terça-feira, 28 de novembro de 2023

NOTÍCIA TRISTE

 FALECEU DONA EMA Rosado                                                                            


 94 anos

Seus filhos João António (TONITO)  e Ângelo(ANGELITO) e demais família 

participam o falecimento de sua mãe EMA

O corpo encontra-se em camara ardente na Igreja

de São José( capela da Torre)

Amanhã dia 29-11 será será rezada missa pelas 14H30

seguindo funeral para o Complexo Funerário Municipal em Taveiro

"Encontro de Gerações apresenta a toda a família

sentidos pêsames

Dona Ema pertencia à história do nosso Bairro Marechal Carmona/Norton de Matos

com a sua venda-Taberna junto ao talho e Tabacaria Celeste                                          Quem não se lembra  ( gerações mais antigas) do coelho que andava pelo passeio...

PARA RELEMBRAR...

O BAIRRO COMERCIAL desde a década de 50...                                                                         (sujeito a contributos/rectificações…) 


    Actualmente e em configuração “física”, poucas mudanças! Muitos de nós  nos lembramos dos primeiros comerciantes desta zona comercial do Bairro: - mercearia do senhor ALÍPIO – mais tarde deu lugar à mercearia do senhor NUNES- seria o local muito mais tarde  da FARMÁCIA SILVA SOARES –hoje na Praça Infante D. Henrique - talho do senhor AIRES E DONA ALICE--mais tarde passou a ser o TALHO RAINHA SANTA do “Zé do talho” - lugar/venda de(?), mãe de Maria Augusta e Elizabeth e ainda um irmão(?), depois passou para lugar/taberna da DONA EMA   - tabacaria/papelaria do senhor LAMAS,   -TABACARIA CELESTE da DONA ROSA e senhor FERREIRA que se mudou para este local vinda do vão das escadas do prédio onde morava o senhor Graciano de Oliveira, senhor Carramona/Dona Natividade e do senhor Lopes das Finanças, hoje pertença da Pastelaria Vasco da Gama A Tabacaria Celeste anos mais tarde passou a ser do senhor CÂNDIDO, mais tarde novo proprietário -  BRUNO da Pampilhosa, depois novo proprietário - CARLOS E TELMA e actualmente chama-se RISCOS E RABISCOS do BRUNO GOMES, que ocupa o espaço que era da taberna da Dona EMA - loja DONA CÂNDIDA com Drogaria –  que talvez depois quando fechou foi anexada(?) pelo CAFÉ CARAVELA DO SENHOR SILVA já existente - que uns anos mai


4 comentários:

  1. Lembro-me muito bem desses estabelecimentos!

    ResponderEliminar
  2. Como me lembro do espaço da D. Ema... Faz parte do meu imaginário de criança do nosso Bairro Marechal Carmona (pós Abril, Norton de Matos). Que a casa da Eternidade lhe possa dar o merecido descanso. saudação solidária aos filhos.

    ResponderEliminar
  3. E mais 19 mensagens na extensão(partilha) no Encontro de Gerações no facebook de Fernando de Oliveira Rafael

    ResponderEliminar
  4. Os meus sinceros pesames a toda a familia mesmo se nao era residente do bairro fui algumas vezes a mercearia e fui sempre recebida com um sorriso.
    Paz a sua alma.

    ResponderEliminar