segunda-feira, 23 de abril de 2018

REENCONTRO ENTRE AS ILHA DE FAIAL E PICO



No próximo dia 23 de Abril, o nível da maré entre as ilhas do Faial e Pico atingirá a primeira cota mínima deste século (semelhante fenómeno só voltará a ocorrer em 2097, mas com mais 80 centímetros de nível do mar) e vai permitir a travessia do Canal a pé entre as ilhas do Faial e do Pico.
É um fenómeno raro só possível pelo alinhamento perfeito entre a Terra, a Lua e Júpiter, mas vai proporcionar-me uma experiência ÚNICA de uma vida no arquipélago dos Açores.
Esta travessia, com tempo de duração previsto de duas horas e meia terá de ser obrigatoriamente acompanhada por guias da Proteção Civil e terá uma janela temporal extremamente rígida por razões de segurança (já que não serão permitidos inícios de caminhada após uma hora do valor mínimo de maré).
A última vez que esta travessia foi possível, foi em 1938, tendo duzentas e cinquenta e três pessoas atingido a ilha do Pico depois de partirem da Horta em direcção à Madalena do Pico antes de a subida de nível da maré ter impossibilitado mais partidas. (Foto cortesia de Thomson Corporation)
Sugerida por Júlia Faustino


4 comentários:

  1. Um amigo meu nortenho, que comigo combateu em África, alertou-me há dias para este fenómeno. E não contente, fez as malas e meteu-se num avião para os Açores. Foi ver para crer como São Tomé ...

    ResponderEliminar
  2. Ouvi dizer que vai ser uma excelente oportunidade para se ver gambozinos anfíbios, ainda mais raros do que os terrestres. Mas levem barbatanas, que o bicho é veloz.

    ResponderEliminar
  3. Será que isto é mentira ? Francamente custa-me a crer. Mas o que é certo, é o meu amigo Bravo que vive lá para as bandas de Vila do Conde, ter ido lá,conforme me disse por correio eletronico. Como é doente pelo Desportivo de Alvalade, arrisca-se a ver o Pico por um canudo, como há 17 anos que só vê o título de campeão ao longe ...

    ResponderEliminar