sexta-feira, 24 de junho de 2016

ENCONTRO COM A ARTE - - FOTOGRAFIA

APARTAMENTOS COM VISTA


Foto de Daisy Moreirinhas

15 comentários:

  1. Excelente foto. Ampliada e com todo esse verde é muito linda.
    Excelente trabalho em defesa das gaivotas. Lembrou-me o das andorinhas pretas junto ao rio St. Laurent. Valeu a pena esta foto.

    ResponderEliminar
  2. Chico, são cegonhas. O interessante é que antigamente, elas emigravam no inverno mas agora ficam cá o ano inteiro. Os casais são fieis um ao outro, durante toda a vida e há ninhos que têm o casal e dois filhotes. Nesta altura do ano, entre Aveiro e Estarreja, podemos contar mais de 50 ninhos.

    ResponderEliminar
  3. Uma foto da Daisy, vale por mil cegonhas...
    Beijinho.


    ResponderEliminar
  4. Obrigado Alfredo Moreirinhas mas estava convencido que tinha escrito cegonhas. Enfim, faz-se o que se pode ou ainda é efeito da anestesia de ontem..., só que não teve nada a ver com a cabeça. Talvez o clima em Portugal esteja mais quente ou essas aves estejam a tornarem-se mais sedentárias por vários motivos entre os quais, a paparoca. Pois são fieis, são... ainda não evoluíram. :) Obrigado pelo teu cuidado.

    Vou-te contar uma passada comigo. Hoje foi feriado pois é o dia do Quebec. Quando é assim a Joana fica com o carro e eu levo o passe dela pois não tenho que andar à procura de estacionamento no centro. Entrei na paragem aqui próxima e quando ia a saír do autocarro em frente a uma estação de metro, fomos acolhidos por seis polícias com duas máquinas do tipo das do visa nos balcões. Pediram-nos o passe ou o bilhete, pelo que no meu caso dei-lhes o passe da filha e passaram-no na máquina. Viram que o tinha utilizado no autocarro, agradeceram-me e desejaram-me um bom dia. Se não o tivesse utilizado, era uma multa pesadíssima.
    É derivado a esta actuação que as pessoas são respeitosas.

