segunda-feira, 24 de abril de 2017

A NOBREZA DE UM GESTO ...






 Michele Scarponi ...

Ontem sábado, o ciclismo mundial ficou de luto. Michele Scarponi, um dos melhores ciclistas do pelotão internacional, faleceu vítima de acidente em Filottrano, sua terra de nascimento. 

O italiano, que acabara de se classificar em quarto lugar na Volta aos Alpes, tendo inclusivamente ganho uma etapa, deslocou-se a casa para ver a sua mulher e filhos, antes de regressar à competição na Clássica Liége – Bastogne – Liége. 

Tendo necessidade de treinar, saiu de casa na sua bicicleta para não mais voltar. Atropelado por um camião, perdeu a vida. De legado, deixou viúva e dois filhos de menor idade. De legado ao desporto, o ciclista da formação da Astana deixou também vários êxitos desportivos, sendo o mais sonante a vitória na Volta a Itália de 2011.


O trágico acontecimento, deixou o pelotão internacional em choque. Todas as equipas se referiram incrédulas e sentidas perante a triste notícia.


Alejandro Valverde, espanhol de nascimento a correr pela equipa da Movistar, é outra grande referência do ciclismo internacional. Hoje, chegou na frente da última etapa de 258 quilómetros da Clássica Liége – Bastogne - Liége. Venceu a etapa e ganhou pela quarta vez a importante corrida do calendário mundial de ciclismo.


No fim da corrida, rodeado pelos meios de comunicação social, visivelmente emocionado, preferiu lembrar Scarponi do que falar do troféu que acabava de ganhar. E dizer que os vinte mil euros que lhe são devidos da vitória na prova, vão integralmente para a família do malogrado ciclista. 

Lembrar que Scarponi nem era espanhol nem sequer pertencia à equipa de Alejandro Valverde. Eram, apenas e só, adversários da estrada.


Perante a tragédia, a rivalidade dos dois campeões na arte de pedalar em cima de uma bicicleta alta de competição, teve o seu epílogo.


Alejandro Valverde, deu na tarde de hoje, no final de mais um dia de glória para ele e para a sua equipa, uma lição de que ainda vale a pena acreditar nos Homens. Nos Homens bons, de rija têmpera e coração mole, como este simpático espanhol nascido em Múrcia, capaz desta pérola de solidariedade … 
Quito Pereira    
 

3 comentários:

  1. Isso, sim, verdadeiro espírito do esporte.
    Ainda acredito na Humanidade. Gestos, assim, nos dão esperança.
    Parabéns, também, Quito, pela matéria.

    ResponderEliminar
  2. Este exemplo deveria ser publicitado!
    O verdadeiro espírito desportivo.
    Enquanto na escola ,sempre dizia aos alunos que sem adversários não haveria jogo...

    ResponderEliminar
  3. Felizmente que não só neste deporto como em outras modalidades se toma conhecimento de gestos de humanidade perante situações delicadas.
    Sempre que são conhecidas deviam ser bem publicitadas!

    ResponderEliminar