segunda-feira, 19 de março de 2018

COIMBRA ANTIGA- RANCHO DE COIMBRA 1935

Rancho de Coimbra 1935 Quero-te Assim "Esta gravação data de 1935 e pertence à Face B do disco de 78 R.P.M. editado pela 'Colúmbia', marca 'Valentim de Carvalho', em que o Rancho de Coimbra, dirigido por César Magliano, interpreta duas canções da autoria de Joaquim de Almeida e Almeida Campos. (...). Esta cantiga intitula-se 'Quero-te Assim'. (...). Desconfio que este foi o primeiro rancho folclórico da História de Portugal, pois julgava que era o Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo o primeiro e não há registo mais antigo que este, pelo menos que eu conheça. Se a gravação estiver em condições deterioradas, tal deverá ser pelo facto de a gravação ter sido extraída através de um gira-discos de gramofone (...). Peço desculpa pelo incómodo e espero que gostem." (Miguel ÂngeloCatarinoVaquinhas).

Publicação autorizada por Pedro Snytram

8 comentários:

  1. Penso que no texto tenha sido 'roubada' a palavra 'gravado' (o primeiro rancho...de Portugal), porque ranchos folclóricos anteriores a 1935 - e em Coimbra - já havia...
    Tenho uma foto do rancho que cantou pela primeira vez a Balada de Coimbra, da autoria de José Elizeu, tirada em 1902...

    ResponderEliminar
  2. Quanto ao ser o primeiro, claro que sou alheio.
    Manuel Eliseu foi meu ensaiador no Rancho Infantil de Penela no ano de 1948
    Tens uma relíquia e como eu gostava de a publicar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Julgava que já uma vez a tinha publicado...mas é engano meu.Sei que estão retratados também , nessa foto dois fadistas/guitarristas de Coimbra, mas tenho de procurar essa informação correcta e envio com a foto, sem problemas.

      Eliminar
    2. Manuel Eliseu era irmão do José Elizeu

      Eliminar