quarta-feira, 13 de abril de 2016

BAIRRO NORTON DE MATOS E NÃO SÓ...CAVALO SELVAGEM - BAIRRO.ANOS 50 e 60, por aí

Era para ter sido postada há mais tempo a propósito...    não sei bem de quê mas ficou esquecida!
Mas vem sempre a tempo de "RECORDAçÕES"!!

MAS HOJE BATEU A SAUDADE!
Alguma da  Geração mais velha do Bairro



FOTO nº 1 ...no Cavalo Selvagem em época de exames:João Azevedo,  seu sobrinho César, Domingos(morava em casa do senhor Reis e Fernando Rafael
FOTO Nº2  Zézito Velha e as ovelhas do Manel Padeiro


FOTO nº 3- Cavalo selvagem: Isabel Rafael, Lurdes Abegão,Adélia Rafael, Luis(pasteleiro) Isaura Soares(?) Olinda Rafael e...as ovelhas do Manel Padeiro


FOTO nº 4 -Renato Santos



FOTO nº 5  Durante um dos magustos no Pinhal de Marrocos:alguns que reconheço nesta foto: Rui Bento, Teresa Bento, Milita Moutinho,Fernando Peres/São Umbelino Zé Bráz(?),....

FOTO Nº 6 -Adélia Rafael, Clara Abegão, Paulo Rafael, Judite Marques,????.Lurdes Abegão Isabel Rafael(?)
Fernando Rafael, Luis Monteiro(Luis Pasteleiro), e  Abel(morava em minha casa e é meu primo.

FOTO Nº 7   Fernando Quaresma, Carlos Dias
Confirmado: Na foto nº 7 sou de facto eu (Carlos Dias).

FOTO nº 8  Para aqui quem dá nomes'
esclarece o Nito: Na foto 8,o Albino Reis e irmão do meio
A Ló esclarece:Devo corrigir, na foto 8 a Jubi está do lado esquerdo e a Paula Gaspar do lado dto.
A Jubi era a irmã do Duarte que jogou na Acadaémica e que mais tarde foi médico
Penso serem meninos e meninas da rua de Angola


FOTO nº 9  Esta o Nito sabe e esclarece:
;na foto 9,será o Nito,Jorge e Nélita?
FOTO nº 10  Que lindo rancho da Praça da India 
FOTO nº 11  ??? Gina e Ló
O Chico substitui os ??? por:Na foto 11 vêm-se: Ana Roque, além das referenciadas Gina e Ló

Foto nº 12 
 Esclarece a Ló:-Final do 5º ano do Liceu.
Lurdes Ferrete, Isabel Pires Lima(não do Bairro), Ló, Nela Sarmento, Ana Roque, Rosário

FOTO nº 13 - Estará aqui a Isabel Fernandes? E quem mais?
FOTO nº 14.....Teatro com...

FOTO nº 15 -Alguns/as: Lurdes Abegão,Fátima Reis,Rosa Reis,Quim Reis,Teresa Bento...


FOTO nº 16  Lau, Quim Reis...e mais?
Rui Piçarra,Qim Reis,Rui Felício,Vasconcelos.....,
FOTO nº 17
FOTO nº 19 Dona Rosa, Celeste Maria, João José, Sr Ferreira

FOTO Nº 18 
além de mim, estão em baixo, a Rosita Malhão à esquerda e o Eloi à direita. A menina e o mais pequenito não me lembro... A montra era da mercearia do Sr. Manuel e da D. Odete. de gravata o primo do Zé Velha
FOTO Nº 20
Aqui à frente no baile de auotestrada(?) São Umbelino/Mário Santos, mais atrás Raul Chocolate/com o par(?), mais atrás Isabel Soares/Rui Umbelino
FOTO n 21
FOTO nº 22
E aqui na Praça de Ceuta?. Nomes


FOTO nº 23
Centro Norton de Matos.Coroação de "UMA RAINHA"
FOTO nº 24
 Rua de Moçambique...na da Rua de Moçambique, sou eu-Ló- que estou a brincar no meio da rua e o carro do lado dto era do meu pai, um Taunus. Não sei quem é a menina que está comigo, julgo ser a Angela Miguéis. Lembro-me muito bem do casaco que tinha vestido, Feito pela minha Mãe dum casaco. Saudades


FOTO nº 25
Também fomos ao Baile do CNM!- A Dona e o Dom Castelão


Baile no CNM I- ao fundo lado direito o Sr Ferreira pai do Jo Moutinho do Nando e da Emilita


