quinta-feira, 25 de maio de 2017

RECANTOS DE COIMBRA - PELA BAIXINHA IV BECO DO FORNO-RUA DOS ESTEIREIROS-BECO DOS PRAZERES-LARGO DO ROMAL

          BECO DO FORNO- Este edificio (outrora armazéns Lousada(?)- é um restaurante...
                               A placa Beco do Forno
                       BECO DO FORNO - ao fundo as traseiras do Hotel Astória
  Este pequeno largo pertence ao Beco do Forno
         Ainda BECO DO FORNO
   BECO DO FORNO na saída para a Rua DO ADRO DE BAIXO
     Rua dos ESTEIREIROS

    Rua Adro de Cima à esquerda Igreja de São Bartolomeu e .à direita rua dos Prazeres.....
    ....que dá acesso ao LARGO DO ROMAL....
    ....LARGO DO ROMAL onde se realizam as Fogueiras dos Santos Populares

8 comentários:

  1. Tudo tão degradado e uma tristeza a

    ResponderEliminar
  2. Com todo o respeito, nem acho muito degradado. Nem me parece que o que está menos bem, não possa ser restaurado. Não me preocupa. O que me preocupa é a ideia peregrina de rasgar a Baixinha de Coimbra por uma avenida larga e modernaça. Um pontapé no passado e nas memórias. As ambições pessoais e eleitoralistas, a sobrepor-se à história de uma Coimbra de épocas que se perdem no Tempo ...

    ResponderEliminar
  3. també acho que o pior atentado que se faz é a destruição da baixixha e abertura da avenida central E depois dizem que Salazar destruiu a Alta!!!

    ResponderEliminar
  4. Até agora quando queria ver partes antigas da nossa terra que me tocassem, lá teria que ir ver certas zonas de Lisboa, Rafael. Hoje abro este blogue e mais uma vez dou-me com Coimbra!!! Fantástico.
    Eu aqui fazia isso em bicicleta pois queriam que eu andasse, o que era mais simples.

    Quanto ao rasgar da baixinha de Coimbra, é pena se lhe tira a identidade mas alguma coisa tem que ser feita pois visto por cima os prédios têm muito problemas. Muitos têm os telhados abatidos. Não é o que se vê por fora. O resto desses edifícios é uma questão de tempo. Pela experiência vivida aqui, para mim era deixar as fachadas como estão e no telhado a cerca de um metro para dentro começar a altear os edfícios. A verdade é esta: não se rasga a baixinha e estou de acordo se lhe tira a identidade mas também não se sobem os prédios tornando-os rentáveis mesmo que interiormente tivesse que haver modificações e o desprezo por eles dos senhorios que não tiram lucro, vem ao de cimo. Não aguentam. Vááá, dêm lá um geitinho a isso.

    Não me esqueço que tive aí um vizinho que diziam que era rico porque tinha dois prédios herdados. Um dos inquelinos, também excelente pessoa, pediu-lhe se era possível pôr estores em duas janelas e ele fez-lhe. Só que a conversar comigo disse-me: lá vou andar dez anos para receber o dinheiro das obras feitas na janelas, não falando no resto da manutenção. É preciso ter dinheiro para aguentar situações dessas. É claro que nos ríamos mas... isto diz tudo.

    ResponderEliminar
  5. Sou perfeitamente fã de conservar e manter as coisas antigas que aliás muito gosto e respeito mas manter não é ficar no passado e na minha última visita foi o que constatei uma paragem no tempo e um saudosismo que não leva a nada.devemos conservar e alindar e em Coimbra há muito para fazer����

    ResponderEliminar
  6. Já algumas requalificações foram feitas, como seja o arranjo de todas as ruelas da Baixa, com calçada mas com um passeio central em pedra lisa, o Terreiro da Erva tem uma nova"cara", todo o largo foi bem reconstruído e quase todas as casas estão reconstruídas conservando o possível das fachadas.
    Mas o que se pretende com a avenida principal é deitar abaixo simplesmente e depois pôr lotes à venda para construir prédios, retirando deste modo todas as caracteristicas da Baixa antiga. Com engenho e arte muita reconstrução se podia fazer, conservando as "tascas" e outras lojas e restaurantes típicos fachadas de moradias fazendo por exemplo T1 ou T0 e alugar a estudantes ou outros interessados.
    O Metro de Coimbra é um projecto megalómeno e que um dia ainda deve ser bem explicado porque criaram o BOTA ABAIXO e construíram aquele mamarracho com um túnel por baixo...para passar o METRO....que jamais por lá irá passar!
    Coimbra tem um bom serviço de autocarros Municipais que constitui uma boa rede de transportes que servem bem todas as zonas não só da cidade como do concelho.
    Coimbra hoje em dia é enorme seja para os lados de Santa Clara.Pedrulha, Monte Formoso, Belo Horizonte, Estação Velha, Brinca, Celas, Calhabé, Tovins, Solum. A Baixa de Coimbra e a Alta são tão só a sala de visitas de uma grande cidade!

    ResponderEliminar
  7. As fotos, até dão melhor imagem do que a realidade, mas de qualquer forma, é urgente recuperar toda "cidade" antiga de Coimbra. O problema, seja lá com que presidente da Câmara for, é preciso gastar muito dinheiro e não dá votos.

    ResponderEliminar
  8. Na minha opinião só faço votos para tomem resoluções rápidas e responsáveis mas jamais como o Terreiro da Erva. Limitaram-se a arranjar nesse grande espaço o pavimento e umas poucas paredes de forma bonita para retirar o cheiro da urina, ficou com imensos defeitos para a "saúde pública" e sem nenhum estudo económico, o que é um grande problema. Paga o estado, não é preciso tirar proveito... mas é preciso manter. Os impostos assim não chegam e os governos por muitos bons ou melhores que sejam não podem oferecer melhores condições de vida. Está tudo interligado. Gerir os dinheiros públicos é um previlégio que não é para todos.
    Quanto à avenida, se tira a dignidade da velha baixa lamento imenso mas mais não é do que o resultado de tanta inércia. Nada de avenida, nada de prédios altos que lhes põe à disposição milhares de pessoas para fazer andar o comércio. Só os escritórios com o vai e vem das pessoas originariam um movimento imensamente superior na baixa. Aqui há centros comerciais e muitos de grandes dimensões por todo o lado mas a baixa tem vida própria.
    Metro, submarinos, zona verde, estádios que se tem que andar à procura de serem rentáveis ou pelo menos não darem prejuízo e outras mais melogamias. Não vejo ninguém em tribunal pois o dinheiro é dos contribuintes.
    À excepção de um e forte que é o Estádio Olímpico que ainda não está acabado ao fim destes anos todos!!!!, todos os outros que abusam dos dinheiros públicos têm ido a tribunal. O Estádio Olímpico é porque é para o Quebec uma questão de orgulho nacional e assim vamos pagando... Sem justiça só este caso.
    O metro se bem que megalómano, é para servir as populações e já que o começaram seria bom que o acabassem e mesmo o amelhorassem.
    No campo dos autocarros satisfeitíssimo com a notícia. É essa a missão, servir as pessoas.
    Não falo assim por saber tudo ou ser muito inteligente, nada disso. Só que os médias por estes lados são altamente instrutivos e alguma coisa vai ficando. Vou tentar preparar um comentário para mostrar como trabalham os médias por estes lados e aí vão ver a diferença. Faço-o porque gosto de dar a conhecer pois acho que as pessoas devem saber o que se passa cá fora.
    Acima de tudo, Viva Coimbra.

    ResponderEliminar