domingo, 19 de março de 2017

O RELÓGIO DO CUCO - TEXTO DE JOJO DE 2010 -REPOSIÇÃO


Com um grande abraço para o Jo-Jo !!
Nota. (em 2010 publicado por J. Leitão)


Tinha os meus 16 anos.
Pedi aos meus pais para ir a uma festa de amigos a seguir ao jantar...
Autorizaram-me sob a condição de não aparecer em casa depois da meia noite.
- Prometo! disse eu...
Mas as horas foram passando e as bebidas e o álcool a acumularem-se no estômago e no sangue, cada vez em maior quantidade. Pouco antes das 3 da manhã, bêbado que nem um cacho, despedi-me dos outros que estavam como eu, ou piores ainda, e fui para casa.
Mal entrei e fechei a porta, o relógio de cuco que tínhamos no hall disparou, o pássaro de madeira saiu da gaiola e cantou 3 vezes. Receoso que os meus pais tivessem acordado e se apercebessem das horas tão tardias, resolvi tentar imitar o relógio e fazer "cu-cu" mais 9 vezes.
Assim, para quem ouvisse o cuco, seria meia-noite! Fiquei orgulhoso de mim mesmo, por me ter ocorrido uma ideia tão brilhante e oportuna. Pelo silêncio da casa, a habilidade parecia ter surtido efeito.
Tinha evitado o sermão e missa cantada que o atraso me agoirava .
Na manhã seguinte, o meu pai perguntou-me a que horas tinha eu chegado.
Respondi-lhe:
- Devia ser mais ou menos meia-noite!
O ar do meu pai não denunciava qualquer desconfiança. Parecia que daquela vez eu tinha escapado! Graças à minha repentina imaginação... Então ele voltou-se para a minha mãe e disse-lhe calmamente:
- Precisamos de um relógio novo, ou de mandar reparar este... E prosseguiu, perante o meu olhar atento e progressivamente mais incrédulo: - Esta madrugada o nosso relógio fez "cu-cu" 3 vezes, depois, não percebo porquê, berrou um prolongado "meeeerda!".
Fez "cu-cu" mais 4 vezes e espirrou estrondosamente.
Voltou a cantar mais 3 vezes, gorgolejou duas pastosas gargalhadas e acabou por fazer "cu-cu" mais 2 vezes.
A seguir deve ter tropeçado no gato que miou assanhado, deitou abaixo a mesinha da entrada da sala, arrotou cavernosamente, vomitou na carpete e só depois é que recolheu à sua casinh
a
.

JoJo



4 comentários:

  1. Em amarelo não se consegue ler

    ResponderEliminar
  2. Texto com muito humor e bem contado. Passaram quase 7 anos e constata-se que o tempo corre a galope.
    Um abraço Jó - Jó

    ResponderEliminar
  3. A César o que é a César!!!Na ALSACIA nunca houve CUCOS!!!!E a grande especialidade da vizinha FLORESTA NEGRA!!!Quanto a CUCAS, so em ANGOLA!!!

    ResponderEliminar