terça-feira, 27 de julho de 2010

JÁ CONHECEM...MAS VALE A PENA RELER!!!


A L Z H E I M E R (interessantíssimo)

A cada um minuto de tristeza, perdemos a oportunidade

de sermos felizes por 60 segundos.

Sobre o ALZHEIMER
Roberto Goldkorn é psicólogo e escritor

Meu pai está com Alzheimer. Logo ele, que durante toda vida se dizia 'o Infalível'. Logo ele, que um dia, ao tentar me ensinar matemática, disse que as minhas orelhas eram tão grandes que batiam no tecto. Logo ele que repetiu, ao longo desses 54 anos de convivência, o nome do músculo do pescoço que aprendeu quando tinha treze anos e que nunca mais esqueceu: esternocleidomastóideo.

O diagnóstico médico ainda não é conclusivo, mas, para mim, basta saber que ele esquece o meu nome, mal anda, toma líquidos de canudinho, não consegue terminar uma frase, nem controla mais suas funções fisiológicas, e tem os famosos delírios paranóicos comuns nas demências tipo Alzheimer.

Aliás, fico até mais tranquilo diante do 'eu não sei ao certo' dos médicos; prefiro isso ao 'estou absolutamente certo de que....', frase que me dá arrepios.

E o que fazer ... para evitarmos essas drogas?

Como ?

Lendo muito, escrevendo, buscando a clareza das ideias, criando novos circuitos neurais que venham a substituir os afectados pela idade e pela vida 'bandida'.

Meu conselho: é para vocês não serem infalíveis como o meu pobre pai; não cheguem ao topo, nunca, pois dali só há um caminho: descer. Inventem novos desafios, façam palavras cruzadas, forcem a memória, não só com drogas (não nego a sua eficácia, principalmente as nootrópicas), mas correndo atrás dos vazios e lapsos.

Eu não sossego enquanto não lembro do nome de algum velho conhecido, ou de uma localidade onde estive há trinta anos. Leiam e se empenhem em entender o que está escrito, e aprendam outra língua, mesmo aos sessenta anos.

Coloquem a palavra FELICIDADE no topo da sua lista de prioridades : '7' de cada '10' doentes nunca ligaram para essas 'bobagens' e viveram vidas medíocres e infelizes - muitos nem mesmo tinham consciência disso.

Mantenha-se interessado no mundo, nas pessoas, no futuro. Invente novas receitas, experimente (não gosta de ir para a cozinha ? hummmm... preocupante).
Lute, lute sempre, por uma causa, por um ideal, pela felicidade. Parodiando Maiakovski, que disse 'melhor morrer de vodca do que de tédio', eu digo : melhor morrer lutando o bom combate do que ter a personalidade roubada pelo Alzheimer.

Dicas para escapar do Alzheimer :

Uma descoberta dentro da Neurociência vem revelar que o cérebro mantém a capacidade extraordinária de crescer e mudar o padrão de suas conexões.

Os autores desta descoberta, Lawrence Katz e Manning Rubin (2000),revelam que NEURÓBICA, a 'aeróbica dos neurónios', é uma nova forma de exercício cerebral projectada para manter o cérebro ágil e saudável, criando novos e diferentes padrões de actividades dos neurónios em seu cérebro. Cerca de 80% do nosso dia-a-dia é ocupado por rotinas que, apesar de terem a vantagem de reduzir o esforço intelectual, escondem um efeito perverso; limitam o cérebro.

Para contrariar essa tendência, é necessário praticar exercícios 'cerebrais' que fazem as pessoas pensarem somente no que estão fazendo, concentrando-se na tarefa. O desafio da NEURÓBICA é fazer tudo aquilo que contraria as rotinas, obrigando o cérebro a um trabalho adicional. Tente fazer um teste :

- use o relógio de pulso no braço direito;
- escove os dentes com a mão contrária da de costume;
- ande pela casa de trás para frente; (vi na China o pessoal treinando isso num parque);
- vista-se de olhos fechados;
- estimule o paladar, coma coisas diferentes;
- veja fotos de cabeça para baixo;
- veja as horas num espelho;
- faça um novo caminho para ir ao trabalho.
A proposta é mudar o comportamento rotineiro !
Tente, faça alguma coisa diferente com seu outro lado e estimule o seu cérebro.

Vale a pena tentar !
Que tal começar a praticar agora, trocando o mouse de lado ?

Pense profundamente
Fale gentilmente
Ame bastante
Ria frequentemente
Trabalhe com afinco
Dê com generosidade
Pague pontualmente
Ore fervorosamente
E seja bom...

(Elmer Wheeler)

marcadores: Celeste Maria - Alzheimer

11 comentários:

  1. Interessantíssimo! Li com muita atenção e já reencaminhei!

    ResponderEliminar
  2. Li,reli e estou praticando....
    Vale mais prevenir do que remediar...e o remediar nesta doença não adianta muito!

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito deste texto. Por estes lados falam muito nestes tipos de doenças. Nunca é demais falar na manutenção física diária pois além de outros motivos, tem muito interesse a oxigenação cerebral. Tudo quanto foi dito da NEUROBICA é uma excelente ajuda, só que agora descobri que ao criar um blog, faz-se muita ginástica de neurónios, por vezes aquecem mesmo. É um artigo muito bem escolhido, pois está sempre actualizado e pode alertar desprevenidos.

    ResponderEliminar
  4. Li,reli e cada vez me vem mais à memória o que o que foi conviver com meu pai e agora com meu sogro, esta terrivel doença.
    Apesar de gostar imenso do que li, as lágrimas querem soltar-se...
    O autor tem razão,e o ultimo poema diz tudo, como estou a aprender tanto com vocês.
    Um beijo Celeste. Cristina Antão

    ResponderEliminar
  5. Celeste Maria
    É um artigo muito interessante, que li com muita atenção. Perante os "ensinamentos", mais me convenço de ler e escrevinhar faz bem. Para mim, que vivo isolado de quase tudo é, talvez, uma boa terapia. Pode ser que o parafuso se desaperte mais tarde. No dia que deixe de ler e de me entreter no meu passatempo de alinhar as palavras à minha maneira, estarei meio-morto.
    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Li tudo com atenção, mas quando cheguei ao fim, já não me lembrava de nada do que tinha lido...:)))

    ResponderEliminar
  7. Pois,pois...mesmo assim não sei se nos
    livramos!!!

    ResponderEliminar
  8. Não há nenhuma doença que não me preocupe. Mas esta deixa-me em pânico. Não consigo ( e não quero... ) imaginar o que é padecer dela.

    Para aliviar a tensão que estes pensamentos me trazem:

    Amigo Quito, na linha dos conselhos acima, de alterarmos as rotinas, porque não experimentas por exemplo aí em Salgueiro do Campo, cavares terra com o cabo da enxada, comeres o caroço das cerejas e dares as cerjas descaroçadas ao pessoal do Samambaia, escreveres os teus textos com lápis ou caneta, em vez de digitares o computador?

    ResponderEliminar
  9. Celeste,
    Li com muita atenção o texto em que alertas para os perigos de sermos atacados pelo senhor ..., espera, como se chama ele?

    Olha lá, este não é o mesmo sacana que, há dias, se espetou em cima da Olinda?
    O que valeu à Olinda foi ter amigos por perto que rapidamente a socorreram.

    Carlos Viana.

    ResponderEliminar
  10. Foi esse foi, Carlos! Lembro-me perfeitamente!
    Ela diz que o mandou sair, mas o gajo não queria...

    ResponderEliminar