quinta-feira, 28 de setembro de 2017

... "Almoços de Domingo - Bairro Norton de Matos"

"Mais um almoço dos domingos, desta vez fomos até PENELA , pois o almoço era no D. SESNANDO,( com a ementa de "Cabrito de Sicó), ao qual se seguiria uma visita ao já famoso PRESÉPIO DE PENELA
Já só pela sua beleza Penela é um Presépio ao natural!"
Data da publicação no EG: 21/12/2014

"Ainda na esplanada do Samambaia uma foto para Chama a Mamãe tirar dúvidas..
do lado esquerdo o Carlos Viana do lado direito o Tonito"
E foi assim que passei a distinguir, sem mais nenhuma dúvida, quem era quem.
Por isso, mesmo sem conhecer pessoalmente o Tonito, mesmo de cá desta banda do Atlântico, a última notícia me causou - e ainda causa - tristeza.
Então, eu fico a imaginar a dor de vocês, amigos de tantos anos...
Quero prestar a minha homenagem póstuma ao Tonito. Mas quero, também, dizer a vocês,  amigos de tantos anos do Tonito, uma palavra amiga:
 Quando nossos amores - inclusive amor por amigos -  são arrebatados pelas sombras da morte, a sensação é que um punhal se crava em nosso coração. A dor moral é tamanha, a sensação de perda é tão grande, que o corpo inteiro se retesa e sente dores. À medida que os dias se sucedem e as horas avançam, tristonhas, acumulando dias, a ausência da presença amada se faz mais dolorida. 
Mas é justamente nesse processo pós perda, e aqui falo para vocês que conviveram com o Tonito, que as vossas lembranças serão revolvidas e, no Banco de Dados da vossa memória, irão recordar dos momentos felizes que desfrutaram. Recordarão das viagens, das pequenas coisas do dia a dia, dos aniversários, das tolices, dos almoços de domingos, das postagens nesse Blog...tudo tratado... e com assunto.
Até das rugas, das opiniões contrárias, dos embates verbais e aqui escritos, que, por conviverem tão próximos, aconteceram, ao longo dos anos. Acionarão as vossas recordações e, como num filme, numa tela mental, verão as cenas se sucedendo, uma a uma, irão refazer passos, atitudes, momentos de alegria e de tristeza,   enquanto a vertente das lágrimas extravasará dos vossos olhos.
Em alguns momentos, tudo parecerá difícil, pesado. Parecer-lhes-á que a vida se tornará mais complexa sem a presença do amigo querido de tantas caminhadas.
E, agora, estão a se perguntar como encontrarão motivação para a continuidade das lutas, se o amigo partiu? Como prosseguirão com essa ausência, e com a presença da solidão e da saudade?
Mas, quero dizer-lhes: seu amigo vive e os veem; far-lhes-á  visitas. 
Não está morto! Apenas retirou a vestimenta a que vossos olhos se habituaram a vê-lo. Substituiu as vestes pesadas por outras, diáfanas, vaporosas. Mas continuará com vocês!
Por isso, não fiquem tristes, porque assim contribuirão para a tristeza do amigo querido.
Ele, que os amou, família e amigos, continuará a vos amar com a mesma intensidade, e certamente também deseja que todos sejam felizes.
É por isso que esses queridos, que se retiram, nos visitam nas asas do sonho, enquanto o sono nos recupera as forças físicas. É por isso que nos abraçam nos dias festivos. Transmitem-nos a sua ternura, com seu infinito Amor.
Sim, eles nos visitam! 
Acompanham nossa trajetória e certamente sofrem com nossa inconformação, nosso desespero.
Eles estão libertos da carne porque já cumpriram a parte que lhes estava destinada na Terra: crianças, jovens, adultos ou idosos.
Cada qual tem seu tempo, determinado pelas sábias Leis Divinas.

Meu abraço e beijo carinhoso em cada um.

Chama a Mamãe!


Fonte, com adaptações: http://www.momento.com.br/pt/ler_texto.php?id=2022&let=&stat=0


4 comentários:



  1. Apreciei muito este texto o qual me deixou muito sensibilizado, como Chama a Mamãe
    e, apenas através deste blogue, que não tem outras pretensões que não sejam o ser veículo de transmissão de assuntos de interesse geral, fotos de amigos, de realizações ou acontecimentos de interesse geral, etc, mas sobretudo de reforçar amizades criadas ao longo de anos por convivências pessoais e muito especialmente como evidenciados neste texto, com sentimento de enorme gratidão e carinho vindo de Chama a Mamãe!

    Este texto revela bem como uma amizade que poderíamos chamar de virtual conduz a um expressar tão cheio de ternura e sentimento pelo falecimento do nosso Tonito e que todos nós considerávamos como familia.
    Foram penosos os seus últimos dias, atenuados um pouco pela dedicação e amizade do amigo Tó Ferrão.
    As suas expressões normalmente em resposta a comentários que não gostava quando divergíamos dele, ficam gravadas nas nossas memórias para sempre: "engenheiro hidráulico, não mexas no tempo, altamente e o sempre mais utilizado-um diazito de cada vêz.”
    Esse diazito chegou mesmo…
    Obrigado Chama a Mamãe

    ResponderEliminar
  2. Quem agradece sou eu...pela honra em ter conhecido essa malta.

    ResponderEliminar
  3. Bom texto e boa reflexão. O desaparecimento de António Dias afetou particularmente uma tertúlia de amigos, que aos domingos se junta. O Tonito estava sempre presente. Era um homem muito particular na forma como olhava a vida. Era dócil por vezes. Explosivo e arrebatado noutras ocasiões. Era também um cidadão informado sobre a nossa vida em sociedade. Todos os dias lia o jornal, na solidão das suas quatro paredes. Não comprava jornais sensacionalistas. Comprava um único jornal e lia os seus artigos de fundo. Falando a sós com ele, muitas vezes me apercebia das suas sustentadas opiniões. O facto de ter convivido com ele quase diariamente, deu-me o privilégio de me aperceber desta faceta do cidadão informado. O António Dias, nunca foi alheio ao que se passava à sua volta. Na sua por vezes aparente rudeza, o nosso Tonito era um homem sensível. Quem se der ao trabalho de percorrer os seus trabalhos fotográficos, percebe a sua dimensão humana. Com uma belíssima foto sobre Coimbra que nos legou, o António Dias estará sempre presente no coração deste pequena tertúlia que também foi um pouco e por vezes muito a sua família ...
    Abraço, amiga ...

    ResponderEliminar
  4. Chama a Mamãe, com este belíssimo texto mostra-nos que está atenta ao que se vai passando neste grupo e sem nunca nos ter visto, mostra que nos conhece muito bem. Obrigado pela amizade.

    ResponderEliminar