domingo, 26 de junho de 2016

Vi-te nascer

E tornaste-te num belo mural.
Um trabalho de Five8(CAN).

Foi no entanto uma parede com um mural em tecido assinado por todo um povo que mais alegria me deu, depois de tanto sofrer.

Foram momentos felizes em que revivi o passado e a esperança voltou.

19 comentários:

  1. Um belíssimo mural! E a bandeira de Portugal daquele tamanho, deve ter sido roubada do Consulado!...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bom, Alfredo Moreirinhas. Quando o começaram a preparar nunca pensei que saísse tão bem.
      Quanto à bandeira de certeza que não foi roubada mas se fosse, jamais no consulado. Eles não têm dinheiro para uma bandeira daquelas. Estou crente que aqui quase todos os portugueses têm uma bandeira. A minha é pequenina.
      Para que estejas informado, agora quem anda com o passe e o carro sou eu. A Joana que não gosta de utilizar o carro, foi de férias.

      Eliminar
  2. Uma sequência de imagens que traduz bem o teu estado de positivismo.
    Assim mesmo é que é.
    Grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temos que ser positivistas, Carlos Viana. A vida continua e para tal é preciso que a ajudemos. Por isso é que continuo a postar nos blogues. Jamais nos deixaremos vencer, se bem que esteja consciente da limitação no tempo. Só que até ao lavar dos cestos, é vendima.
      Um abraço.

      Eliminar
  3. Um nascer bonito, foi crescendo e quando atingiu a maioridade a perfeição é brilhante!
    Muito bonito!
    A bandeira de Portugal simboliza bem o amor a Portugal e no caso actual o apoio à selecção portuguesa.
    Hoje deu-me para ir saltando de canal de TV para ouvir o que os diversos comentários dos "doutores" em futebol!
    Fiquei "estarrecido" com tanta sabedoria e maldicência sobre a selecção no que respeita a jogadores, treinador e directores!
    Quase sem excepção dizem que é uma vergonha o que jogam.
    O selecionador não sabe às quantas anda. Não sabe qual o sistema de jogo. 4-4-3 ou 4-5-2 ou 5-5-1.Dizem quem deve jogar e quem não deve jogar. o homem é conservador, estão apurados sem saber ler e escrever, etc,etc...
    E muito mais, mas que não cabe aqui pormenorizar aqui.
    Vamos lá ver como se portam contra a Polónia. Espero que joguem menos bem...mas que ganhem.
    São jogos de morrer ou viver.
    Bem diz o selecionador hoje: estou aqui para ganhar e não para jogar bonito!
    Mas que as bandeiras como essa que mostras seja bom sinal.
    Já chega de paleio futebolista, que se sobrepões a outras noticias mais preocupantes como seja a saída da Inglaterra da UE.
    Porque ouvi as últimas notícias sobre as eleições em Espanha, devo dizer que os principais perdedores foram as sondagens à boca das urnas! Mas isso tu lês nos jornais ou ouves os noticiários.
    Boa noite e até mais logo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 1/3
      Rafael, um comentário desses dá pano para mangas e vou ter que ser curto.
      De facto o mural é muito lindo, nunca esperei. O reflexo da luz do neon no lado direito da face e do cabelo, é fora de série.
      Não sei como é aí mas aqui verem-se bandeiras das mais diversas diásporas nas varandas e nos carros, é normal em época de campeonatos.
      Se ganharem a jogar mal, fico muito contente. Se perderem a jogar bem ou mal, fico triste mas é desporto. Fomos felizes no último jogo porque os outros jogaram mais mas o futebol é assim mesmo, quer seja a nosso favor ou contra nós. O que conta são os golos. Seja para que lado fôr, temos que ser objectivos.
      Aqui também houve um que estava a dizer em inglês que há equipas que ganharam jogos e agora vão ter que se defrontar, enquanto outros que só empataram podem continuar na mesma nos tempos regulamentares e virem a ser finalistas. Como conheço o valor da equipa do Canada, disse-lhe logo em francês para o aborrecer que ainda gostava de ver o Canada a jogar contra Portugal. Calou-se e passado pouco tempo foi-se embora. Como aí é entre portugueses, todo o mundo vai falar. Se ganharmos à Polónia, fantástico. Se perdermos, já conhecemos a cantilena. Lá vai o treinador num acto heroico de abnegação, demitir-se.

