domingo, 17 de fevereiro de 2019

NOTICIA TRISTE

FALECEU

CARLOS VIANA

O corpo irá  amanhã segunda feira, dia 18 para a igreja de São José, capela mortuária nova pelas 15 horas.
O funeral será na terça feira dia 19 pelas 15 horas, para o Complexo Funerário de Taveiro

Encontro de Gerações apresenta as mais
sentidas condolências a toda a Familia



24 comentários:

  1. Ai,meus amigos,nem sei como comentar... Nós saber, sabíamos mas quando há a confirmação a tristeza sobrepõe - se à realidade! Beijinhos para Olga e para todos os familiares.
    Para ti, Carlos um grande abraço de profunda saudade.

    ResponderEliminar
  2. Vianita, tanto que me ensinaste...
    Estás cá sempre connosco, rapaz!
    Abre aço, meu camarada!

    ResponderEliminar
  3. Desde anteontem, que sabia que a situação era grave. Muito grave. Mas nunca estamos preparados.Perdi um amigo. Um grande amigo. Estou desolado neste domingo e nesta passagem para a outra margem. Não consigo falar do Carlos Viana em duas ou três palavras de circunstância. O Viana merece-me muito mais que isso. Enfrentou todos os seus padecimentos com uma dignidade ímpar. Era um homem de afetos. E um homem que sempre acreditou nas suas convicções e nos dramas sociais. Um dia, apareceu-me no Samambaia com o regulamento de um concurso camarário da cidade para que eu concorresse ao prémio literário Miguel Torga. Ele achava que os meus modestos escritos tinham cabimento em tal concurso. Era a amizade dele por mim a falar mais alto. Por muitas razões, jamais esquecerei o meu amigo Carlos Viana. Estou de luto. Um luto azul da sua nascença nortenha. E o vermelho vivo como tom da contestação e da sociedade em que acreditava. O Bairro está mais pobre. E eu fiquei sem um amigo.
    Até sempre, Carlos Viana.
    Quito Pereira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpa lá, Quito. O Vianita não te pode responder mas comento eu: deixa-te de merdas e continua a deliciar-nos sempre com os teus textos.

      Eliminar
    2. Enquanto o EG existir, por aqui vou andar meu amigo Paulo. Porém hoje, este espaço é apenas do Carlos que me ocupa o pensamento e de episódios de grande confraternização. Na noite em que lá fomos cantar as "Janeiras" a sua casa se te lembras-te, deu-me um forte abraço a rir e disse-me: tinha a certeza que também vinhas !
      Percebes do meu desalento. Por aqui escreverei e ele sei que esteja onde estiver vai ler e vai dizer-me com a sinceridade que era sua imagem de marca: Óh pá gostei ...ou ... mas que rica bosta que tu escreveste !!!
      Abraço

      Eliminar
    3. Por isso mesmo. Não o desiludas nunca.

      Eliminar
  4. Na brincadeira dizíamos por vezes que "Carlos" era plural. Mas este nosso amigo Carlos sempre foi singular! Singular nos afectos, no humor, na coragem das suas convicções. Heroicamente singular na coragem como enfrentou os últimos tempos!
    Sentidas condolências para a Olga e restantes familiares .
    Carlos e Fernanda

    ResponderEliminar
  5. Descansa em paz, Carlos. Um beijinho solidário a toda a família, em especial à Olga.

    ResponderEliminar
  6. Para a Esposa, filhos e restante família,um abraço de sentidas condoliências

    ResponderEliminar
  7. Homem de convicções, sempre aberto porém a ouvir sem azedume as opiniões contrárias às suas.
    Esta a qualidade que mais admirei no seu carácter.
    Senhor de uma cultura invulgar que colocou ao serviço da Câmara de Coimbra deixando nela uma marca indelével ainda hoje reconhecida tanto pelos seus cor religiosa rios como por opositores políticos.
    Descansa em paz Carlos Viana.

    ResponderEliminar
  8. A noticia surpreendeu-me porque nao estava ao corrente da sua luta contra a doença! Era indiscutivelmente uma das figuras mais importantes do nosso Bairro e comentador assiduo do EG. Para a Esposa, filhos e restante Familia, envio as minhas sinceras condolências!Estamos todos de luto!!!

    ResponderEliminar
  9. Estamos mesmo tristes, o amigo Carlos Viana partiu...sempre com um carinho invulgar ,respeitador das convicções dos outros...Eu e a "minhota" como tratava a Ana,muito sentimentos a toda a família,bj Olga

    ResponderEliminar
  10. Neste momento, por muito que pense e queira, não consigo escrever nada! Não tenho palavras para expressar a dor que sinto. O Carlos Viana era: coerente, honesto, inteligente, verdadeiro, culto, com muito senso de humor e acima de tudo um grande amigo.
    Foi um lutador! Lutou sempre pelos seus ideais e por tudo em que verdadeiramente acreditava. Lutou com muita dignidade pela própria vida, contra uma doença que não perdoa nem aos grandes lutadores. Quem conhecia o Carlos Viana era seu amigo, mesmo que tivesse opiniões diferentes sobre vários assuntos.
    Sinto a sua falta e precisava da sua presença na minha vida por muitos mais anos.
    À Olga, Dora, Nuno e netos um grande abraço de solidariedade dos sempre amigos,
    Alfredo e Daisy
    Tu, Carlos meu grande amigo, descansa em paz.

