domingo, 20 de setembro de 2020

ENCONTRO COM A ARTE - POESIA


O Tempo abala, mas deixa sempre algo em nós !...

Hoje, quem visse aquele curral fugia
Mas nesse tempo era o meu paraíso
Lenha, carqueja…, giestas para o lume
O carro das vacas de varais enfiados
O porco, as galinhas… tudo lá cabia
Até o montículo feito do estrume
Tapado de fieitos em forma de friso
Para abafar os odores indesejados

Ao canto havia uma alpendorada
Onde as giestas entelhavam a lenha
Combustível de todos os dias do ano
Fosse tempo de invernia ou Verão
Sempre tripé e panelita arrimada
E o caldeiro da vianda pró marrano
Para que, quando a matança sobrevenha,
Haja boa carne ao fumeiro do tição

Ah!, e aquele pessegueiro redondinho
(De pêssegos avermelhados e carnudos
Que mal perdiam a flor cor de rosa forte
Já me enfeitiçavam de louco desejo)
Mesmo arrimado ao lagar de pisar o vinho
Donde vezes trambolhei por minha má sorte
Não me tendo servido de lição, contudo,
Pois não resistia àquele mau almejo

Que engraçado é o decorrer da vida
Guardamos na mente eventos tão singelos:
Cheiros perdidos no amanhecer do dia;
A geada debaixo dos pés a chiar;
O toque das Trindades ao findar da lida;
Luz do sol nascente ou da hora tardia;
Ternos momentos tão carinhosos e belos
Do jeito da minha tia em saber amar

Georgina Ferro

3 comentários:

  1. Bom Domingo.
    Gostei de ler tudo bem contado.
    As nossas raizes não as podemos deixar para trás eu cada vez que vou a Portugal vou a minha terra beber àgua da fonte da quinta dos meus Pais que vendemos à cerca de 20 anos: o novo proprietário abre o portao automático para que eu va beber a dita àgua a fonte é tão Boa.
    Boa semana

    ResponderEliminar
  2. Olá Lucinda!Ainda bem que este tema te fez recordar a água da tua terra!
    Nós por aqui continuamos todos bem.Sendo assim que tudo por aí e por aqui vá correndo bem

    ResponderEliminar
  3. Olá Sr: Rafael aquela àgua é pura não precisa de desinfetante é analizada duas vezes por ano no fim do inverno e no fim do verão.
    Por aqui cá continuamos com a Pandemia as voltas ...Bares reabrirão e como não cumpriram as ordens houve contágio está claro fechou...uma escola aqui ao pé de mim fechou. e noutras zonas há classes fechas escola em casa Net.
    Eu faço o que dizem como já passei a primeira quero ver se passo a segunda vaga para poder contar como fiz aos amigos

    ResponderEliminar