      Quanto à Europa, se bem que o projecto seja muito lindo e com um fundo excelente, não me admira o que se está a passar porque foi mal estruturada de base.
      Tenhamos como exemplo o Canada. É constituído essencialmente por províncias se bem que também tenha territórios. As províncias são como os estados aí pois têm governo próprio, fronteiras, tribunais e um representante mas tudo dependende do governo federal. Aí tudo dizia depender de Bruxelas mas quem dá as ordens ou é a Merkel, Hollande, etc. Os políticos dos diversos países entendem-se com Merkel, Hollande, etc mas o povo, de acordo com as diferentes situações, sente-se ferido, mesmo traído. Nunca ninguém gostou que o seu país esteja sujeito a outro. Todos deveriam estar sujeitos a um governo federal.

      Eliminar
    2. 2/3
      Certos responsáveis governavam na verdade a Europa através de Bruxelas. Basta olhar para a privatização da EDP, acordo de pescas, e outros casos.
      O caso da EDP é crasso. Que impusessem a venda da água e electricidade entre países europeus visto que a Europa deveria ser toda uma, até ajudava à integração e unidade. Mas perimitirem que fosse vendida a estranhos como os chineses, não tem base nenhuma. O Federal canadiano sempre que seja águas, electricidade, comunicações que não quer dizer correios porque estão ultrapassados, transportes como uma companhia de caminhos de ferro que concorre com as outras, não abdica. Se os americanos e russos são senhores de um imperialismo geral mas baseado profundamente no militar, os chineses são imperialista profundamente económicos.
      Têm uma classe rica como poucos países se excluirmos certos países árabes, uma classe média que tomáramos ter, uma pobre como em todo o lado e uma muito grande miserável que nem nós ambicionamos ter. Sem olharmos pelos nossos como fazem os chineses, é fácil governar na casa dos outros.
      Quando os árabes começaram a migrar houve países europeus que foram abandonados logo de início. A Europa não ligou nenhuma à Itália nem à Grécia. Incapacidade total do governo federal por causa da pressão dos países. Ora o Governo Federal devia ter podido tomar decisões suas sem estar sujeito a nenhum outro país.
      Unidos mas cada país com as suas tropas porque os generais e almirantes poderiam não gostar. Não são tropas federais e nem as pessoas iriam gostar que os seus filhos fossem mandados para o estrangeiro sem consetimento dos seus governantes. Isto é unidade? No Canada as províncias (estados), não têm nada a dizer. É uma responsabilidade federal.
      Os políticos nem que percam um assunto que defendam contra a dita União Europeia, têm que dizer ao povo que compreendem a situação mas o povo compreende? – Duvido. O povo pode-se calar no momento mas fica a pensar e mesmo que seja tarde vê no que caíu. Pode-se brincar com tudo menos com o cérebro de uma pessoa.
      Que tenha servido de lição e que na vez de imposições de países a países mesmo por intermédio de um governo dito federal, haja diálogos e compreensão entre o federal e os países dentro da União.

