segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Inocência de coelho

9 comentários:

  1. Uma fotografia "saudável", de um coelho despreocupado em campo aberto. Por aqui estaria em risco de vida. Lá pelas bandas onde estive, atiram a tudo o que mexe e depois de dizimarem a caça, com a frustração de não haver mais, atiram às placas informativas de trânsito, que ficam todas furadas ...

    Há pouco, houve um abalo de terra de de 4.9 no centro de Portugal. A sensacionalista CMTV foi a correr para Arraiolos e ouvi esta pérola:

    Jornalista: O Senhor sentiu o abanão ?
    Habitante: Não, estava a beber um copo de vinho ...

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ir à caça com cão pela trela, ainda não tinha visto.
      Daí( o coelho sabe quando corre perigo...)e assim se manteve a apreciar o passeio do cão!Mas o cão está bem preso assim indica a coleira...
      Quanto ao abalo ou abanão, eu também não me abalei...nada senti!
      Pelos vistos parece que foi para os lados de Arraiolos.
      Quanto à pérola do diálogo entre o jornalista e o habitante este podia ter acrescentado que bebeu tranquilo e nem o copo de babou com o susto do abanão!

      Eliminar
    2. Atirar aqui neste coelho era um crime, Quito.
      Nas cidades, os coelhos são animais de companhia como o cão e o gato. Intocáveis.
      Este deve ter fugido de casa porque está sem trela e andava a cooperar com a câmara no corte da relva. O safado, com o cão a ladrar e aproximou-se todo descontraído.
      Uma vez passei numa casa que tinha a porta aberta, pois tinha um coelho sobre uma folha de cartão sem mais nada. Lá estava todo socegado a ver quem passava e não fugiu.

      Aqui a terra de vez em quando treme. O mais forte que houve comigo cá foi de 5,2 que não é muito forte mas teve o condão de ser prolongado. As portas dos armários batiam. A diferença nos sismos está no binómio intensidade e duração. Por vezes fraco mas muito tempo e as casas dão de si. O nosso demorou vários segundos mas não foi a esse ponto.
      Abraço

      Eliminar
    3. Achei curioso o àvontade do coelho, Rafael. Até parecia que queria conviver com o cão.
      Aqui a grande maioria dos cães não são perigosos. Pode passar um ciclista ou uma pessoa a correr que não ligam.

      Já há tempos tinha falado que havia caminhos nos parques aonde a polícia faz ronda com os carros e assim dia e noite a pessoa sente-se segura. Uma vez vi apanhar três. Aqui está um desses caminhos muito superiores no piso à maioria das nossas ruas actualmente.

      Resolveram ao fim destes anos todos de abandono total criar um plano de dez anos para refazerem as ruas com as repectivas canalizações e esgotos. Resultado: neste momento na baixa está tudo esburacado. Para aqueles que já aqui andaram, até a rua de Ste-Catherine entrou em reparações a semana passada e vai durar dois anos. Um automobilista tem de fazer imensos contornos. Eu que conhecia a cidade muito bem pois fazia tudo de carro e só por motivos óbvios comecei a fazer bicleta na reforma que me ajudou ainda a conhecer melhor, no outro dia a caminho do hospital fui ter a uma auto-estrada para voltar à cidade. Como está tudo cheio de pinos altos para regular o trânsito, nem para fazer fotos dá. Enfim... daqui a dez anos fica novamente bonita.
      Abraço.

      Eliminar
  2. Chico,como sabes os portugueses brincam com tudo e há pouco recebi esta sobre o abalo de terra:

    A GNR de Lisboa contactou a GNR de Elvas para saber da veracidade da ocorrência. Da GNR de Elvas para a GNR de Lisboa seguiu o seguinte telegrama :

    AFIRMATIVO STOP. EPICENTRO E SEU BANDO JÁ ESTÃO PRESOS STOP. EM BREVE SERÃO PRESENTES A TRIBUNAL STOP. SÓ PODÉMOS RESPONDER AGORA PORQUE HOUVE AQUI UM TERRAMOTO DO CATANO !!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Brincam, mas a brincar a brincar...
      Até hoje só me lembro de ter sentido e bem o que aconteceu já há vários anos, estava eu em Cantanhede...foi mesmo a sério.Assutei-me mesmo a sério!

      Eliminar
    2. Só faltou o Presidente da Républica que sai ao seu pai e muito bem, ir dar um abracinho, Quito.

      Eliminar
    3. É verdade, Rafael. Penso que nesse sismo que fala, tive muita dificuldade em contactar os meus Pais pois havia muitas chamadas para aí. Bem conversadinho com os correios, ligaram-me via Malawi e estive a falar com a família um tempo enorme, como se estivesse à entrada da porta para as escadas. Muito nítido e forte. Foi uma alegria a comunicação.

      Eliminar
  3. Um sismo de 4.9 com epicentro Arraiolos foi sentido na região de Lisboa e em diversos pontos do país, nomeadamente na zona Centro. O sismo ocorreu às 11h51 desta segunda-feira.


    "O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) informa que no dia 15-01-2018 pelas 11h51 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, um sismo de magnitude 4.9 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 8 km a Norte-Nordeste de Arraiolos", pode ler-se no comunicado enviado pelo IPMA.

    Num comunicado emitido poucos minutos depois, às 12h10 de hoje, o IPMA informou que o sismo foi registado nas estações da rede Sísmica do Continente às 11h51 e teve epicentro a cerca de seis quilómetros a Norte-Nordeste de Arraiolos, no distrito de Évora.

    "Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima IV (escala de Mercalli modificada) na região de Elvas", afirmou o IPMA, realçando que poderão ser emitidos novos comunicados se a situação o justificar.

    ResponderEliminar