    ResponderEliminar
  11. Que posso dizer eu sobre o Carlos? O que já foi dito...Sentia que tinha carinho por mim, discordávamos por vezes em algumas coisas, mas sempre com tanto respeito, o que vai sendo tão raro. Esta notícia deixou-me imensamente triste, Quero dar um abraço apertado à sua Família e aos seus Amigos. Até sempre, Carlos, onde quer que esse Sempre seja.

    ResponderEliminar
  12. Estou tão triste ...Já se foi o Finito e o Carlos Viana, que antes eu os confundia, Sem saber quem era quem. Até que um dia ambos tiraram uma fotos, juntos, e esclareceram a minha dúvida.
    LAMENTO profundamente. Descanse em paz é conforte a família e amigos.

    ResponderEliminar
  13. Com a devida vénia, partilho o comentário de Manuel Rocha no facebook
    Quando era pequeno e o calendário escolar permitia, gostava muito de esperar o meu pai à saída do Banco de Portugal, ali à Portagem. O Largo acolhia diversos bancos e era ponto de encontro (e de situação) dos bancários antes de rumar a casa.

    Foi por ali que conheci o Viana, sorridente e conversador, embaixador da "pronúncia do norte" antes dela ser assunto de cantiga. A conversa habitual era sindicalismo, antes de Abril de 1974, socialismo a seguir à Revolução, e as coisas boas da vida nos dias todos em que o conheci.

    O Viana fazia parte daqueles com quem - menino - aprendi que ser comunista só fazia sentido em atitude de felicidade, de recusa de qualquer crispação que não fosse a "de classe", de pertença aos seus amigos, de entrega à sua família (que partilha com ele o modo gentil), de presença constante nos lugares em que a luta é uma ferramenta de criação de mundo e das práticas de justiça que se lhe querem associadas. Só pode ser isso - essa característica tão amavelmente humanista do Viana - a tal "superioridade moral": a de ser igual aos demais excepto na valorização do pechisbeque da disputa humana pelo poder pessoal ou "cartelar", da imposição baseada na desigualdade (seja ela qual for), da vantagem obtida através da desvantagem de quem quer que seja.

    O Viana nunca deixou de ter um ar de miúdo, daqueles em que o volume do corpo parece não rimar com a ternura que na pessoa se percebe - no momento de a conhecer e sempre depois. O Viana "era uma máquina (um mago) de fazer amigos", dizia-me hoje o meu pai, na conversa em que, comigo cá longe, trouxemos o Viana para o inaugurado campo da sua saudade.

    São do Viana as palavras a seguir. Deixou-as ao Taborda, outro bancário dos encontros do Largo da Portagem à saída do trabalho. Servem-me tão bem:

    "Galileu Galilei ensinou-nos que os anos que temos não são os anos que já vivemos, mas aqueles que nos faltam viver.
    E esse, o tempo que temos para viver, é um mistério.
    Por seguro, só temos o tempo daqueles a quem já se acabou o tempo.
    Mas qual tempo?
    Conhecemos o tempo que findou, não o tempo depois desse.
    Porque esse, sim, é o grande mistério.
    Um dia, mais dia menos dia, se esclarecerá o mistério...
    Aguardo serenamente, sei que reencontrarei quem de Galileu saiba mais do que eu.
    Até sempre, meu querido camarada".

    ResponderEliminar
  14. Uma triste notícia mais um "nenino" do nosso Bairro que partiu, descanse em paz. Sentidas condolências a Famikia

    ResponderEliminar
  15. sentidas condolências para a Olga e família.
    Afonso Costa e Julieta Costa

    ResponderEliminar
  16. O Céu está cheio de estrelas e agora mais uma brilhará !!! Sentia a falta da escrita do Carlos quando ele piorava ,agora resta-me ir aos arquivos para sentir a sua sempre alegre e amável presença. Abraço os seus filhos , netos e Olga sua amada eminha querida amiga. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  17. É sempre com muita tristeza que faço a publicação das postagens “noticia triste”
    E porque publicadas no blogue e partilhadas no facebook o são porque dizem respeito a amigos/as que durante 5 anos nos acompanharam nos eventos “Encontro de Gerações”, que deu a conhecer novas amizades e a reforçar outras.
    No caso do Carlos Viana foi, no meu caso, uma das que se reforçaram.
    Uma amizade fortalecida com o andar dos tempos, pois a sua maneira de ser era a de um amigo sincero, cioso das sus convicções, mas respeitando as dos amigos.
    Era realmente especial e a prova disso são os inúmeros testemunhos de amizade e profunda dor aqui deixados, bem como as que se verificam nas diversas redes sociais.
    Um abraço de sentidos pêsames à Olga, seus filhos e netos.
    Descansa em PAZ.

    ResponderEliminar
  18. Lamento profundamente. Um abraço de sentidos pêsames à Olga e aos seus filhos

    ResponderEliminar
  19. Mais um amigo do nosso Bairro que parte, é muito triste vê-los partir mas infelizmente a vida é assim.
    Para a minha querida Olga e seus filhos as minhas sinceras condolências-
    Que descanses em Paz.

    ResponderEliminar