quinta-feira, 20 de agosto de 2015

«A boa morte do Loureiro» - Luís Fernandes

Video de Luís Fernandes, do blog Questões Nacionais, sobre o fim de mais um estabelecimento comercial da Baixa de Coimbra.

8 comentários:

  1. Esta reportagem, é mais um prego no caixão da nossa baixa coimbrã. Quem a viveu, como eu, diariamente, mais de uma década, percebe que a Baixa e a dita Baixinha das ruas estreitas, começa a ser um livro de memórias. Até a Farmácia Silcar, já de lá saiu. Era aí o meu poiso de fins de tarde e noites de serviço. Dos comerciantes que eram vizinhos e solidários. Havia espaço para todos e não havia guerras entre ninguém. Até permuta de mercadorias, quando algum tinha falta e se socorria do vizinho.

    O polícia de giro, que às duas da madrugada parava para beber um branquinho a gelar no frigorifico.Tudo morreu. Hoje, os que resistem, vão contando histórias de deslealdade e de comerciantes de costas voltadas uns para os outros. Substituiu-se o folclore de uma Baixa viva e colorida de gente e de lojas de referência ou mais modestas, por um requiem cada vez mais audível.

    Vivemos à sombra de uma universidade antiga e respeitada e de uma comunidade cientifica. Nos tempos que correm de globalização, em que cada urbe tem que saber enfrentar os desafios cada vez mais exigentes que se colocam, é pouco, muito pouco.

    Neste particular, são muitos os polos universitários de Portugal que começam a conquistar o seu espaço.

    Coimbra, a nossa Coimbra, parece que ainda não percebeu o apagão que já não lhe confere o estatuto de terceira cidade portuguesa

    Braga adquiriu esse estatuto, diz quem entende do assunto. Cidade viva, alegre, "infestada" de estudantes, com um comércio atrativo, fruto talvez do voluntarismo e da uma forma muito positiva de estar na vida dos nortenhos.

    Quem, como eu, gosta da nossa cidade, fica na boca com um travo amargo, ao ver e ouvir este documento ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Primeiro estou-me marimbando para Braga e de outras cidades que querem à viva força que sejam melhores que Coimbra.Cidades que há custa do Chico espertinho se endividaram quase até à insolvência em obras faraónicas como estádios , grandes avenidas desniveladas, cimento e mais betão e agora outros que paguem a factura factura !!!!basta ler a imprensa para saberem com foi a gestão nos últimos 30 anos!!!ps que lá estão agora limitam-se a gerir a dívida !!!Deixem também de atribuir à Universidade a peçonha que impede Coimbra de se desenvolver !Sera que Coimbra é a mesma cidade que à 30 anos?Certo que é a universidade que através dos tempos tem dado grande prestígio a Coimbra e continua a dar, razão porque em termos de turismo é dos locais mais visitados em Portugal!!Mais e muito mais havia para dizer sobre Coimbra ...Coimbra é de Portugal como a flor é do jardim, não há terra como a nossa, não há outra no mundo outra assim !!!!'

      Eliminar
  2. Castelão, não és mais de Coimbra do que eu ! Mas não vale a pena enterrar a cabeça na areia a fazer que não se passa nada ! "Coimbra é de Portugal como a flor é do jardim" tem realmente muito de romantismo.Só que os tempos são outros ! Como dizem os brasileiros "cai na real" . Por mim, é a minha cidade ideal para viver, o que não me impede de ter a minha visão crítica mas construtiva.

    Quanto a Braga, é considerada a melhor cidade para se viver. Pelo que conheço, estou tentado a pensar que há muito de verdade. Braga é hoje, indiscutivelmente, uma grande cidade. Eu até teria muito mais a dizer, mas fico-me por aqui, para não ser mal interpretado ...
    Boas férias ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quito subscrevo a tua opinião.
      Continuação de boas férias!

      Eliminar
    2. Fernando de Oliveira Rafaelagosto 21, 2015 1:26 da manhã

      Pois continuem a dizer mal de Coimbra.ficam muito bem na fotografia!Prefiro ficar desfocado...

      Eliminar
    3. Fernando de Oliveira Rafaelagosto 21, 2015 1:36 da manhã

      Ainda estás a Lagosar férias ?Ou já passaste às férias normais da Condessa! Em qualquer dos casos continuação de Boas Férias

      Eliminar
    4. Por aqui, está-se bem. Não faço ideia quando regresso. Lá para Setembro ...

      Eliminar
  3. "A. Loureiro, Ldª", comprei lá o meu primeiro frigorifico, quando casei, em suaves prestações de 100 "paus" mensais.
    Soube, por esta reportagem, do falecimento do Sr. Loureiro. Era um excelente comerciante, de grande simpatia e seriedade. Lamento sinceramente.
    Quanto à Dona Mariazinha, resistiu até quando pode. É a triste sorte do pequeno comerciante, numa cidade minada de grandes superfícies e num país onde o baixo poder de compra da população não permite que estabelecimentos deste tipo, que não vendem bens de primeira necessidade, sobrevivam.

    ResponderEliminar