Baile CNM II


 Baile CNM III
João Ferreira, Dona Rosa, Celeste Maria, Fernando Rafael, José Alvim, Teresa

Aqui só reconheço  amenina do lado direito: irmã do Jorge Rosa
Baile CNM IV
Baile CNM V
Vitor Costa e.mais?
O Quito comentou: a menona que está ao lado do Alfredo parece-me ser uma das manas Ferrinha.Eu diria ou a Isabel ou a Fernanda
Baile CNM VI

Baile CNM VII
Informação do Quito e do Alfredo Moreirinhas: O Galã dançarino é o Carlos Falcão,( e a menina, quem sabe?) ao lado direito a Ana Pera Roque e o Zeca Ferrão

EG

64 comentários:

  1. Na penúltima foto aparece um gajo com muita classe!...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu reconheci-o pela gravata, que fazia parte da colecção Primavera/Verão/Outono/Inverno e que foi desenhada pelo próprio.
      O casaco deve ter sido emprestado pelo Chico Nunes que, se bem me lembro, era o único que não andava metido nestas coisas e tinha bom físico.

      Eliminar
    2. Pela primeira vez, o Sr. Biana acertou numa e errou metade da outra!
      A gravata foi mesmo desenhada e feita por mim, na máquina Singer que ainda hoje tenho. Deves ter acertado e chamou-te a atenção, porque nunca tinhas visto uma gravata com tanta categoria.
      O casaco, era. de facto, emprestado mas não pelo Chico Nunes, foi um vizinho que eu tinha, de nome Saraiva Nunes (por acaso, também era Nunes), que era antiquário e tinha lá guardado este casaco. Como não cheirava a naftalina, eu aproveitei, com a condição de o devolver sem nódoas!...

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Eu? Juro que não, Mamãe. Ainda nem estava em Coimbra. Devia estar a chegar...

      Eliminar
    2. Devias estar a chegar e a pedir autorização para vir estudar e viver numa cidade de tanta categoria!... Maldita a hora em que eu votei sim!...

      Eliminar
    3. rsrsrsrs...vocês são os caras!
      Divirto-me! Não posso morrer sem conhecer a todos!

      Eliminar
    4. Se não te despachas, nós é que morremos sem te conhecer...
      Por mim falo, pois claro!
      Um beijinho, com todo o respeito.

      Eliminar
    5. Inté eu preciso desse despacho. Por motivos!

      Eliminar
  3. ...será o gémeo?
    Se fosse mesmo ele sabia quem eram as duas beldades que o acompanham neste baile!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mal sabiam as beldades que o andavam a treinar para ir para a guerra em Timor!

      Eliminar
    2. Só sei, e nunca poderia esquecer, quem é a que está ao meu lado. Não digo nomes, mas posso-te dizer, que foi uma que no 1º EG, pediu a palavra e foi ao palco, falar de mim, fazendo um elogio público como eu nunca tinha recebido antes. Estás lembrado?
      Uma Grande Amiga, não é como uns e outros, que só dizem mal de mim, depois de tudo o que faço por eles!...

      Eliminar
    3. Não me lembro!Será que a Celeste Maria se lembra?
      Gostava se saber....ponho o sonotone e diz-me baixinho!

      Eliminar
    4. a treinar?...para o despachar, queres tu dizer!

      Eliminar
    5. Alfredo é a Fernanda ou Isabel Ferrinha?

      Eliminar
  4. Pergunto: na última foto será um dos irmãos DORES?

    ResponderEliminar
  5. Mas há mais fotos...ficam para uma próxima.
    Na primeira foto quando digo: César não sei se será antes Fernando Lopes que morava na rua da Guiné

    ResponderEliminar
  6. Na 103 o moço faz hoje anos? Penso eu de que...

    ResponderEliminar
  7. na "86" só reconheço a donzela que está ao lado direito da menina que tem o 86: irmã do Jorge Rosa que morava na rua "H"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depois de o dizeres, não tenho qualquer dúvida...
      E a "ponta-esquerda" também me é familiar, mas não consigo localizar.
      E a do meio? Não será a nossa malograda Belinha Costa?

      Eliminar
    2. Pode ser que vá meter a pata na poça, mas arrisco:
      Foto 12 - Margarida Vieira (casada com Raul Chocolate-Rosarinho (casada com o Zé Eduardo Soares) - Ló - uma das manas Sarmento ( casada com o Ives ) - Ana Roque.
      Só a atleta nº.7 é que não me dá pista nenhuma. Mas é bem bonita...

