quinta-feira, 28 de junho de 2018

Uf… Está cá um calor…

O verão chegou, a pequenada goza férias, o calor apertou e não há nada como um baninho com a máxima segurança possível para os miúdos se refrescarem.

Trabalhando nos dias de hoje a duas testas do casal, nem sempre é fácil encontrar um responsável para ficarem com as crianças de acordo com as suas posses económicas, pelo que as pessoas recorrem muitas vezes aos campos de férias para lhes ficarem com os miúdos durante o dia. Este sistema muito em voga por estes lados, tem o condão de dar trabalho durante as férias aos estudantes mais velhos que num certo número de vezes já completaram o secundário. Por outro lado vai-os formando não só no contacto com os pais e crianças, como na criação, gestão e desenvolvimento de actividades que mantenham os miúdos ocupados durante o dia. Este trabalho de verão para estudantes, conta muito para aqueles que não trabalham durante o ano pois em acabando o curso é uma mais valia que devem incluir no seu CV, para provarem que têm experiência de trabalho canadiano.
Sendo o verão a época propícia para actividades ao ar livre, a cidade tem uma rede de parques que permitem a prática de vários lazeres quer seja ao sol ou à sombra,
assim como a utilização de zonas para as crianças se refrescarem com elevada segurança, evitando as piscinas que se destinam mais aos adolescentes.
Mesmo uma criança que tenha ludibriado o contrôle dos monitores, dificilmente corre perigo iminente.
Se bem que cedo, já se vai vendo uma criança acompanhada pois a grande afluência começa por volta das onze da manhã com os campos de férias.
O responsável pela manutenção do parque fez a sua inspecção ainda muito cedo para evitar a distracção causada pela presença de estranhos, deixando tudo a funionar.
Ao deixar o parque, reparei que acima dos meus olhos estava a placa de identificação, "Parc de l’Estrie".
Nela pode-se ler as horas de utilização do mesmo e o número de telefone a utilizar para o caso de ser necessário qualquer tipo de manutenção e limpeza. Só assim, com uma cãmara que se preocupa com o bem estar dos seus cidadãos, a cidade pode apresentar uma cara lavada.

4 comentários:

  1. Excelente postagem com imagens bem refrescantes onde as crianças e não só podem passar bons momentos auferindo de jardins tão bem cuidados.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem toda a razão pois são para crianças mas também lá se vêm adultos.
      Antigamente tinham piscinas com água até ao joelho, o que não era muito seguro e por isso tinham nadadores salvadores. Nas que ainda não alteraram e são muitas, puzeram uns canos bonitos ao alto para deixar saír a água e não enchem mais a piscina, até que resolvam a situação definitivamente, Rafael. Penso ainda mostrar outros casos.
      Abraço.

      Eliminar
  2. Boa postagem, Chico ! Lá como cá, a indisponibilidade dos pais para tomarem conta dos filhos em tempo de férias. E a forma como por aí se resolve com campos de férias a preocupação dos progenitores. Também relevante a preocupação com a segurança das crianças, num mundo cada vez mais perigoso.
    Gostei de ver as fotos. Tudo com bom aspeto e organizado.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este tipo de organização já existia quando cá chegamos e até tiramos proveito dela. Temos é que ser equilibrados no uso dos meios à disposição. Aconteceu que um miúdo quando chegou o momento de voltar para a escola não quiz ir, porque segundo ele não tinha tido férias. Precisava de descansar.
      Este ano está a acontecer um problema com a falta de monitores pois com os imensos festivais que há por aqui todo o ano e até pagam mais, é a lei da oferta e da procura.
      Infelizmente a maldade aqui é muita e estes parques não só são muito vigiados pela polícia como pelos interessados pelas crianças. Ainda na semana passada um que andava a rondar um parque, foi apanhado a duzentos kilómetros de distância. É por isso que quando fazia fotografia, tinha de ter muito cuidado pois à mínima desconfiança é um problema e até têm o seu fundamento. Por outro lado as pessoas dão muito valor à sua intimidade e não gostam de serem exposta em fotografias. Por vezes até podem estar num sítio que não queiram que se saiba.
      Como as áreas destes parques são razoáveis, nem sempre saímos pelo lado aonde está a placa de identificação. Aqui há dias ficaste admirado com a limpeza da cidade se bem que não sejas a primeira pessoa a falar nisso mas nessa placa, até têm o número de telephone para o caso de haver algum problema de limpeza e manutenção. São cuidados que os responsáveis devem ter. Não é a primeira vez que se referem à limpeza que vêm aqui, o que me deixa admirado pois é básico para a saúde pública. Estou convencido que o problema está no sistema económico que parece que não mas também está ligado. Um problema de saúde aqui em tribunal, pode ir logo a uns milhões pelo que é melhor ter tudo correcto do que andar a pagar. Depois também conta a nossa mentalidade que ainda arranjamos desculpas para isto ou aquilo porque são muito boas pessoas. Ninguém diz o contrário da pessoa em si mas uma falta para esta gente aqui, é sempre uma falta. Ao princípio eu até ficava admirado com a atitude deles quando descobriam um problema.
      Tenho andado à procura de postagens sobre a limpeza da cidade mas no EG não tenho encontrado. Como a limpeza já foi motivo de admiração em vários comentários, talvez crie uma postagem o mais completa possível para poderem ver como resolvem aqui.
      Hááááááá, não me esqueço…, agora com um olhito que vai sobrevivendo continuo a ler as tuas postagens.
      Um abraço.

      Eliminar