quarta-feira, 15 de julho de 2015

O CAMIONISTA, O CÃO, O JARDIM E O ANTIBIÓTICO ...





Aquilo não era uma camioneta, era um transatlântico! Grande, ocupava toda a berma da faixa esquerda de rodagem. Ainda por cima, estacionada em contra - mão. Ele, o camionista de pesados, entrou no café e perguntou se ainda havia almoço. 

Disseram-lhe que não, que a cozinheira já tinha ido embora. Mas ofereceram-lhe uma sandes de chouriço - era o que havia. Ele, o motorista de pesados, lá foi dizendo que um simples pão não lhe amainava a fome. Depois, lá se foi queixando, de garrafa de cerveja na mão:

- Ando com azar, fui mordido por um cachorro no Castelejo. Saí da camioneta e o rafeiro veio direito a mim e filou-me numa perna … logo agora que fiz uma surpresa à minha mulher e comprei dois bilhetes de avião para o Funchal, a festejar o nosso aniversário de casamento …

E continuou o monólogo:

- O Senhor aí, que é da Farmácia, diga-me lá se o antibiótico que trago neste saco, pode ser tomado com vinho … pode … não pode ?

Vou desfolhando o “Correio da Manhã”, que estava colocado em cima do balcão, e vou lendo distraidamente as presumíveis trafulhices de um autarca lá do norte e atiro-lhe:

- Não sou médico, mas sempre ouvi dizer que não se deve beber vinho enquanto se toma um antibiótico …

- Não?! … então o Senhor acha que eu vou passear com a patroa para a terra do Jardim, para beber água do “Fastio” ? … tenha lá santa paciência mas isso é que não, eu tenho que beber, pelo menos, dois copinhos de tinto, um almoço e outro ao jantar …

Fico a olhar lá para fora, a admirar o tabuleiro da abentesma com rodas. Ele, o motorista de pesados, diz-me de já fez um milhão de quilómetros ao volante do paquiderme. Sem acidentes, gaba-se …

Despedi-me dele e parti. Mas fiquei a pensar naquela prosa da água do “Fastio”. Não cheguei a perceber se ele se estava a referir ao líquido propriamente dito, ou se era uma alfinetada mordaz ao monarca da ilha.

Vou viver o resto da minha vida, confrontado com este dilacerante dilema …
Quito Pereira  

12 comentários:

  1. Referia-se ao monarca da ilha, com toda a certeza!...

    ResponderEliminar
  2. Olha...fui pesquisar o que seria essa tal "água de Fastio", e descobri que tem até uma ação contra a empresa Água do Areeiro (que distribui a marca Fastio). Segundo o autor da ação, sofrera danos - ferimentos na garganta e no tubo digestivo, ao ingerir a tal água, supostamente contendo um líquido cáustico.
    Bem, nesse caso, na dúvida, eu optaria por tomar um cálice de vinho - pequeno, claro, antes das refeições (almoço e janta), que além de evitar a obstrução das veias, ainda nos dá um ...estado de preguiça, dos bons.
    Bela história, Quito. Mas...bebendo desse jeito o cara, de verdade, nunca teve um acidente. Quem é movido a álcool: o motorista ou o caminhão gigante que ele conduz???

    ResponderEliminar
  3. Aqui esta um Quatrimónio diabólico.
    Boa prosa.

    ResponderEliminar
  4. Quito, quatro numa só. Esse camionista para mim teve muita piada. Como se referiu ao Jardim e na Madeira têm boa pinga, uma vez que fastio é falta de apetite, ele jogou com as palavras mas é muito possível que tenha acabado por beber vinho como afirmou, pelo menos para abrir o apetite. Era bom se voltasses a encontrá-lo.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  5. Mas que "quadriologia""
    O senhor que é aí da farmácia estasse mesmo a ver que é o autor da escrita!O que passa a estória para quindrinologia!
    Mas essa do antibiótico comigo também não pega(quando não á agua por perto, vai mesmo com vinho)!
    O antibiótico fica mais robusto!
    Vou enviar para o Alberto João, pois tenho o email dele!!!!
    Texto que dispõe bem, ainda com a vantagem de ser bem prosado!
    Agora com os pés metidos debaixo da mesa do café da esplanada, a praia longe...e ainda por cima em Lagos, nem telembras da crise...na Grécia!
    Mas ou eu me engano ou vais meter os pézinhos mesmo na areia!!Né Miguelito?
    Boas férias!

    ResponderEliminar
  6. Em grande forma, o nosso Quito!
    Influências de uma das suas cidades favoritas? Ou do neto?
    Aquele abraço.

    ResponderEliminar
  7. O Rafael anda "morto" por se ver livre de mim. Para já, os banhos são debaixo da Ponte do Ceira ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada mau, mas lembra-te que tens a praia do Zorro. Tem um BAR com bons petiscos...
      Bem me enganou o Dom Rafael.




      Eliminar
  8. O Quito, até com uma simples água do " Fastio", elabora uma prosa que o deixa intrigado a ele e a nós!

    ResponderEliminar
  9. A história "quiteriana" deixou-me com fastio em relação aos quatro intervenientes.....
    Julgava-te já no Algarve.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este fastio refere-se ao meu estado de alma "very down"....

      Eliminar