      Eliminar
    3. E a que está do lado esquerdo da 86, é a Fernanda. Ainda há pouco tempo, apareceu no Samambaia para me ver e esteve lá à cavaqueira connosco!...
      A Belinha não está em nenhuma das fotografias. Tenho a certeza.

      Eliminar
    4. Só Fernanda? Eu també conheço esta carinha, mas não sei o noms

      Eliminar
  8. Embora estas fotos sejam do tempo em que eu andava nas Antas a jogar ao arco e ao pião, gostei imenso de as ver.
    Não há dúvida que eram outros tempos, outras vidas...
    Como exemplo, temos a caminheta parada na estrada com o pessoal a dançar.
    Há fotos dos inícios dos anos 50 (Zézito Velha com 1 ano) mas também as há dos inícios dos anos 60 (Ló e Gina e ?).
    Gostei.
    Assunto.

    ResponderEliminar
  9. Belas fotos. Reconheço alguns e outros não. Mas muita gente reconheci. Na dúvida da última foto, não se trata do Dores mas sim do Falcão, com o Zeca Ferrão a espreitar. Belos tempos dos bailes do Centro. Alguém se lembra qual o conjunto musical que abrilhantou a inauguração dos bailes no Centro ? Era top em Portugal naquela época. Quem se lembra?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quito tens a certeza que é o Carlos Falcão?Vou perguntar ao Bobbyzé

      Eliminar
    2. Que grande porra! Claro que é o Falcão e só o vi uma vez na minha vida, num memorável almoço de lampreia. Claro que toda a gente, que lá esteve, se lembra do Falcão, do seu discurso e da sua comoção.

      Eliminar
  10. O Quito tem razão! Na última foto, é o Falcão. e em segundo plano, é o Zéca Ferrão e arrisco a dizer que também está a Ana Roque.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também arrisco. Não só pela total confiança na tua opinião, como pela minha própria convicção.
      Ehhehehh
      Melhor do que isto, só um pechiché do SEC XIX.

      Eliminar
  11. Sim, Quinteto Académico. O Alfredo tem razão, é a Ana Roque.

    ResponderEliminar
  12. Foi pena juntar tantas fotos. Mereciam ser comentadas uma a uma. Assim nem sei identificar. Por exemplo, na da Rua de Moçambique, sou eu que estou a brincar no meio da rua e o carro do lado dto era do meu pai, um Taunus. Não sei quem é a menina que está comigo, julgo ser a Angela Miguéis. Lembro-me muito bem do casaco que tinha vestido, Feito pela minha Mãe dum casaco Saudades

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ló. Vai vendo devagar e identifica mais, fazendo referência ao número da foto ou só à foto. Depois passo para lá a identificação.
      Outras identificações, que ficam para memória futura, agradeço que quem souber as faça.

      Eliminar
  13. O casaco não era "saudades", o casaco, que tenho vestido, foi feito dum casaco que era da minha Mãe e que ela aproveitou para fazer um para mim. Lembrar isto faz Saudades

    ResponderEliminar
  14. Na foto 12 ( foi do final do meu 5º ano do liceu) não está a Guida Chocolate, ela é mais velha que eu. Está a Lurdes Ferrete, que morava ao pé de mim, e a Isabel Pires da Silva que não era do Bairro. Depois, sou eu, a Gina, a Ana Roque e a Rosário. Tinhamos 15 anos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, eu bem tento...
      Assim sendo, já te conhecia há 2 anos. Linda cachopa! (O Té não vem aqui, pois não?...)

      Eliminar
  15. Rafael da próxima vez publique menos fotos que assim fico baralhada e nem consigo comentar

    ResponderEliminar
  16. Posso confirmar que é o CARLOS FALCAO naquela foto. Como fui DJ no LD, nao tinha tempo para ir a Bailes ao Centro!!!Fugia sempre a bailes com casaco e gravata!!!Ainda hoje! Mas gostei de ver estas fotos!

    ResponderEliminar
  17. Obrigado Bobbyzé. Foi um prazer ler-te por aqui

    ResponderEliminar
  18. Belas fotos,com caras bem conhecidas e,outras nem tanto .
    Na foto 8,o Albino Reis e irmão do meio;na foto 9,será o Nito,Jorge e Nélita?
    Refiro a foto 103 pois,aparece o aniversariante desta data.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha lá Nito, meu cara de carago, então estás a perguntar se a tua irmã é a Nélita?!

