terça-feira, 27 de setembro de 2016

Semelhanças

Habitando a milhares de kilómetros desse torrão Natal, econtro por vezes semelhanças nas vivências destes dois países. Numa volta pelos parques da cidade, resolvi visitar o Parque Pelicano que para mim o nome estaria ligado à célebre ave que todos conhecemos muito bem, Pelicano. Porém, chegado ao local vi que o nome fazia alusão ao célebre barco de guerra francês do século XVII do mesmo nome. A história deste navio da época colonial diz-nos que fez face a três navios ingleses afundando um, pondo outro em fuga e aprisionou o terceiro, vindo dias depois a afundar-se junto à costa por causa dos danos sofridos e de uma tempestade. Esta história fez-me lembrar o acto heroico do comandante Carvalho Araújo bem conhecido no nosso bairro, se bem que em situações e épocas muito diferentes. Distantes na distância, distantes na época, distantes nos meios utilizados mas uma grande semelhança.

No referido parque notei que tinham lá colcocado um contentor marítimo com obras murais do já nosso conhecido Shalak, para distração dos nossos olhos.
Mas foi ao ver a utilização de ovelhas no corte e adubagem da relva que me veio à lembrança as ovelhas do Manuel Padeiro, em pleno Cavalo Selvagem. Sem dúvidas que a ecologia nome tão em voga nesta época, já se praticava em Coimbra há muitos anos.
Esta vaidosa é toda fotogénica.
Como temos tratado o nosso planeta...

9 comentários:

  1. Boa, muito boa postagem.
    Não só pelos textos mas também pelas excelentes fotos.
    Aí as ovelhas não estarão bem num cavalo selvagem...As ovelhas do Manel Padeiro aqui o pasto era mais verdejante,,,mas não tão variado como o aqui do nosso Bairro. Este tinha mais vitaminas!

    ResponderEliminar
  2. Quando o produto é bom, tudo sai bem Rafael. No nosso tempo as ovelhas eram muito bem tratadas pois engoliam muitos omega3 e probióticos. O Sêr Humano é que ainda não conhecia esses nomes...

    ResponderEliminar
  3. A arte imparável!
    A ideia de pôr as ovelhas a " trabalhar" em prol da comunidade é de louvar.
    Sim, bem sabia Manel Padeiro!

    ResponderEliminar
  4. É verdade, Celeste Maria. O que me admira é a forma simples como estas gentes resolvem os problemas. O parque é dos médios, portanto com muito espaço, não havia muros, puseram um contentor e pintaram-no em toda a volta. Uma excelente obra com animaizinhos pois há muitas árvores e mesmo longe chama a atenção. Têm o poder creativo para fazerem arte com produtos muito simples como até com pedras como se pode rever aqui e pouco dinheiro.
    O Manuel Padeiro por vários motivos, estou convencido que foi uma pessoa que só acabará quando a nossa geração desparecer.

    ResponderEliminar
  5. Boa postagem. Gostei da referência a Carvalho Araújo e há memória da rua do bairro e suas gentes de antanho. O texto está muito bom. Parabéns ...

    ResponderEliminar
  6. É verdade, Quito. O Parque do Pelicano tem muitas semelhanças com o nosso bairro pois até puseram lá um contentor a condizer com o local. Nós nem precisávamos disso: tinhamos a vista maravilhosa do Penedo da Saudade e suas habitações. É caso para refazermos a última frase: como temos tratado o nosso bairro...

    ResponderEliminar
  7. E não esqueçam que o pastor foi um grande treinador de futebol. No ano em que o FCP foi campeão nacional de juniores veio antes à Arregaça e levou 3-0 do Nacional

    ResponderEliminar
  8. Lembro-me muito bem de ter treinado o Juniores do Nacional. Dos resultados e jogos já não me lembro, se bem que tenha visto alguns. Também se coaduna com este parque porque tem vários campos para a prática de diversos desportos, entre os quais o do futebol europeu (soccer). Foi uma pessoa que não se esquece.

    ResponderEliminar