me agora o rosto. Passeando pela gare, vou olhando os viajantes. Ali um casal de namorados, que se vai abraçando e beijando, indiferentes aos presentes. Acolá, dois polícias que dão nas vistas por empunharem duas metralhadoras de cano curto. Atentos, olham para o rosto dos presentes um tanto disfarçadamente, como que procurando um alvo referenciado. Alguns jovens fazem também parte daquele elenco da vida real, que vão olhando atentamente o écran dos seus telemóveis. E, numa ponta da plataforma, dois asiáticos ainda jovens. Ela, de casaco comprido e branco, sentada num banco de madeira, vai comendo de uma pequena tijela de plástico, aquilo que julgo ser uma canja de galinha. Ele, sentado displicentemente com os pés cruzados em cima da numerosa bagagem, parece fatigado.

Na hora aprazada, o comboio “ Intercidades “ irrompe na gare. Agitam-se os viajantes e entram na composição de rompante. Num ápice, o espaço fica vazio. Sobro eu e os asiáticos que, minutos depois e entretidos com a conversa, não viram chegar com pés de lã o comboio “Regional” com destino a Tomar. A composição passou por eles de mansinho e parou a uma distância respeitável do lugar onde se encontrava o casal e foi o drama. Ela, mal se apercebeu que estavam em risco de perder o transporte, poisou a tijela no banco e com uma pequena sacola na mão, correu em direção ao comboio. Ele, carregado de malas, tentou acompanhá-la até que tropeçou e derramou-se ao comprido, espalhando a bagagem no cimento da plataforma, perante a indiferença de alguns viajantes, que entretanto foram aparecendo para partir. Num último esforço, o homem conseguiu reunir os pertences e em salto felino penetrou no ventre do “Regional”, que lá partiu mansamente.

Agora, era a minha vez. À hora certa, o “Alfa” apareceu. Mentalmente, fui fazendo cálculos onde pararia a penúltima carruagem, afinal a carruagem 2. A minha suspeita foi bem - sucedida.

Lá dentro, o conforto do lugar individual sem parceiro do lado e o jornal e  café oferecidos. O olhar pela janela ampla, observando a paisagem que me foge no sentido inverso da marcha rápida do Pendular. Meditabundo, recordo os momentos vividos na balbúrdia lisboeta, a contrastar com a serena calma daquele espaço – rolante, onde os passageiros falam quase em surdina, para não incomodar os outros viajantes que ocupam a carruagem 2.

Há um balançar que me embala. Vou olhando as estações desertas, que vejo passar à velocidade de uma seta. Ali e acolá, posso olhar as localidades e num imprevisível abrandamento do comboio em Caxarias, vi o pulsar de uma outra realidade: roupas a secar nos estendais das janelas e um homem de fato - macaco que, longe da feira tecnológica, vai metendo tábuas numa carrinha velha e muito usada, na labuta diária pela vida. De tudo isto me apercebi, da janela da minha carruagem 2.

Embrenhado numa notícia de jornal, não vejo aproximar -se de mim um funcionário da composição. Vem impecavelmente fardado e, educadamente, pede o meu bilhete. Remexo nos bolsos do casaco e encontro o talão verde que me dá direito a um lugar na carruagem 2. Então ele pica o bilhete com um pequeno alicate, que produz um som metálico que me traz à memória os velhos elétricos de Coimbra. Ato contínuo, devolve-me o bilhete com um agradecimento e uma pequena vénia. Registo a atitude de quem se esforça em dar uma boa imagem dos comboios portugueses. Mas a minha mente retorna de novo a Lisboa.

Da feira de novas ideias, interrogo-me agora sobre este galopar constante da tecnologia ao serviço do Homem. O mundo pula e avança, no dizer do poeta. Mas há o reverso da medalha, quando a máquina substitui o ser humano. Dou comigo a meditar na legião de rejeitados e desempregados da sociedade tecnológica, que filtra os mais apetrechados daqueles que, até por limitações naturais ou culturais, se vêm varridos de uma sociedade que, supostamente, os aceita na mais hipócrita generosidade camuflada dos mais cavernosos interesses.

