sexta-feira, 16 de março de 2018

CURIOSIDADES - DICIONÁRIOS DE INSULTOS-Parte Primeira

LETRA "A"
ABANTESMA-ou AVENTESMA, criatura que com frequência nos rodeia, sobretudo no local de trabalho, e que se caracteriza por não fazer nada mas por atrapalhar muito(mais desenvolvido no livro...)
LETRA "B"
BABOSO- se imaginarmos um avô baboso brincando com sua netinha num jardim não é um insulto.
A questão é que também sabemos bem que baboso pode ser mesmo um insulto. Neste caso, o baboso é um nojento, o baboso é um pegajoso é um sabujo, o baboso é...um baboso...(etc)...
LETRA "C"
CABO DE ESQUADRA -Que mal terão feito os cabos de esquadra para que o seu posto se tivesse transformado em insulto?Não sei, mas que cabo de esquadra é insultuoso lá isso é. Pois não se diz de uma opinião estúpida que isso é de cabo de esquadra?Século XIX cabo de esquadra era o posto mais baixo da polícia, pouco mais sabiam ler e escrever e rotulados de ignorantes...
LETRA" D"
DAMA DE FERRO- Havia há uns anitos na Grã-Bretanha, uma primeira-ministra que se ufanava orgulhosamente de ser chamada Dama de ferro. Claro que como muitos sabem, trata-se de Margaret Thtcher, cuja política dura e inflexível resultou numa alcunha que ela julgava meritória. Julgou mal. Dama de ferro deveria ser um insulto, tendo em conta a origem do epíteto.
Dama de ferro era um aparelho de tortura usado na Europa na Idade Média e idade Moderna.
LETRA "E"
EGOÍSTA - Pode ser o nome de um perfume, mas na verdade não é fácil suportar um egoísta. E bastam dois dedos de testa e um bocadinho de cultura geral para se concluir que o termo vem do latim ego(eu) a que se junta o sufixo ista que designa a adesão a uma doutrina ou ideia...Egoísta é aquele que não pensa em mim.
LETRA "F"
FACA NA LIGA - mulher de faca na liga é dama reles e de temperamento explosivo...
Tamanco no pé, pelo na venta, mão na cintura e...uma faca na liga da meia sempre prontinha a ser sacada quando preciso. Daí o insultuoso epíteto.
LETRA "G"
GAGÁ- Associamos o gagá aos velhotes. O gagá é o senil, o tolo, o que não siz coisa com coisa.
...No fim é insulto complacente e gozão. Por vezes os jovens são cruéis e esquecem-se que o tempo passa para todos nós.
LETRA "H"
HARPIA- harpia é a mulher feia e rezingona, refilona e maldizente....Graga, é bom de ver, que só os gregos antigos seriam capazes de ter imaginação bastante para criar semelhante criatura.
Na Antiguidade as harpias eram seres femininos monstruosos de que os deus se serviam para atanazar a vida aos comuns mortais
LETRA "I"
ICONOCLASTA- é um dos insultos preferidos do Capitão Haddock, da célebre BD Tintin, quando as contrariedades ou o rum lhe davam sezões e ataques de mau génio.
O iconoclasta era aquele que destruía as imagens sagradas....
LETRA "J"
JACOBINO- Um dos mais curiosos termos políticos que pode ser usado como insulto, que tem o significado de pessoa politicamente radical, extremista e avessa à ordem estabelecida. A sua origem remonta à Revolução Francesa. Os jacobinos eram a ala mais à esquerda do espectro político.
LETRA "K"
KAMIKASE- interessante o insulto kamikase.Bom, só será insulto se o considerarmos como sinónimo de pessoa insensata, irrefetida e com tendência inveterada para suicídio(neste cas, simbólico).
Sabemos bem que os kamikasas eram os pilotos suicidas japoneses....
LETRA "L"
LABREGO -O homem rural levou frequentemente roda de boçal e de labrego, num preconceito tolo oriundo da nobreza cavaleiresca medieval que se julgava superior por andar em cima de um quadrúpede. O labrego é pois o tipo rude, inculto e pouco requintado---



Sem comentários:

Enviar um comentário