    ResponderEliminar
  5. Obrigado Daisy( mais uma vez), pois já nos encontrámos no GOOGLE e foi daí que vi a foto e claro caíu como sopa no mel!
    Linda, linda esta foto que me deste!
    Mas esta espécie de blogue de"LUXO" bem a merece!
    E tu Chico tem cuidado com os policias dos autocarros. O passe é da tua filha...não é teu!
    O que tu contas vou tomar nota: Será que por aqui é o mesmo?
    O meu passe tem foto é mensal e com número intrminável de viagens durante o mês para que foi revalidado.
    Atão vai daí e empresto o passe por exemplo à Celeste Maria.Vai no 24 à Baixa.Valida na maquineta a viaja. Vem o fiscal, pede-lhe o título de transporte e srá que lhe diz: este passe não é da senhora.Está a utilizá-lo indevidamente e por isso vai ser multada. È do meu marido-o Castelão...
    Isto não pode acontecer , pois não?
    Tenho que me informar bem...
    Mas o engraçado é que este meu pase também pode ser simultâneamente com viagens avulsas...que funcionam se eu me esquecer de revalidar o passe mensal(que para a 3ª idade é muito mais barato(17,50€)
    Porque será que tem que ter a minha foto?
    O da tua ilha têm a foto dela?
    Olha a carrada de Bróculos que te arranjei para resolveres aí do Canadá!
    Isto só eu!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo uma polícia especial dos transportes públicos de Montreal, podem prender Rafael. Depois entregam o prisioneiro à polícia municipal. Vestem-se como a polícia municipal só que o crachá é diferente. Até neste momento de luta sindical, andam também com calças que não são da farda, assim como os bombeiros mas esses têm outra farda.
      Eu posso andar com o passe da Joana assim como qualquer outra pessoa, porque é um passe normal sem foto. Pode-se andar com ele em toda a ilha de Montreal que tem mais ou menos uns doze kms de no sentido norte/sul e uns noventa no sendito este/oeste. É válido para os autocarros, metro e comboio. O passe é dela, pagou-o, pode fazer o que quizer e a sua utilização é ilimitada. Não tem foto mas eles viram logo pelo nome que não era meu pois Joana em francês escreve-se Joanna.
      Eu tenho direito a um passe OPUS para a idade de oiro nas mesmas condições e mais barato, o que é um previlégio e por isso tem foto. Compro o que chamamos uma carta OPUS com foto que tem o mesmo visual do passe mas aonde se carregam o número de bilhetes que se querem. Também são válidos para os três sistemas de transporte indicados acima.
      Como só quando vou para o centro é que não uso o carro pois habituado à bicicleta não gosto de andar lá às volta à procura de um estacionamento, compensa-me mais a compra dos bilhetes com a carta OPUS. Se comprar dez bilhetes, fica-me a €1.10 cada bilhete. Esta carta OPUS se fôr perdida ou roubada, comunicamos e é logo desactivada. Podemos obter outra e ir buscar o saldo que lá ficou.
      Se o passe dá para toda a ilha as vezes que se quiser e como quiser, já a carta que corresponde ao número de bilhetes individuais com que a carregamos, permite a cada vez de utilizar um dos bilhetes que foi carregado no interior da carta durante duas horas, desde que não seja no sentido inverso mas há truques. Supomos que para ir à baixa tomei o autocarro cinquenta e em seguido o metro. Demoro uma meia hora a chegar ao destino pelo que ainda tenho uma hora e meia. Vou tratar do que quero e perdi mais uma hora, pelo que ainda tenho meia hora. Para voltar a casa tomo o autocarro sessenta e seis que vem quase até à porta. Como não foi o a mesma linha do primeiro autocarro, o sistema não detecta. Podemos fazer todas as mudanças que quisermos dentro das duas horas só com um bilhete. Raramente isto acontece comigo pois fico muito tempo na biblioteca mas há pessoas que vão tratar de um assunto e utilizam este meio. É prático.
      Quanto à utilização do seu passe pela Celeste Maria, não podia acontecer porque o seu é da idade de oiro. Mas se fôsse o passe normal de qualquer outra pessoa, familiares, vizinhos, conhecidos de há pouco tempo, etc, o Rafael podia-o utilizar e os polícias não podiam dizer nada mesmo a diferença de idade como aconteceu comigo, o que é outra juventude. Poderia utilizar o autocarro, o trolley e o comboio que vai da Estação Nova à Velha porque ainda estava dentro de Coimbra. No futuro, o metro de superfície dentro da cidade. Até lá, bota cansada que faz muito bem à saúde. :)


      Já que Daisy nos alertou ontem para as aves, aqui fica uma. A floresta urbana de Montreal com milhões de árvores tem muita passarada. No lado de trás de onde habito há uma centenária e mais que atrai os passaritos, escquilos, etc. Só que ter um pica-pau que começa a labuta às quatro da manhã a bicar a crosta da árvore não nos deixando dormir é muito chato mas ter quatro como agora... Não digo palavrões!

      Eliminar
    2. ..pois mas a Celeste também está na idade do OIRO!
      É o que digo. Só pode haver problema se aparecer um fiscal e a foto não condiz a coisa com a perdigota!
      Ouviste Vianita?

      Eliminar
  6. "Porque será que tem que ter a minha foto?" Oh Santa ingenuidade...digo eu!
    Querias pôr a família toda e mais os vizinhos e ainda mais um amigos chegados que tens lá para a baixinha, a viajar por 17,50/Mês ?
    Que grande lata eheheheheheheh...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. péra aí!
      Eu só queria acomparar com o passe da Joana que dá para o pai.
      Mas é claro que para mim nada custa passar o carão da maquineta do BUS. o Perigo só está no fiscal. Ou não?
      A maquineta não reconhece a "fronha" do utente, pois não?

      Eliminar
  7. A sensibilidade de mais uma bela foto. Parabéns, Daisy ....

    ResponderEliminar
  8. Admiro é a capacidade das cegonhas para fazerem aqueles suportes dos ninhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já vi. Têm uma equipa de cegonhas que fazem o pilar em betão. Quando o pilar está pronto, vem umas quatro ou cinco cegonhas que colocam a estrutura metálica, que soldam ali mesmo no local. Por fim, entregam a escritura ao casal que lá irá morar e que, de imediato, inicia a construção do ninho com ramos e algum barro.

      Eliminar
  9. Pois, Daisy, deixa-os a desconversar.
    A foto está espetacular!

    ResponderEliminar