domingo, 4 de setembro de 2016

O saudoso Abílio em 1961, numa foto do grupo «Os Tigres»

«Os Tigres» no Café Nicola, em 4 de Fevereiro de 1961.
Foto e texto do blog Penedo d@ Saudade.


"De 1960 a 1962 foi a era dos Tigres. Com Abílio Soares no contrabaixo e Zé Carlos Nascimento Costa na bateria, tinham como pianista Amândio Cruz, como acordeonista António Oliveira Santos e, na guitarra eléctrica, o Frias, que tocava o Guitar Boogie como ninguém mais em Coimbra. Curiosamente, o Frias, que conheci agarrado à guitarra eléctrica, viria depois a abraçar a guitarra de Coimbra, ficando mais conhecido por Frias Gonçalves.
Na foto, os Tigres no Café Nicola em 4/2/1961. A partir da esquerda: Abílio Soares, Aroso (técnico de som), António Oliveira Santos, Amândio Cruz, Frias e Nascimento Costa."

"[Em] 1962/63, apareceram os Beatniks, conjunto que não terá durado mais do que um ano. Nele tocaram o Rui Ferraz ao piano, o Abílio Soares (ex-Tigres) no contrabaixo, o Maia de Carvalho na bateria e, na viola, nada mais nada menos do que o Rui Pato, mais conhecido por ter acompanhado Zeca Afonso durante largos anos mas que não deixou de fazer, também ele, uma perninha nos conjuntos de baile."

José Veloso
Blog «Penedo da Saudade»


8 comentários:

  1. Que excelente documento fotográfico!
    De todos sé reconheço o saudoso Abilio, pois de 1960 a 1980 estive deslocado em Cantanhede.
    Obrigado Paulo Moura pela captação desta foto.

    ResponderEliminar
  2. Boa,Paulo Moura! Excelente documento de um amigo, que partiu mas que permanecerá sempre na memória dos que com ele conviveram ...

    ResponderEliminar
  3. Que maravilha..... um documento de valor ... imenso

    ResponderEliminar
  4. Daisy Moreirinhas
    Foi cerca de 10 anos depois que conheci o querido Amigo. Embora a amizade tenha surgido só quase 40 anos depois, no Grande Encontro de Gerações e se tenha mantido, infelizmente por pouco tempo. Ficou-me a Zequinha.

    ResponderEliminar
  5. Excelente postagem! O Abílio no seu melhor! Adorei rever estas fotos e relembrar o nosso Abílio.

    ResponderEliminar
  6. Foi este o Abilio que conheci e de quem fui colega no D. João de Castro, e de quem me tornei amigo para sempre.
    Escapam-me as palavras para dizer o que sinto, sobrando-me apenas uma expressão:
    Que saudade, Abilio !

    ResponderEliminar
  7. E mais tarde tocou nos Beatnekcs (não sei se é assim que se escreve) onde ele tocava contrabaixo, eu guitarra eléctrica , o Rui Ferraz piano e o Maia de Carvalho bateria!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vocês são um poço de boas surpresas.
      Na mesma publicação aonde aparece a foto acima, referem isso:
      "Também por esta altura, 1962/63, apareceram os Beatniks, conjunto que não terá durado mais do que um ano. Nele tocaram o Rui Ferraz ao piano, o Abílio Soares (ex-Tigres) no contrabaixo, o Maia de Carvalho na bateria e, na viola, nada mais nada menos do que o Rui Pato , mais conhecido por ter acompanhado Zeca Afonso durante largos anos mas que não deixou de fazer, também ele, uma perninha nos conjuntos de baile."

      Eliminar