quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Fênix

No passado o Fênix era considerado o rei dos pássaros, mas hoje é visto como o símbolo da sorte, paz e harmonia. Dotado de uma grande longevidade tem o poder de renascer depois de consumido pelas chamas, simbolizando os ciclos da morte, ressurreição e nobreza.
É o símbolo de que com trabalho duro a nossa vida vai ser cada vez mais bela e feliz.

A legenda que nos fala de plantar os platanos com o fim de atirar o Fênix chegada até aos nossos dias, interpreta as acções positivas do homem sobre o meio ambiente.

5 comentários:

  1. Bela postagem que teve também o mérito de me aguçar a curiosidade para além dos comentários que fazes e, assim, lá fui à internet e ler tudo o que se relaciona com tão estranho pássaro.
    Tudo muito curioso desde o renascer depois de ser consumido pela pira que ele próprio preparou...mas poder transportar um elefante pelo ar é obra!!!!
    Como também é um símbolo da sorte vou passar a concentrar-me no seu nome quando for a jogar no euromilhões!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fez muito bem, Rafael. O essencial é dar-se os tópicos pois a melhor forma para matar a fome a um esfomeado, não é dar-lhe o peixe mas ensiná-lo a pescar. Esta tão velhinha é de Mao, nem precisava de escrever.
      Se em tudo o que eu puser meter o wiki, tem o resultado e possibilidades para procurar mais. É assim que eu faço quando no local não tenho dados ou não os vi. Gosto de dizer porque não sou daqueles que gostam de viver com aquilo que os outros não sabem, como já temho dito. Acho isso uma incapacidade total do sabichão. Eu julgava que estava dentro disto e estou crente que até está mas mesmo assim, o problema principal é lembrar-mo-nos de o fazer. Já no meu mural do primeiro de agosto fui mais longe, porque o que expûs representa forma de ver e nem sempre se dá com o resultado.

      Há momentos estive a seguir através da TV daqui o que se passa em Silves e arredores,
      pois os reporters daqui estavam lá mesmo dentro, assim como vi os ataques dos Canadairs daqui vendidos aos espanhois. Era isso que com a costa que temos há uns cinco ou seis anos devíamos ter comprado como na altura disse em comentários neste blogue. Francamente, preferia não ter visto mas quando está a correr uma pessoa não é capaz de fechar a tv e depois fica doente. Oh, já me esquecia... eu até penso que sou doente.

      Também estive a ver a fatalidade aqui em baixo, pois também estão a sofrer imenso e agora até já têm mortos. Uma das áreas ardidas é duas vezes Montreal e a outra duas vezes Nova York, só que estes aqui incluiem as casas. Ante-ontem acho que eram mais de mil e quinhentas que tinham ardido. Hoje deve ser lindo.

      Isto faz-me lembrar quando foi do incêndio do Fort McMurrary aqui em Alberta em que houve quem achasse uma oportunidade para ataque político velado que não gostei, pois valermo-nos destas fatalidades para fazer ver os nossos pontos de vista, para mim não tem base nenhuma. Infelizmente no ano passado e agora até temos muito mais mortes e esses desgraçados assim como as respectivas famílias, não tiveram culpa nehuma.
      Pelo menos no nosso caso de Portugal tão pequeno, talvez seja possível encontrar um caminho que nos permita dar um acerto em caso de fogos porque nós cabeças temos, e mesmo que nos falte dinheiro já que até construímos auto estradas, estádios que nem os países ricos fazem de uma só vez e até o túnel do Marão derivado ao imenso tráfego que temos (quem somos nós), com uma boa resolução, estou crente que até se tornaria lucrativo para exportar como teria sido se tivéssemos comprado os canadairs que podem abastecer em mar por causa da ferrugem e mar não nos falta. Francamente, se duvido do poder de previsão e decisão dos nossos responsáveis políticos, já pelo contrário acredito na capacidade dos nossos especialistas e estou esperançado que toda esta experiência nos acabe por servir no futuro.

      Bem... Já perdi o euromilhões. :)

      Lá vão ficar os bichinhos para outra vez, só que eles são tão piquininos que não fogem.

      Abraço.

      Eliminar
    2. Por vezes uma pessoa também é apanhado com o que faz, Rafael. Ao fixar bem a primeira foto fico sem dúvidas que é da Lucinda porque me vejo lá de costas com a Joana. Assim, uma pessoa é apanhado.

      Eliminar
  2. Interessante! Fotos, com a beleza dos arranjos e o seu significado, tudo bem explicado.
    Salvaguardando as devidas proporções, lembro-me que quando era miúdo, ficava encantado com o calendário (com dia, mês ano) que todos os dias era actualizado no jardim da Portagem, junto à estátua do Mata Frades.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Alfredo Moreirinhas. Vieste-me lembrar esse relógio, assim como um que provávelmente na mesma época e muito mais tarde de certeza porque já era casado, havia no parque Dr. Manuel Braga.
      Estas Mosaículturas têm-se feito em alguns países mas aqui mais precisamente no Quebec, têm-nas feito em várias cidades pois aproveitam um bom número de trabalhos de um lado para o outro, estando este ano em Gatineau.
      Se por acaso cá voltares um dia, até sabes como procurar na net e aproveitas. Se fôr aqui em Montreal, é muito provável que seja no jardim botânico que só por si é excelente para ser visto mas também lá podes ver os jardins chinês, japonês com a sua secção de papeis, assim como o insectário. Também há para visitar o parque Jean Drapeau que podes ver na net, assim como a rua da McGill College que vai sofrer alterações mas não é mais do que uma rua esplanada com um museu e várias obras de arte, sendo a principal The Illuminated Crowd (A multidão iluminada) muito procurada pelos turistas de todo o mundo, incluindo o miradouro no edifício Vila Maria que é mais alto arranha céus de Montreal.
      Abraço.

      Eliminar