segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Qual é este animal?

Adivinha fácil.

Há animais incansáveis pois nunca param de trabalhar. Começam antes e terminam depois do "sol a sol", sete dias por semana durante toda uma vida. Executam o trabalho com uma perfeição que uma pessoa pensa que estas árvores foram cortadas todas pelo mesmo profissional, utilizando sempre o mesmo tipo de máquina.

Foto tirada da página três do jornal Metro de 17 de Dezembro de 2015

Qual é este animal?

32 comentários:

  1. Respostas
    1. Se trabalha sol-a-sol, sete dias na semana, não é o Homem com toda a certeza...

      Eliminar
    2. Ledo engano. Conheço uns "cabras", aqui, que trabalham na roça, ou cortadores de cana-de-açucar, que precisas ver as condições de trabalho... similar à escravidão.
      Começam antes do sol raiar...e só dormem umas 2 horas, por noite.
      Mas, ao dizer que era o Homem, eu quis provocar. Chamar à atenção para a questão do desmatamento.
      O bicho que consegue deixcar uma árvores assim... é o castor.

      Eliminar
    3. Tem música, "a c e r t o u". Trata-se do castor canadiano que é um roedor de grandes dimensões que vive tanto na água como em terra. Simbolo emblemático do Canada, é hoje uma raça protegida pois calculam que houve umas centenas de milhões que foram exterminados pelos caçadores no passado. A sua pele muito apreciada na Europa, originou uma indústria de caça dos séculos dezasseis ao dezanove e que era práticamente o principal bem comercial do Canada que nessa altura era francês. Estendia-se desde o norte gelado até ao Golfo do México.
      Só a sua alta capacidade de reprodução, evitou o seu desparecimento.
      É nos cursos de água que acumula um grande número de troncos e ramos de árvores originando barragens, para aí construir a sua casa com uma entrada por baixo que dá para a água a fim de evitar os depredadores.
      São pouco desejados pelos agricultores pois ao construírem as suas barragens provocam grandes inundações nos campos. Os serviços florestais acompanham constantemente estes animais de perto para evitar as inundações e recolocam-os junto a cursos de água e zonas pantanosas envolvidos por floresta, tão desejados por esta raça de animais

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Dom, fizeste-me lembrar de uma cena, presenciada por uma colega, que é professora de alfabetização de adultos. Ele levou um colega para dar uma palestra, em uma de suas aulas, sobre meio-ambiente, destruição e sustentabilidade.
      Em dado momento, o palestrante dizia sobre o mal que o Homem causa à Natureza, devastando-a...etc e coisa e tal.
      Um homem, sentindo-se incomodado com aquelas "acusações", levanta-se e interrompe o palestrante: "Tudo só é culpa do homem? E da mulher?" rsss

      Eliminar
    2. Roem todos na mesma, Rafael. :) Os castores/as não fazem descriminação de sexo. São muito equilibrados/as.
      Só que são uns artistas, pois sabem roer: não consta que alguma árvores lhes tenha caído em cima.

      Eliminar
    3. ...isso mesmo; esse Homem Adulto fez a pergunta que tinha que ser feita!!!
      Engasgou o palestrante!!!!

      Eliminar
  3. Bem, cá vai um palpite : animal roedor, semi - aquático, neste caso o simpático castor ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... que, neste caso, não é simpático.

      Eliminar
    2. Sem dúvidas, Quito. É o castor.

      Aqui ficam duas:

      Há dias ficaste admirado que os polícias enviassem acidentados da estrada em cadeiras de rodas dar um aviso aos conductores faltosos.
      Esta semana, puseram em duas páginas de todos os jornais assim como na TV, a fotos dos jovens dos dezasseis aos vinte e seis que morreram a conduzir no corrente ano. Choca mas faz pensar.

      Vais gostar desta: - Como habitualmente já começaram a distribuir os sacos alimentares de Natal a cento e trinta mil famílias, mais gente do que Coimbra. Só que este ano, todos levam um livro.

      Eliminar
    3. Nada simpáticos, Carlos Viana e neste caso até fizeram este trabalho a uns sete kilómetros de onde vivo, indo de carro. Se fôsse possível ir em linha recta, não deveria chegar a dois.

      Para teu consôlo, este ano não tem havido frio nem neve. Não é nada bom pois os animais que hibernam andam desnorteados e para mais não encontram frutos para comer, pois já estão fora da época. Também não é bom para os seres humanos porque no próximo ano vamos ter mosquitos em grande quantidade. É mau para os agricultores, porque o frio mata todos os parasitas e larvas. No frio, só as minhocas se safam construindo produndos tuneis à procura da terra quente o que provoca uma oxigenação da mesma melhor que qualquer tipo de adubo.
      A natureza é uma engrenagem maravilhosa.

