segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Simplesmente

Shalak e o seu gatinho preferido.

A diferença de perspectiva.

17 comentários:

  1. Interessante, muita cor e arte.A diferência de perspectiva é bem evidente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rafael.

      Este artista que já aqui apresentei há tempos, como podemos recordar clicando aqui , tem uma capacidade inabitual que basta estas duas postagens para vermos a sua versatilidade. Na primeira postagem pode-se observar duas caras com técnicas absolutamente diferentes e nesta a diferença de perspectiva é extraordinária.
      Da última vez que lá passei em frente já estava em estudo outro mural dele para o mesmo local.

      Eliminar
  2. Já nem sei que dizer perante tanta imaginação e arte!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São obras extraordinárias, Celeste Maria e estas gentes dão muito valôr a tudo que seja arte. Dão muito valor à capacidade criativa, por muito simples que seja.

      Eliminar
  3. Gosto das cores! O género não é dos que mais gosto, mas isso não tira, de maneira nenhuma, o valor da obra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É natural, nem sempre é o nosso estilo. Deste gostei e reconheço que é um grande muralista mas não quer dizer que adore tudo o que ele faz, mesmo que técnicamente nesses casos não o possa condenar.

      Eliminar
  4. Interessante. Gosto do painel e da criatividade ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muita côr que joga muito bem e com linhas bem definidas, Quito. Muito expressivo e com o gatinho que é práticamnete o seu emblema. Uma excelente projecção para os diferentes ângulos de onde quer que uma pessoa veja.

      Eliminar
  5. Criei esta postagem no sábado e por coincidência vi ontem um excelente mural em Coimbra que saíu no Diário de Coimbra, sob o nome de "Insomnia" de João Maurício. O Diário de Coimbra lamentava de uma certa maneira o local escolhido para tal obra de arte e sem dúvidas que tem mais do que razão. Por baixo de um viaduto aonde quase ninguém passa e provávelmente nem tem luz para à noite. Tudo me leva a crer que um trabalho desses teve que ser autorizado pela cãmara que incompreensívelmente não propôs outro lugar para o mural. É um mural que pago não sai barato e com tantos locais em Coimbra para exposição de bons murais como o lado em betão do futuro Centro de Congressos, Terreiro da Erva e muitos mais por toda a cidade. Até nas paredes pretas da Universidade que sobressaiem nas fotos que se tiram, ficava muito melhor e poderia ser observado de muitos ângulos, além que as paredes ficavam com outra apresentação para turista ver.

    Esperemos que no futuro a cãmara seja alertada para o valor deste tipo de arte e a sua interligação com a vida social das cidades.

    Lisboa e Porto têm bons murais mas que se podem admirar pois estão em locais de passagem e iluminados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também vi a notícia no DC e pensei o mesmo que tu. Tenciono ir até ao local para apreciar a obra que, pela foto, me parece muito interessante.
      Também lamento que esteja num local escondido. Julgo que o artista fez pouco para conseguir apoio da Câmara. Tanto quanto percebi, limitou-se a mandar um mail e ficou contente com a resposta de que o mesmo "foi encaminhado" para o sector devido.
      O Centro de Congressos ( o "mamarracho" do Paulo Moura ... ) poderia muito bem receber um grande painel para disfarçar a aridez do paredão externo. Já o tinha referido por aqui.
      Gosto de te ver activo, firme e rijo! Um abraço.

      Eliminar
    2. Só lá não fui...porque aterrei com gripe! Mas irei

      Eliminar
    3. Vamos lá a meter os pés em água quente e comer uma canjinha como dizia o antigo ministro da saúde do Quebec e hoje primeiro ministro. As receitas da sua avózinha, nunca fizeram mal a ninguém. Boas melhoras.

      Eliminar
  6. Mais um excelente mural.
    Muita criatividade, cor e luz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvidas que Shalak é um muralista de renome internacional e bastante versátil. Ele é tão bom que já vi um ou outro mural que não me atraíram tanto, pois uma pessoa habitua-se a exigir dele a excelência.

      Eliminar
  7. Estou de acordo com o teu comentário, Carlos Viana. Só que penso que a cãmara deveria ter alguém para assuntos desse género que devia ter logo decidido o melhor local. Aliás, nesse e noutros campos. Coimbra é uma cidade europeia que deve ter muitas fachadas e locais parecidas com os/as de outros países europeus. Já não falo de Lisboa e Porto. Fazer turismo em Portugal, é o momento ideal à custa dos baixos preços aí praticados. Ora, se tivessem um especialista em reconhecimento dessas fachadas e locais análogos aos de outros países para depois, aproveitando o baixo custo, contactarem produtores e realizadores a proporem essa oportunidade. Aqui, a cãmara de Montreal tem um especialista nesse campo e quando Hollywood ou outros precisam de um local parecido com o fim desejado, o tal especialista lá resolve o caso. Mais uma árvore, um falso muro ou passeio, etc. Se fôr um local europeu na Belgica, França, etc, ele vai ver no Velho Porto, uma autêntica pequena cidade com os exteriores que foram mantidos ao longo dos anos desde a época colonial e depois propõe. Eles fazem lá as filmagens e quando mostram parte das cidades, então mostram a verdadeira cidade belga, francesa, etc. Dá muito dinheiro e aos produtores fica-lhes muito mais barato. Se também precisarem de uma cidade americana, lá vai o mais parecido no local focado de perto e depois quando vimos, a cidade americana é plena de arranha céus e não tem nada a ver com Montreal. Assim, fazem muito dinheiro gastando relativamente pouco e a cãmara de Montreal vai buscar muito directamente e indirectamente. Esses artistas e acompanhntes não dormem nem comem em qualquer lado... além de gostarem de se divertirem.

    ResponderEliminar
  8. Ontem foi dia de eleições no Canada e estiveram abertas sessenta e cinco mil mesas de voto. Dez mil votaram mascarados de toda a forma incluindo niqabs e burkas, por causa de uma imigrante que exigiu jurar fidelidade ao Canada de niqab para obter a nacionalidade e para tal foi ganhando em todos os tribunais devido aos direitos humanos, mesmo no supremo pois o governo recorreu a todos e não ganhou. Jurou fidelidade antes das eleições para poder votar, só que aos jornalistas de inquérito metia certas dúvidas ter dinheiro para recorrer a todos os tribunais, pois para eles devia ter alguém por trás. Dois ou três dias antes do voto para as eleições, descobriram que tem ligações com um ramo armado considerado terrorista aí na Europa e por tanto, impedidos de entrar. A GRC já devia saber mas não pode falar. Só que assim com os jornalistas é uma pressão muito grande e se ela não tivesse criado todo este problema, talvez fôsse para sempre cidadã canadiana. Assim, com o tempo, não me admira que seja reenviada para onde veio.

    Quanto ao vencedor das eleições por maioria mais que absoluta, Justin Trudeau de quarenta e três anos e pai de três filhos nesta altura, já eu tinha previsto em 2013 quando o vi boxar como podem ver aqui, o que ainda fez à uma ou duas semanas. Hoje, quando foi tomar o metro, as pessoas não o largavem, pediindo-lhe para fazerem selfs. Fez fotos com todos. Um PM do Canada a tomar o metro...

    Bem, saíu um pianista e cantor, indo agora assumir o cargo de primeiro ministro do Canada um jovem boxista. E assim, pelos meios mais diferentes como as artes e o desporto, se aproximam das pessoas.

    ResponderEliminar