      Eliminar
    3. 3/3
      A prova máxima é que se eu fosse aí, encontrar-me-ia com portugueses, irlandeses, alemães, escoceses, espanhois, ingleses, franceses e europeus...? Quando é que os encontrava? Devem ser bichos raros. Aqui encontram-se canadianos. Cada país com a sua identidade histórica que não quer perder e seus valores mas... e o valor europeu? Aonde está ele? Aqui mesmo no Quebec que há um certo desejo de separatismo e por isso certos se dizem Quebecois mas a grande maioria diz logo ser canadiano francês. Há uma diferença mas eles são canadianos como no resto do Canada. Há diferença mas o Quebec e o Canada se os quisermos expôr separadamente, têm uma economia muito semelhante. Neste momento o Quebec até está ligeiramente mais forte mas amanhã inverte-se pois os dois precisam um do outro. Aí o que se passa? – Não me digam que a Grécia e Portugal têm uma economia idêntica à da Alemanha ou França. Aliás, ninguém vai dizer isso. É um facto que não tiveram capacidade para encontrar o nível europeu mas também a Europa que tantas imposições faz através de representantes de certos países, deixou-os andar até caírem. Só que se tivesse imposto antes dos factos consumados, o povo português ou grego também não aceitaria. Era uma intromissão dos governantes de outros países e não do governo federal. Unidade dita europeia!!!! nenhuma. No momento da mondialização que poderia levar à igualdade dos países desenvolvidos com os países pobres mas tão mal explicada e tratada pois têm executado erros crassos inadmissíveis, o conceito de país é a maior defesa para o cidadão comum. Lógico.
      Enquanto os países quiseram manter os seus poderes e uns tantos decidirem da sorte do outros sem que tal seja revisto, o Governo Federal Europeu jamais terá força para resolver os verdadeiros assuntos. É o descrédito mantido no segredo dos Deuses. Para mais o povo sabe bem que muitas decisões tomadas em Bruxelas vêm de burocratas não eleitos. Não de um governos federal absolutamente eleito.
      É muito bom para estabilizar pequenos problemas como a justiça, a educação mas quando os problemas são mais complexos, lá vêm os países que mandam além dos burocratas não eleitos mas a quem dão um relevo que na vida democrática não têm.
      Por outro lado esta votação foi criada por um aproveitamento político pois quando David Cameron prometeu consultar o país, pensava que ia ganhar a votação. Ele fê-lo só para ganhar as eleições com maioria mas já se demitiu. Boa lição para ele e talvez para outros.
      Outro facto que se observa é que esta votação foi uma luta entre as cidades e a agricultura. A família real não tinha nada que se pronunciar, o que fez mas como o silêncio é a aprovação e eles são os maiores senhores feudais do país, está-se a ver como os agricultores interpretaram. Presos por terem cão, presos por não terem.

      E já que isto começou com desporto, porque não acabar com desporto. Aqui a província (estado) de Vancouver não joga futebol contra a província (estado) de Alberta nem a província (estado) de Ontario contra a província (estado) do Quebec.
      Mas nós, para bem da (Des)Unidade Europeia vamos torcer por Portugal no jogo contra a Polónia, esta bem? Ai os filhos da ...
      Isto é que é uma mentalidade unificadora... !!!!

      É possível que haja quem pense que não se compreende a situação europeia mas bem visto, o fundo está aqui.

      Não sei se o Rafael pensa assim mas não estou a atacar nenhuma pessoa. Tento ser objectivo perante factos.

      Um abraço.

      Eliminar
    4. Estive a rever o que escrevi e noto que aonde eu digo que se fôr à Europa não encontro europeus, não me refiro a pessoas da nossa idade. Há muitos jovens que nunca conheceram o escudo e não lhe sentem a falta. A única questão que se põe é se desejamos uma Europa Unida ou então uma Europa a contratos a vuslso,sujeitos à vontade do país com quem directamente ou indirectamente assinamos esses contratos.

      Já agora aproveito para emendar o que disse quando me refiro à família real: não devia ter escrito feudais mas sim latifundários.

      Eliminar
    5. Li tudo o que escreveste com muita atenção e devo dizer que me revejo no que escreves quanto ao que se passa na UE, agora com mis actualidade com a saída da Inglaterra.
      Sem dúvida que a Cameron saíu "o tiro pela culatra".E o responsável pela saída da Inglaterra da UE.
      Mas estou convencido que até se tornar realidade "muita água vais correr debaixo da ponte!
      Mas isto dá muito pano para mangas, como dizes, e o melhor é passar à frente...Que se entendam e logo veremos como reagir a cada momento!
      Quanto às bandeiras nas janelas só em 2004 foi Scolari com o seu carisma que conseguiu uma gigantesca mobilização! E também porque o EURO foi cá em Portugal.
      Podemos chegar à final dado a forma como os paises foram agrupados e pricipalmente porque ficámos no 3º lugar...!!!
      A grande surpresa está a ser a Islândia que deu ordem de saída do EURO à Inglaterra!
      Interessante que a Islandia tem uma população que ronda os 350 mil habitantes!
      Agora vai jogar com a França. Será que continuam a surpreender?
      A Espanha também já recolheu à base
      E já agora aí para os teus lados, o MESSI acaba de perder a 4ª Final da Copa América e a comunicar que não joga mais pela selecção da Argentina!
      Fico por aqui...
      Boa noite
      Abraço

