quarta-feira, 4 de julho de 2018

GALINHA À CABIDELA, BRASILEIRA

  Galinha à Cabidela, Brasileira!




Por estas plagas brasileiras, também temos o famoso prato Galinha à Cabidela. Conheço a boa fama desta culinária, mas não por tê-la provado. Não me sinto confortável ao saber do ritual para se chegar a esse – dizem – saboroso prato. Tampouco um outro, feito com o mesmo ritual – macabro! – com a carne da tartaruga.

Frescuras de lado, não sou tão inocente a ponto de desconhecer que as proteínas por mim ingeridas, todos os dias, são de animais, cujo abate também me deixa desconfortável. Mas é preciso fincar-se o “saco” em pé, porque vazio nada consegue. E, como já disse a amiga Daisy, que o amigo Alfredo costuma dizer "animais foram feitos para  comerem-se uns aos outros", ou algo similar.

Mas a Galinha à Cabidela ainda não consegui encarar! Ainda não. Talvez por um bom tempo, não! Apesar de a minha vida, de uns anos para cá, ter sido de experimentar novos pratos, novos sabores (domingo último, por exemplo, degustei um bom Ceviche (Cevite) em um Restaurante peruano, Mira Flores, feito com a carne de um dos maiores peixes de água doce, o nosso delicioso Pirarucu (por sinal, se fosse parar para pensar, também não o comeria, por estar sempre ameaçado de extinção).

Voltando ao falecido "Galo de Cabidela", português, que foi vilipendiado pelos “confrades”, resta-me pedir à(s) viúva(s) – porque galo não tem somente uma amante; afinal, no seu harém, digo, galinheiro, ele até escolhe as galinhas mais faceiras e de bom cocoricó! – que rezem para não serem as próximas. Pelos vistos, eles, os confrades, já estão a programar novo encontro lá pelas bandas de Águeda, ou seja lá para onde for “intimado” o anônimo, que tanto pode fumar um charuto cubano, como a se empanturrar de galos de cabidela e bolos-rei , sem sequer sentir-se indisposto, e ainda a gabar-se do estômago.

Pelos vistos, um cabrito irá ao abatedouro, em breve. Já vislumbro, da Amazônia, um cheiro de charuto...

Chama a Mamãe


9 comentários:

  1. Mas que grande cabidela aqui vai!
    O criador do Mundo(incógnito, digo eu) previu tudo e sem especificar ao pormenor,entendeu que a raças humana e animal se deviam entender para saberem quem come quem...
    Pelos vistos o entendimento foi perfeito, dando a primazia ao mais forte..e inteligente!
    Os exemplos não deixam margem para dúvidas...
    E assim, nós os almoçantes dos domingos(os outros tratam de per si...) e concluio com o Seabra restaurante de Águeda, lá vamos sacrificando um galo, um cabrito ou um borrego!
    E antes da refeição nem precisamos nos benzer e pedir perdão aos ditos...pois sabemos que ficam orgulhosos de cumprir com a sua abnegada missão na terra, de nos aguçarem o paladar e gulodice e de satisfazerem nossos estômagos!
    AH! mas respeitamos as opções gastronómicas de Chama a Mamãe e muitos mais...mas que fazer: são opções!
    Beijinho Chama a Mamãe.

    ResponderEliminar
  2. Boa ideia do Fernando Rafael, em trazer ao palco principal parte de um comentário de "Chama a Mamãe". A nossa amiga do outro lado do Atlântico, mexe nas palavras com a mesma destreza com que o escrete mexe na redondinha. Entendo que esta saga dos canibais de galos e galinhas é trágica e então quando me falam em comer um cágado, tropeço como o Neymar dentro da área e ... penalty a favor do Brasil ..

    Obrigado "Chama a Mamãe" pela boa disposição ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. hehehehe...o "vírus" que ataca o Neymar contaminou o Tite, técnico da Seleção: caiu feio em uma comemoração do gol.
      Aliás, por falar em Neymar, dizem - por aqui - que ganhará certamente um Prêmio: O Oscar, de melhor ator nesta Copa (o rapaz está tendo aulas com a namorada, que é atriz, Bruna Marquezine). rss

      Eliminar
  3. Segundo li num jornal da especialidade e que se fia nas estatisticas, o craque em média por jogo está deitado 15 minutos!!!
    Será que está cansado das aulas da namorada?
    Nada do outro mundo...Eu depois de uma cabidela de pica no chão fico deitadinho no sofá muito mais tempo...

    ResponderEliminar
  4. Olha que esta..., já não posso estar em casa descansado que até aqui me vêm abrir o apetite.:)
    Se os animais sofrem, porque é que as plantas com a sua seiva sempre a correr não hão-de sofrer? - Cada um com as suas ideias mas entre fazer sofrer um galo que tem direito de expressão e uma planta que nem se pode defender, eu salvaria a planta. Devemos defender sempre os mais fracos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. por essas e outras , Chico, que "falo" com elas, peço até desculpas quando preciso podá-mas.

      Eliminar
    2. Chama a Mamãe! - Ai... isso é como os católicos*. Cometem o pecado mesmo que estejam conscientes do que vão fazer, atribuem-lhe um valor mínimo na sua consciência e depois vão-se confessar. Saiem da igreja, dão dois pulos e já estão prontos para outra. Eu até sou católico mas estar sempre contra a minha consciência nem conseguia dormir.
      Bem... faço votos para que durma bem pois isto não é mais que uma brincadeira.

      * Falei dos católicos mas dentro dos hábitos daqui, não impondo ideias pois cada um tem a sua forma de estar na vida.

      Eliminar