domingo, 22 de janeiro de 2017

CENTRO NORTON DE MATOS- CONTRIBUTO PARA A SUA HISTÓRIA

Este texto aqui reproduzido e de grande valor histórico faz parte do Livro "O CALHABÉ DO MEU TEMPO-1930-1960" do escritor e nosso amigo FERNANDO ROVIRA, editado em 2012

CENTRO DE RECREIO POPULAR DO BAIRRO MARECHAL CARMONA/NORTON DE MATOS.
       Em 31 de Janeiro de 1947, os jornais traziam a seguinte notícia: “foi adjudicada à construtora Martins Júnior, de Lisboa, a construção do Bairro Económico do Calhabé, no planalto da Quinta da Ceira, no total de 400 casas”.
      Dois anos depois, estavam a receber famílias, umas 80 moradias de dois pavimentos, dos grupos A e B, as quais começaram a ser ocupadas nos primeiros dias de Abril de 1949. Contudo, a sua inauguração oficial só teve lugar no dia 28 de Maio de 1951.
     No dia 22 de Novembro desse ano, deslocou-se ao Bairro o Presidente Craveiro Lopes. “Os moradores aguardavam-no na Praça N (actual Praça da Índia), enquanto as crianças lançavam sobre ele pétals de flores e a Banda da Polícia executava o Hino Nacional. Os alunos dos Colégios Sagrado Coração de Jesus e Coração de Maria ofereceram-lhe flores naturais com dedicatórias”. No fim da recepção, o Presidente da República visitou a casa do Bairro atribuída ao Dr José Esteves Alves.
      Pouco tempo depois da ocupação das casas e da inauguração do Bairro, os habitantes começaram a bater-se pela constituição dum centro de recreio capaz de dar resposta cabal às necessidades e interesses dos moradores. As suas pretensões foram compreendidas e atendidas, sendo-lhes cedido para o efeito um bloco de casas da classe A, tipo II. De imediato se realizaram eleições para os corpos directivos, sendo eleitos para a Direcção: Dr. José Esteves Alves, António Pedro Matos, António da Silva Santos, Engº Aires Loureiro da Costa Freire, Custódio de Sousa Dias, Gastão Aires de Sá, João de Sousa Silva; Assembleia Geral: Prof. José Maria Gaspar, Fernando Miranda Cardoso, Alves Pinho; Conselho Fiscal: Engº Saramago, Armando Torreira da Silva, Manuel Dias e Carlos Ribeiro Dias.

      Em meados de 1953, foi vendido o terreno, quase contíguo à sede do Centro, onde esteve levava a efeito algumas provas desportivas, verbenas e sessões de cinema ao ar livre.

Em Fevereiro de 1955, a imprensa noticiava a cedência dum terreno na Rua A,(actual Vasco da Gama) bem situado, frente à zona comercial do Bairro, destinado à construção de raiz de um imóvel onde o Centro Popular de Recreio podia instalar à vontade salas para o funcionamento dum posto médico, serviços administrativos, ginásio, recinto ao ar livre para jogos, etc.
      Entretanto, o Centro de Recreio Popular não se isolou da cidade, não se pôs à margem das suas iniciativas. No concurso Jardins e Janelas Floridas, organizado pela Comissão Municipal de Turismo, coube um honroso 2º Prémio a Gaspar Pinto dos Santos, morador na Rua F(actual Afonso de Albuquerque).
      No relatório de actividades relativo ao biénio 1953-55, os responsáveis pelo Centro informaram:
     - Da introdução da Pesca desportiva ( de mar e rio), tendo conquistado o 4º lugar individual nos Campeonatos Nacionais;
     - No ténis de mesa, venceu o torneio do Campeonato Regional de segundas categorias;
     - No Atletismo, triunfou no Torneio Distrital de segundas categorias, enviou ao Porto 2 atletas e disputou o Campeonato Nacional; a) ver nota do EG.
     - Em Voleibol obteve o 2º lugar no campeonato regional;
     - Recreio- fizeram-se 8 sessões de cinema,  3  verbenas e 2 tardes dançantes;
     - Cultura – Atribuição de prémios (livros) a alunos dos 2 sexos da Escola Primária do Bairro;
     - Assistência Médica – Aquisição de equipamentos para o Posto Médico, tendo sido ali administradas 520 vacinas contra a varíola, 1134 consultas médicas, 1037 visitas médicas diurnas e 13 nocturnas, 851 análises, 82 radioscopias, 4 atestados, 98 tratamentos de fisioterapia, 11 metabolismo basal, 12 electrocardiogramas, 42 operações de pequena cirurgia, 2 de média e 5 de grande, 2 B.C.G.

