quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

A neve chegou

A todos os que de uma forma ou outra contribuiem para este blogue e aos seus leitores, apresento os votos sinceros de 
um Novo Ano de 2016 pleno de Felicidade, Amor e Paz.

19 comentários:

  1. Amigo Francisco

    Este ano acaba mal. Mesmo muito mal. Andamos todos entretidos com as coisas mais elementares da vida e, de repente, um dos nossos ou nossas cai no chão para não mais se levantar. A morte, reles e traiçoeira, vai levando as nossas referências e ficamos sem jeito, como dizem os brasileiros. Então, começamos a perceber que é nos pequenos detalhes da vida que está a felicidade. A felicidade de ver, com os nossos próprios olhos, um jardim florido ou uma tela que nos entusiasma. A felicidade de nos deslocarmos pelo nosso próprio pé para o destino que desejamos. A felicidade de comunicarmos oralmente sem que nada nos impeça de o fazer. A felicidade de ouvir o rumor de uma nascente de água. A felicidade de ter saúde.

    É por isso Francisco, que neste dia escuro aqui por Coimbra, não te desejo um carro novo. Não te desejo uma casa nova. Não te desejo a lotaria. DESEJO-TE sim SAÚDE, esse bem precioso. E tu, por certo, entendes melhor que ninguém a dimensão das minhas palavras.

    Para o Ano cá estaremos e, na nossa idade, a caminhada já não se faz a galope. Vamos andando passo a passo, com os tropeções próprios de uma vida com muitas arestas para nós e para a sociedade que legamos aos nossos filhos.

    Continua com esse teu humor fino. Vai-nos dando conta desse universo em que te moves. Vai revelando esse incondicional amor a tua mulher e filha. Rindo e chorando, porque a vida não se faz de pragmatismos ou de uma qualquer gélida cartilha de conduta como um manual do exército. Porque é com o coração que vivemos e é quando ele desfalece que partimos.
    Não se vive só com a razão. Vive-se também com a emoção.

    BOM ANO, FRANCISCO. Também para tua mulher e filha ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eurico
      Quando de facto acontecem situações como a que se vive neste momento aí no bairro, todos levamos um sopapo. Até eu que estou longe e mal me lembro dela e do irmão mais novo pois quando saí daí a Belinha devia ter uns dez anitos mas quando casos destes acontecem inesperadamente e para mais numa pessoa ainda nova, é todo um choque. Só que estamos conscientes que a vida não tem prazo de validade e após os primeiros momentos, neste e noutros casos idênticos ou diferentes, devemos parar o nosso cérebro, reflectirmos e passarmos a aceitar a situação, sem que tal seja resignação. A aceitação é o primeiro passo. Isto em nada substitui o vazio, a saudade mas só assim podemos continuar a ter esperança no futuro, mesmo que já não seja longo. É essa esperança que nos dá energias e no teu caso muito especial que até tens um neto como muitos bloguistas, é aí que se vai buscar forças para enfrentar o dito futuro, a tal pontos que a esperança torne-se uma realidade. No meu caso já ultrapassei todas as garantias pois a medicina já não tem mais tratamentos para mim tanto no caso de cura como de alongamento do tempo de vida mas há sempre a esperança de que apareça um tratamento novo, o que até parece que está para acontecer. Se tal acontecer e se lá chegar pois esperança dá-nos uma força interior incalculável, enquanto andar nesse tratamento vou ter esperança que apareça outro ainda mais novo. Já aproveitei dois. É nesta energia dada pela Da. Esperança que todos temos que mergulhar para enfrentarmos o que está para vir com aceitação mas também com capacidade de luta. É claro que muito conta a qualidade de vida com que me mantêm e me dizem que vão manter. E se no momento da partida nos lembrarmos dos pequenos bons momentos que tivemos nesta vida como se fôsse um filme, partiremos em paz e felizes. Nada mais podemos desejar.

      Sem dúvidas e até sei que vives com emoção mas também sei que vives com muito coração.

      Um abraço para ti, São e restante prole cá do trio com votos de BOM ANO pleno de Saúde, Esperança, Amor e Paz.