      Eliminar
    6. Quanto à Inglaterra nunca se sabe como acaba, pois neste momento até o Cameron já disse que só vão ter novo primeiro ministro em Outubro. Está muito bem pensado. Até lá muito pode acontecer pois a Inglaterra está a escorregar em grande. Económicamente não lhe está a correr a vida bem. A Terra-Nova, província canadiana, era inglesa mas os desgraçados passavam muito mal. O Canada esteve pronto a recebê-los e a Inglaterra até queria ver-se livre deles pois eram um peso social. Eram muito pobres e estes não viam com bons olhos essa situação aqui mesmo ao lado. Como no primeiro escrutínio quiseram continuar ingleses, os ingleses arranjaram outro excrutínio passado um mês e ficaram canadianos. O Canada que os tinha recebido é que acabou por pagar a dívida deles, pois os ingleses esqueceram-se... :)
      Dá-nos a impressão que certos responsáveis europeus estão a pressionar a inglaterra para saír o mais rápidamente possível mas já tiveram a resposta, porque estão com medo com o que lhes possa acontecer dentro dos seus próprios países, o que não seria bom para Portugal.
      Mas nada de alarmes, isto ainda vai ser giro. Vamos ouvir tanta coisa, vai ser uma distracção e os colunistas a ganharem, são pagos à palavra.
      O Cameron recebeu mesmo o tiro pela culatra pois numa reunião internacional há dois meses, disse aos seus congéneros que já estava ganho. :)
      Os islandeses foram muito simpáticos ao darem um brexit aos ingleses, pois parece que eles adoram. São poucos lá na terra deles mas têm muita vontade.
      Quanto ao Messi, está como a Inglaterra. Ainda vai haver muito jornal escrito e provávelmente lá voltará no próximo campeonato do mundo. Isto são todos bons rapazes.
      Durma descansado.
      Um abraço.

      Eliminar
  4. Bela postagem e mural, a respirar de positivismo. Aos tropeções, mas com grande dignidade, a equipa das quinas já está nos quartos de final. Derrotou a Croácia num jogo sofrido perante um adversário que globalmente tem equipa superior à nacional. Mas jogámos com bravura e tenho esperança que não é com polacos que voltamos para casa, pese a "vontade" de muitos comentadores desportivos em que a seleção falhe para começar a lavagem de roupa suja. De facto, este país por vezes é enfadonho ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Contente de te ver por aqui.
      Se bem que este mural não nos transmita nenhuma mensagem a não ser a belesa e a capacidade artística, este mural encheu-me, Quito.
      Quanto ao futebol, até parece que estás admirado. Sempre fomos assim...Se não temos, porque não temos. Se temos, estragamos. É certo que a Polónia pode fazer o mesmo que fizemos à Croácia mas isso é próprio do futebol.
      Vamos ser positivos, vamos ganhar.

      Eliminar
  5. Ainda aqui volto para uma curiosidade sobre o Europeu:
    Em 2004 o primeiro jogo que fizemos com a Grécia, PERDEMOS.
    Depois fomos à FINAL com eles e lá se foi o título de Campeão Europeu
    Este ano em França: foi melhor, empatámos com a Irlanda e pelo andar da carrugem a Final pode muito bem ser um
    PORTUGAL /ISLÂNDIA!
    Se assim for vamos-nos vingar da maldade que a Grécia nos fez em 2004, ganhamos à Islândia e finalmente Campeões Europeus!
    Fácil não é?

    ResponderEliminar
  6. Ai não?
    Então é ler o espirito destes Islandeses:

    «Agora nada nos pode parar» - Hallgrimsson
    22:51 - 27-06-2016
    A- A A+
    Heimir Hallgrimsson, treinador-adjunto da seleção da Islândia, considera que, depois de eliminada a poderosa Inglaterra, nada deve tirar o sono à equipa-sensação do Euro-2016. É caso para dizer, que venha a França.

    «Estava mais descontraído neste jogo do que contra a Áustria. Se alguém me tivesse dito há alguns anos que iria assistir a isto, não teria acreditado... Agora nada nos pode parar, não há obstáculo demasiado grande para estes jogadores», afirmou.

    ResponderEliminar