quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Arte pública em Montreal

Passeando em Montreal deparamos com os mais diversos tipos de arte mas é no campo de jardins e murais que estamos constantemente a sermos surpreendidos.
A cãmara tem dado uma grande liberdade ao poder criativo dos diversos artistas que ao longo dos anos têm vindo a animar as ruas desta cidade e podem-se ver murais dos mais diversos estilos.

Grandes desenhos dentro do próprio mural assim como formas e côres das mais variadas pois as crianças não são esquecidas.
A liberdade criativa vai-se vendo por todo o lado.
Pela primeira vez o Brasil se fez representar com um trabalho intervencionista alertando para a tentativa de exterminação do povo Guarani-Kaiowá segundo dados da wikipédia. Provávelmente que este mural simboliza o assassinato do chefe Marcos Verón.
Esta menina é um excelente mural dentro do campo clássico, a que Jarus já nos habituou.
Um trabalho de excelente qualidade representando uma avestruz.
Os jardins fazem parte do panorama da cidade, pois a cãmara com os seus parques e ruas ajardinadas dá o exemplo.
E os privados seguem o exemplo nem precisando de terra para porem à prova o seu poder criativo.

7 comentários:

  1. Já estamos vendo que os murais por aí é uma fonte inesgotável onde a qualidade é "toque" de ordem.
    Temas não faltam abordando os mais diversos aspectos da actualidade que a criatividade dos artistas faz realçar.
    Surprendente também a actualidade brasileira não escapou..Temer Jamais ou Témer Jamais!! Temer talvez...Témer vamos ver...
    Na parte de jardins a amostra é de fino recorte!
    Com uma colaboração destas esta espécie de blog segue de vento em pôpa!
    Fico grato! Abraço

    ResponderEliminar
  2. Há muitíssimos murais, Rafael. Para crianças há mesmo com desenhos muito maiores do que aqui se vê que para nós não têm graça nenhuma e nas côres que menos esperamos como cor de rosa com preto por exemplo. Fazem parte do festival mural internacional e alguns são feitos por artistas vindos do estrangeiro. Para adultos nem se fala, há de muitos estilos.
    O mural brasileiro deixa de facto uma mensagem bem clara para todo o mundo. Penso que o efeito foi fazer passar as fronteiras.
    Aqui, desde que não se imponham ideias a ninguém, pode-se expôr e falar de tudo.
    Outra fonte inesgotável são os jardins aonde contam muito os privados. Passear-se em Montreal é uma maravilha. Jardim como o último, até em cima do cimento nos quintais do bairro se poderiam fazer.
    A avestruz é um trabalho de valor intenacional que pertence ao Museu das Belas Artes desta terra. A velocidade é tal que até vai de patins.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. São belos murais. Tenho grande respeito por este tipo de manifestação artística. Também Lisboa tem um contributo valioso neste tipo de arte. Inclusivamente, há roteiros para visita aos murais da capital portuguesa. Há dias, na TV, passou uma reportagem e deu para ver aquilo que por vezes escapa ao cidadão comum, atarefado nas obrigações do seu dia a dia.
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Se bem que tudo dependa do que cada um considere excelente, Lisboa e Porto têm excelentes murais, Quito. Até tenho quem me tenha enviado alguns. Coimbra é que custou a arrancar mas agora já começam a dar valor. Quanto a roteiros e visitas guiadas, quase todas as grandes cidades têm. Só que os roteiros sendo melhor do que nada são feitos para turistas, quero dizer: são pacotes para serem vistos em pouco tempo, o que já é muito bom. No meu caso aproveitei andar a fazer a manutenção em bicicleta, informava-me dos "pacotes" e depois ia à procura dos que estão espalhados sendo alguns de alta qualidade e que muitas vezes só se encontram por mero acaso. Hoje com a experiência que tenho, mesmo sem bicicleta vou aos sítios certos e foi assim que descobri que pela primeira vez o Basil esteve representado no festival deste ano. É claro que tratando-se do Brasil, não ia deixar de vos mostrar.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. Impressionante e rara beleza de pinturas e jardins!

    ResponderEliminar
  6. Nesse campo nunca faltam, Celeste Maria. É só saír à rua para ver jardins por todo o lado,ou ir a certas zonas para ver uma maior concentração de murais. Arte vê-se mais no centro da cidade ou também um pouco polvilhada.

    ResponderEliminar