      Foram eleitos para os corpos directivos de 1956-58: Manuel da Conceição Luis, Amâncio de Almeida Frias, Lino Vicente de Almeida Neves, José Martins Chorão Vinhas, Carlos Ribeiro Pires, Armando Torreira da Silva, José Pontes de Sousa, Carlos Sabino de Carvalho, José Baptista de Oliveira, José Alves dos Santos, Ezequiel dos Sanos Bento, Adriano da Silva Loureiro, António Ferreira, Abílio José Soares, Miguel Ribeiro dos Santos.

Finalmente, em 1957, o Ministério das Obras Públicas, determinou que a Direcçãao dos Edifícios Nacionais do Centro elaborasse o projecto da sede  do Centro de Recreio Popular do Bairro Marechal Carmona.
      Corpos directivos do Centro eleitos para o biénio de 1959-61: Sr José Esteves Alves, António dos Santos Ferrão, Aníbal Augusto Pereira, Prof José Maria Gaspar, Luis Pedro Ramos dos Santos, José da Silva Soares, Fernando Correia Umbelino, António da Silva Santos, Carlos Afonso Rodrigues Lousada), António Rodrigues Malhão, Marcos Antunes de Castro Franco, António Baptista Lobo Quaresma, Agostinho Afonso de Deus Pereira, Jorge Baptista e Armando Mendes Ferreira.

      Neste ano de 1959, o Centro comemorou com sessão de cinema, concurso de papagaios, gincana de triciclos e patins e outras manifestações, o seu OITAVO ANIVERSÁRIO

Nota EG - os atletas que representaram o CRPBMC no Porto-Estádio do Lima foram:1as categorias 80 metros em pista- Emilio Manuel Gomes
2as caregorias  80 metros  em pista Fernando de Oliveira Rafael
Foram apurados em provas regionais no Estádio Municipal de Coimbra

9 comentários:

  1. Em 31 de Janeiro de 1947, os jornais traziam a seguinte notícia: “foi adjudicada à construtora Martins Júnior, de Lisboa, a construção do Bairro Económico do Calhabé, no planalto da Quinta da Ceira, no total de 400 casas”.
    E no dia seguinte, os jornais de todo o país anunciavam o nascimento de uma bonita criança, abençoada por Deus e que viria a ser uma importante figura do Bairro MC/NM.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Atão e eu num sei quem era essa criança?. Tou atento!
      Essa notícia vinha no Século, Diário de Lisboa, Diário Popular, que por causa dessa noticia e num processo que durou práí uns 30 anos ENCERRARAM

      Eliminar
  2. Bem verdade, amigo ! nessa altura ainda não te conhecia,nem tu a mim, mas acredito que foste abençoado por Deus ( basta admirar a vida linda com que te contemplou ) e que vieste a ser e és, uma importante figura do Bairro que te aperfilhou, também ninguém tem dúvidas ...
    Nessa mesma data, eu teria os meus quatro meses e alguns dias de vida ! cheguei ao Bairro, com cerca de quatro anos de idade, por volta dos anos 5O. Ainda eram poucas, as casas ocupadas.
    Obrigada ao Fernando Rovira pelo belo texto que nos deixou e que faz parte da história deste lugar onde tantos de nós cresceram.

    ResponderEliminar
  3. E eu vim com 13/14 anos!
    Já lá vão uns anitos....
    Este documento será para juntar ao BAIRROPÉDIA!Para memória futura esta rubrica do EG permite a quem quiser saber tudo(ou quase tudo) sobre o Bairro. Aliás já serviu até para alunos do ISEC e Escola de Enfermagem e também para uma professora da Universidade-Faculdade de Letras.
    Assim se vê a força do,,,EG!(gaba-te cesto...)

    ResponderEliminar
  4. Chamaste-me NINI!
    Sim, passa por favor este postagem para Bairropédia.

    ResponderEliminar
  5. Já vi e está conforme !
    Obrigado.
    Nada mais será preciso dizer sobre o Bairro...dos tempos mais recuados desde a sua construção.
    Dos tempos mais modernos também o EG tem muita informação.

    ResponderEliminar