Uma sociedade a branco e preto, entre herdados sorridentes e uma tribo ampla de desfavorecidos da vida. O monstro tecnológico sem alma, com o seu comportamento pragmático e estúpido, jamais saberá o significado da palavra emoção. O sentir da palavra saudade, por exemplo, essa doença sem cura que não há Liga nem peditórios que minimize, esse doloroso estado de alma de nos despedirmos do sangue do nosso sangue. Olhando pela janela, por entre montes e casario, é nisto que vou refletindo, sentado confortavelmente na minha carruagem 2.    

O rodado do “Alfa” tem agora um som diferente. Algo que me é familiar e me recorda a infância. É a ponte sobre o Choupal e Coimbra que me abraçam. Cheguei finalmente ao meu destino. Despeço-me do comboio que vejo partir rumo a norte, até que a luz vermelha que ostenta na retaguarda se sumir por completo, embrulhada no véu negro da noite.

No meu berço coimbrão, olho agora da janela do táxi, as luzes da minha eterna cidade.

Na noite escura e fria, meto a chave na porta do meu aconchego. E num inexplicável pensamento, faço um exercício por onde correrá agora o comboio que me trouxe para casa. Talvez já pise terrenos de Aveiro, alvitro em pensamento.

E sorrio incrédulo com a empatia que firmei com uma simples carruagem – a carruagem 2 - do mais  veloz comboio nacional, o simpático Alfa Pendular.
Quito Pereira                         

4 comentários:

  1. Viagens na minha terra!
    Tiraste o sim-senhor do teu potente carro e entraste mais cedo do que EU no transporte que nos trás despreocupação em conduzir!
    Nada mais cómodo do que as numeradas carruagens seja do Alfa Pendular ou até mesmo do intercidades!
    Claro que os apontamentos encaixados num dos recantos do cérebro permitira depois a prosa bem esticada do que te aconteceu nesta viagem por Lisboa. Mas está lá quase tudo: do tal grande evento Web Summit,que fez Portugal andar nas bocas do mundo e encher de moedas de 1 euro a Cãmara de Lisboa,passando pelo "almocito" da especialidade da casa empurrado pelo empregado do dito restaurante para fazer companhia a 4 espanhóis que se sentiam desconfortáveis a comerem sosinhos, pelo amável e solicito revisor que "tincou" o bilhete e se desfez em salamaleques e...finalmente a tua alma enche-se de alegria...quase, quase uma lágrima saltou ao canto do olho, que sentiste que o "monstro" rodava pachorramente sobre a ponte do rio mondego! Ainda testaste ver a nora e a casa onde nasceste, mas...anda vamos, peguemos na mala e aproximamos-nos da porta de saída do Alfa não vá ele retomar a marcha e nós ainda com o pé no degrau...
    O resto já é Coimbra...deixa lá o que se passa para os lados de Aveiro! O Alfa Pendular sabe bem o caminho!

    ResponderEliminar
  2. Como é que alguém consegue esta qualidade literária? Fico fascinado com os textos deste "cavalinho". Só é pena que lá junto venha o sal em cima da ferida que é o de falares dos nossos elétricos miseravelmente assassinados. Conheci-os todos do 1 ao 20, pois a oficina ficava por baixo do meu gabinete quando trabalhei no departamento de eletricidade dos Serviços Municipalizados, na rua da Alegria..

    ResponderEliminar
  3. E assim fizeste uma rápida viagem de 200 quilómetros. Senti que tinha vindo contigo nessa viagem, só que segui até Aveiro enquanto tu te metias num taxi, em vez de chamar a Uber...
    Em Aveiro a Daisy estava à minha espera na estação porque eu não ando de taxi!!!...

    ResponderEliminar
  4. Será que o Quito escreveu está fluente prosa na mesinha que desce da parte posterior do banco da frente?
    Não,pois chegou a casa e matutava no destino da sua empática carruagem 2!

    ResponderEliminar