quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

ALDEIA DE URRA - CASA DA URRA....

com o nosso amigo e ex habitante do nosso Bairro Cândido Ferreira

Casa da UrraUm recanto cheio de encantos


          Recuperada das ruínas em 2013, a Casa da Urra tem vista sobre a encantadora cidade de Portalegre. Implantada em sítio aprazível, entre vinhedos, pastagens para ovelhas e montado, ergue-se pois em pleno Alto Alentejo, a dois passos de Espanha, num local onde a planície se enruga para ceder lugar à deslumbrante Serra de São Mamede.

          O projecto Casa da Urra, nascido em torno da viticultura, foi estendido ao agroturismo e ao enoturismo, áreas em que oferece uma apreciável gama de actividades aos seus visitantes: piscina, ginásio, campo de ténis, parque infantil, biblioteca, sala de reuniões, sala de eventos, provas de vinhos, parque de merendas, visitas à adega, à vinha, à capoeira e à horta, bem como a prática da caça e a possibilidade de praticar hipismo e realizar circuitos pedestres e de ciclismo, são apenas algumas das opções lúdicas disponíveis, numa região de excelência turística mas que também se destaca pela sua esmerada oferta gastronómica.  

          Com os mais ínfimos espaços a merecerem uma decoração requintada, a Casa da Urra dispõe naturalmente de alojamentos diversificados que se distinguem por serem muito espaçosos, ideais para aqueles que desejam fugir do bulício da cidade e desfrutar da paz e do isolamento da natureza, ou simplesmente apreciar a beleza da vida selvagem, em ambiente cómodo, seguro e familiar.   

          A Casa da Urra, onde a tradição e a modernidade se fundem em suave harmonia, deslumbra também como mostra museológica, capaz de proporcionar um encontro inesquecível com a arte e com a natureza. Entre as várias atracções que expõe, na sua sala de eventos, o conhecedor mais exigente é surpreendido por uma copiosa colecção de 800 peças de artesanato de múltiplos materiais, de todas as épocas e civilizações, desde a Idade da Pedra até aos nossos dias, oriundas das mais representativas fábricas, e dos principais artesãos, espalhados por todas as regiões que hoje constituem Portugal e suas Ilhas Adjacentes. Trata-se de um espaço único no nosso país, que destaca bem, pela sua variedade e distinção, o génio e a criatividade dos homens e mulheres que neste território deixaram marcas sem paralelo, mesmo à escala planetária. Expressões impressionantes do engenho e da arte das nossas gentes, representando milénios de experiência e de saberes acumulados, estas peças traduzem uma herança que devemos perpetuar e que a Casa da Urra se orgulha de ter estendido aos “vinhos de boutique” com assinatura familiar, que meticulosamente elabora sob a alçada de profissionais exigentes e de reconhecida competência técnica, indo ao encontro dos gostos e da preferência de milhares de bons apreciadores dos néctares alentejanos, que todos os anos aguardam com expectativa pelo lançamento das novas colheitas. 

Colocado o “paraíso” como limite na parte do agroturismo, a grande ambição da Casa da Urra é facultar também saborosas recordações a quem a percorre, ao mesmo tempo que procura subir todos os patamares, entre os melhores vinhos do mundo.







Encontro de Gerações com abraço para o Cândido

4 comentários:

  1. Meu caro amigo:

    Há muito que desafiei o grupo de Coimbra para uma visita à Casa da Urra, Portalegre, convite que agora os "lisboetas" - encabeçados pelo "açoreano" Lau e pelo cosmopolita Álvaro "Apache" - já estão a repetir: desta vez será a 22 de Abril e já estão inscritos mais de uma dúzia.

    Aproveito pois esta oportunidade para reiterar o convite à "malta" de Coimbra, podendo cada um, se interessado, pesquisar as referências na Internet.

    Quem quiser participar só tem de se inscrever. O "programa" que se oferece, para além da visita às instalações, cerca do meio-dia, constará naturalmente de uma prova de vinhos e de um almoço volante regional, sendo certo que se arranjarão também uns petiscos para quem quiser ficar na Urra e jantar.

    O nosso "hotel", em época de "ponte" - e que até goza da classificação de "soberbo" pelos clientes da Booking - já está quase cheio, mas quem quiser pernoitar, antes ou depois do dia 22, poderá ainda reservar alojamento, obtendo um desconto de 15% sobre os preços que constam no Booking.

    Estamos naturalmente limitados a algumas dezenas de amigos para almoçar mas, se esgotarmos a hotelaria, e com preços semelhantes, há outras instalações de qualidade, na aldeia da Urra, pelo que, por enquanto, todos se podem inscrever à confiança.

    Agradeço pois que "faça o favor" de comparecer acompanhado da minha antiga vizinha, e linda mulher da sua vida, e do seu cunhado e Xani, e que promova a publicidade devida a este evento, que só poderá ser entendido como mais uma iniciativa desenvolvida no espírito do seu "Encontro de Gerações".

    Não se esqueça que é o "pai da criança" e que, com esta iniciativa, o quero também "homenagear".

    Um abraço amigo do

    Cândido Ferreira

    Contactos: 917 211 270

    Reservas: 917 61 43 63




    ResponderEliminar
  2. Neste momento iremos:
    Fernando Rafael e Celeste Maria
    João José Ferreira e Xani
    Lekas e Manel( dorme 1 noite de 22 para 23)
    Zeca na condição de arranjar "boleia"

    ResponderEliminar
  3. Também estarão neste dia ou dias um grupo de Lisboa(ex Bairristas) bem como o LAU

    ResponderEliminar
  4. Excelente agroturismo! E até o pão quentinho,para o pequeno almoço, é colocado pendurado na porta! Parabéns Cândido. Façam boa viagem ! Abraco.

    ResponderEliminar