      Eliminar
  2. Chico tudo de Bom para o 16 que vem aí.
    Muita Saúde para todos.
    Um Abraço e um dia de cada vez.
    Tonito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Tonito. Também te desejamos muita saúde, amor e Paz na companhia da Teresinha no próximo 2016.
      Um abraço cá do trio.
      Chico

      Eliminar
  3. Muita saúde, paz e muito amor para o Ano novo que se avizinha, um grande beijinho para ti , para a tua mulher e filha.
    Ana Maria.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradecemos e retribuímos os teus votos, tornando-os extensivos ao Franco.
      Beijos e abraços cá do trio.
      Chico

      Eliminar
  4. Dia a dia, mês a mês o tempo vai passando e, quando damos conta, lá vai mais um ano!
    O próximo terá momentos bons, momentos menos bons, mas a esperança de cá andarmos passando as estações do ano,na conversa de amizades e em paz será certa.
    Abraço-vos, meus amigos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um beijinho e um xi apertadinho dos amigos sinceros Lekas e Manel

      Eliminar
    2. É verdade, Celeste Maria. O tempo passa num instante e nós cá vamos todos indo com a convicção de para o ano cá estaremos para enviar mais uns abraços cá do trio. Votos nossos de um excelente ano de 2016.

      Eliminar
  5. Com a neve a bater leve, levemente, como quem chama por nós...que dizemos PRESENTE, para também te desejar a ti, LucindA e Joana um ANO 2016, que vos proporcione tudo(ou quase tudo...)que desejam.
    Vamos todos fazer força para que assim seja!
    Bom ano para todos OS "EG"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amen! Bom Ano para ti também meu Vovozinho.

      Eliminar
    2. Leve, levemente, cá vamos calcorreando os degraus da vida e com neve desta categoria, até é um delírio.
      Votos que o próximo ano lhe traga tudo de bom, Rafael, assim como a toda a família.

      Eliminar
  6. Para ti, Chico e para todos os meus amigos do Bairro, uns recentes, outros longa data, vão os votos de um Ano de 2016 cheio de coisas boas e com muita saúde porque o resto vem por acréscimo. O fim do ano está triste! Um xi coração para todos vós Lekas e Manel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Lekas. O fim de ano é triste mas temos que ter esperança no futuro com tanta força que tal seja uma certeza.
      É dentro desta certeza que desejo a ti e ao Manel um dois mil e dezasseis pleno de Saúde, Amor e Paz.
      Beijos e abraços cá do trio.

      Eliminar
  7. Chico! Aqui na Alsàcia, um Natal sem neve nao é propriamente Natal!Pouco a pouco, temos na imaginaçao como serà o Natal de 2099, na véspera dessa passagem para o ano 3000. Talvez possam ter férias de verao no inverno!Para jà, o reaquecimento climàtico é jà um facto. Pessoalmente acredito mais que seja um dos tais ciclos que o planeta Terra sofre ao longo de milénios do que efeitos causados pela falta de inteligência humana!
    Chico, votos dum 2016 com muita saude e a continuaçao da tua bela escritura, que tanto apreciamos! Grande abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvidas que não tivemos Natal e vá lá, vamos ter uma passagem do ano com frio e neve.
      Os ecologistas dizem que é derivado ao aquecimento da terra que para mim também terá a sua influência mas há muitos outros factores.
      O que acontece na crosta ártica, é que o vento frio que vinha da Baía de Hudson e virava para o Atlântico cortando-o depois de passar por cima de Montreal, agora vai a direito para os Estados Unidos e por isso lá há neve. Como esse vento frio não atravessa o Atlântico, o vento quente vindo do equador vai até ao norte e a crosta está-se a desfazer.
      Nos anos oitenta, dizia-se que a floresta boreal das Laurentides estava em perigo por causa das chuvas ácidas que vinham dos Estados Unidos. Elas continuam a vir e a floresta está a ficar uma maravilha.
      O polo norte aquece e o polo sul, arrefece.
      Os ecologistas falam e com razão em muitos casos mas os governos ocidentais também se aproveitam da situação. Quando o mundo não precisar de quarenta por cento da gasolina que gasta e muito menos do gáz natural que deve deixar de ser necessário dentro de cinquebnta a setenta anos, certos países produtores que andam a atiçar o terrorismo perdem os meios de apoio. Enfim, isto dá para todos os lados.
      A comprovar que pode ser cíclico, é que a falta de frio e neve também aconteceu em mil novecentos e cinquenta e quatro.
      Isto em nada tira a necessidade de se tomarem medidas contra o aquecimento do planeta.
      Votos de um dois mil e dezasseis com muitoa Saúde, Amor e Paz.

      Eliminar
  8. Bom Ano para ti e para a tua família e que não falte a saúde. O ano acabou triste mas que não nos falte a esperança para continuarmos a nossa caminhada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um facto que este ano acabou muito triste mas não podemos perder a esperança para o próximo ano. Primeiro temos que passar pela aceitação para podermos obter a paz interior e ir-mos buscar as energias interiores necessárias para fazermos face ao futuro. Muita coragem, Ló.
      Votos de um excelente ano com tudo de bom.
      Beijos e abraços cá do trio,
      Chico.

      Eliminar