      Eliminar
    2. Ouviste Nito.
      Claro que é a tua irmã Nélita!
      Agora vais ter que confirmar

      Eliminar
  19. Difícil tarefa!
    Na foto que está em 18º lugar, além de mim, estão em baixo, a Rosita Adão à esquerda e o Eloi à direita.
    A menina e o mais pequenito não me lembro...
    A montra era da mercearia do Sr. Manuel e da D. Odete.

    ResponderEliminar
  20. Corrijo e peço desculpa... Onde escrevi Adão é Malhão!

    ResponderEliminar
  21. Na foto 11 vêm-se: Ana Roque, além das referenciadas Gina e Ló. Esta foto já saíu há uns anos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Chico.Retiro rápido. Ainda bem!
      Estas fotos realmente isoladamente ou algumas em pequenos conjuntos de "sótão" já fora postadas. Mas é possivel que não tenham sido vistas por algum ou alguma dos fotografados/as. Foi por isso que juntei uma série delas. Mas há mais...

      Eliminar
    2. Mas são postagens que tem sempre muitas visitas:matam saudade.
      Neste momento para além de cerca de 50 comentários tem mais de 210 visualizações.

      Eliminar
    3. Eu só me referi à foto ter saído, para que não houvesse dúvidas no nome.
      Matam saudades e de que maneira, pode repetí-las que sabem sempre bem, Rafael.
      Quanto à rapidez, vamos a ver. Mais um ou dois dias e talvez já tenha uma noção.

      Eliminar
  22. Na foto nº 7 sou de facto eu (Carlos Dias).
    Beijos e abraços
    Carlos Dias

    ResponderEliminar
  23. Duas dúvidas: na foto 86, a menina que está no meio, parece-me a nossa querida amiga Belinha Costa, recentemente falecida; na foto 88, ao lado do Alfredo, parece-me a filha do Senhor Ferrinha de que não recordo o nome. Claro que estamos a falar há mais de 4 décadas de distância e naturalmente as feições das pessoas mudaram. Foram belos tempos, mais sadios e despreocupados, até o fantasma da guerra nos ter atingido e muitos de nós rumarem a África naqueles malfadados 13 anos de pesadelo para famílias e combatentes ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ferriinha tem duas filhas: Fernanda e Isabel

      Eliminar
    2. Quito, também me pareceu a nossa querida e malograda Belinha Costa. O Alfredo garante que não é.
      (Vê-se que não lês os comentários feitos; eu sei que as ajudas de custo estão em atraso...).

      Eliminar
  24. Belinha Costa não deve ser. O Alfredo escreveu num comentário lá para cima:
    A Belinha não está em nenhuma das fotografias. Tenho a certeza.

    ResponderEliminar
  25. Rafael que boa ideia de publicar estas fotos, revê-las faz-nos recuar no tempo e lembrar esses tempos fantásticos da nossa juventude, reconheci alguns amigos e amigas cujos nomes já tinham sido referenciados, mas outros houve que não consegui reconhecer.
    Beijos e abraços para todos.
    Ana Maria.

    ResponderEliminar
  26. Sim Viana, eu li tudo o que foi escrito e continuo a pensar que é a Belinha Costa, a menos que me provem o contrário. O Alfredo acha que não e só há que respeitar a convicção dele ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Respeitemos. Ninguém terá certezas absolutas, suponho. Dado as circunstâncias, fiquemos assim.

      Eliminar
  27. Estou com o Alfredo: a Nossa saudosa Belinha não está em nenhuma foto.
    Na foto 8 está a Jubi do lado direito e do lado esquerdo a Paula Gaspar. Parece-me que eram meninos da Rua de Angola

    ResponderEliminar
  28. Na foto 12 está a Nela Sarmento, não está a Gina

    ResponderEliminar
  29. Devo corrigir, na foto 8 a Jubi está do lado esquerdo e a Paula do lado dto.
    A Jubi era a irmã do Duarte que jogou na Acadaémica e que mais tarde foi médico

    ResponderEliminar
  30. CNM ???? Centro Norton de Matos ????
    ou será
    CBMC Centro do Bairro Marechal Carmona

    ResponderEliminar
  31. Meu caro os tempos são outros e neessa altura eu morava aqui no Bairro e vi crescer a nova sede do CENTRO DE RECREIO POPULAR DO BAIRRO MARECHAL CARMONA!
    Há tantos exemplos no País inteiro em como nesse PREC tivemos que suportar: Ponte Salazar...e até em Cantanhede Rua Mário Pais de Sousa mudou de nome (já nem me lembro o nome actual), mas o meu amigo saberá...
    Abraço

    ResponderEliminar