      Eliminar
    4. Não há problemas, Carlos Carvalho. Aí não há castores e aqui nunca vi carvalhos. Como digo acima: a natureza é uma engrenagem maravilhosa. :)

      Eliminar
  4. A casa esta bem arrumada, haja quem acabe com o resto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São muito briosos no que fazem, Tonito. Em chegando a primavera, a cãmara substitui as árvores com as que tem num viveiro a alguns kms de Montreal e que pertence ao jardim botânico.

      Eliminar
  5. Bem como acertei quero um prémio, Chico ... pode ser um Ferrari que sei que és generoso e uns mãos - largas ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. uns não ... um mãos largas ...

      Eliminar
    2. Esté certo: uns mãos largas!Estavas a incluir o ADM desta espécie de blog!

      Eliminar
    3. Quanto ao prémio, Quito: vai saír mais abaixo.
      Quanto ao Ferrari, fizeste-me lembrar a minha filha quando era miúda. Disse-lhe que queria como prenda de Natal um Ferrari, um Lamborghini, um Maserati e um Rolls Royce. Para minha admiração, até arranjou. Deu-me doze máquinas no género do que tinha pedido, num calendário para o ano seguinte.

      Eliminar
    4. Óh Chico, para calendários ninguém bate Manel Chelo, que é o mecânico de Salgueiro do Campo, que tem na oficina dele umas gajas nuas montadas em motorizadas Famel Zundap ... mas quais Ferraris qual carapuça !!!

      Eliminar
    5. Ai este Quito. Estás mesmo ao lado do assunto. A Joana não ia dar um calendário desse género ao ingénuozinho do pai. :)
      As motorizadas contraproducentes porque causam muita fricção.

      Eliminar
  6. Não são castores...são castradores das árvores!

    ResponderEliminar
  7. Chegou o grande momento com a atribuição dos excelentes prémios à moda canadiana.

    Diploma invisível da alegria:

    Chama a Mamãe!
    Quito Pereira


    Certificado da subtileza:
    Carlos Carvalho.

    Certificado da perspicácia e poder de observação:
    Tonito.

    Certificado da creatividade com a criação de uma nova raça de animais:
    Rafael.

    Certificado de presença e distracção:
    Carlos Viana pois sendo pessoa de altos conhecimentos, esqueceu-se de responder à pergunta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nota: - Todos os certificados descritos acima são invisíveis, para que haja uma maior profundidade mental do actos de cada um. Se fôssem em papiro, ainda os perdiam.

      Eliminar
    2. Certificado de Paciência: Joana Silva que vai dando fotos para esta espécie de blog e não vê um tostão do Administrador desta coisa ...

      Eliminar
    3. Bem pode esperar..., Quito. Com um forreta desses, não vai levar nada. O que me admira é que o Administrador ainda vai dando uns palpites sobre a "massa" invisível... talvez para não se perder.

      Eliminar
  8. Os castores são uns bichinhos simpáticos e, pelos vistos, bem habilidosos a cortar as arvores. E a propósito dos castores muito se conversou aqui mas, o que mais me impressionou, foi o post da Chama a Mamãe quando lembra os trabalhadores da roça a trabalhar como escravos. É lamentável em pleno séc. 21
    E os prémios estão muito vem distribuidos, Chico.

    ResponderEliminar
  9. Infelizmente há muito tipo de escravo por este mundo fora, Ló. Aqui a escravidão mais usual, é a sexual. A semana passada, polícia perseguiu um carro por ter faltado ao código e quando ele bateu numa árvore, saíu a correr da porta de trás uma miúda algemada que tinha sido raptada no dia anterior. Noutro caso perseguiram um carro porque uma miúda nova lhes levantou dúvidas, e quando o motorista e a miúda entraram num armazém, os dois polícias que iam no carro resolveram entrar para conversar e ver. Só que quando entraram, estavam lá muitas as miúdas raptadas. Estes dois casos em duas semanas. Há muitas em Toronto raptadas aqui e quando tentam intervir dizem que estão de livre vontade, de tal forma estão dominadas e com medo do que possa acontecer ao familiares. Vivemos num mundo cão.
    Mas há muito mais: muito marinheiros dos barcos civis são recrutados num porto com o contrato de lhes pagarem um x todos os meses e o restante enviado à família. Só que não lhes pagam nem a eles nem à família para que não saiam no próximo porto e assim podem andar meses, a não ser que prefiram desertar num porto sem dinheiro.
    Ainda há mais mas não vale a pena deixar tudo aqui.

    Mas não pode passar nada e assim recebes:

    - Um certificado invisível referente à sensibilidade apresentada por um assunto de fundo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ao referir-me aos barcos civis no meu comentário acima, refiro-me aos cargueiros.

      Eliminar