domingo, 17 de abril de 2016

SAMAMBAIA - BICA DE DOMINGO

E aqui temos duas fotos, que são o testemunho da surpresa que tivemos hoje (17 de Abril de 2016).
Lucinda, uma das joínhas do Chico Torreira, veio visitar-nos e carregada de prendinhas!


Da esquerda para a direita: São, Alfredo, Celeste, Lucinda, Quito e Olinda

Lucinda, Quito e Tonito.
* * * 



35 comentários:

  1. Foi coisa de mensão Honrosa.
    Gostei.

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito de ver estas carinhas. Obrigado.
    Parece-me que estão com frio ou é aí o Canada? Estamos com vinte graus centígrados e um dia de sol maravilhoso.
    Votos de boa semana.
    Abraços.

    ResponderEliminar
  3. Aqui choveu, mas depois o sol deu um ar da sua graça, mas 20ºC, nem pensar!... Uns 12 ou 13 e já era uma sorte!

    ResponderEliminar
  4. Foi um prazer rever a Lucinda. Desejo um bom regresso a casa e para ti Chico votos de recuperação, não esquecendo igualmente a abraço para a tua filha, que desta vez ficou a fazer-te companhia ...
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Hoje o Samambaia teve mais uma cliente, vinda expressamente do Canadá!
    Mas o Alentejo perfumou-nos com os presentes da Lucinda, que amavelmente foi distribuindo. Miminhos de amigos.

    ResponderEliminar
  6. Com muita pena nossa, a Olga e eu tivemos que ficar a fazer frente ao vírus da gripe.
    Os miminhos da amiga Lucinda já cá chegaram ao prédio amaricano.
    Obrigado e, mais uma vez, lamentamos mão nos ter sido possível "samambaiar".
    Um beijinho da Olga e outro meu, Lucinda.

    ResponderEliminar
  7. Tive pena de não podermos estar presentes e dar pessoalmente um grande abraço à Lucinda. De qualquer forma, minha amiga, os teus miminhos chegaram-nos pela mão amiga do Rafael, que veio cá a casa entregar.Um grande obrigada e desejos de bom regresso a tua casa.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. também não estive presente nesta "BICA" da manhã no Samambaia...para ter tido o prazer de ficar na foto, eu que gosto de alindar qualquer foto.
    Ficar numa foto é um bom registo para memória futura.
    Não tive esse privilégio de ficar ao lado de caras bem bonita(refiro-me ás senhoras...)-dos três "figurões" das fotos, dois guardaram um sorisozinho para melhor altura com mais sol!
    À Laurinda reafirmo a minha satisfação pela sua vinda junto de nós, agora aqui na Bica do Samambaia com estes amigos/as e ontem em minha casa.
    Desejo-lhe um bom regresso ao Canadá levando de nós um beijo para a Joana e um abraço para o Chico

    ResponderEliminar
  9. O Rafaelito hoje foi de propósito à caminhada da Bota Cansada no Alvorge (que bonita, a mata de carvalhos com caminhos murados e trilhos centenários...) para me entregar a linguiça que a Lucinda trouxe do Alentejo. E já foi um petisco do nosso jantar. Abre aços!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. bem o podes escrever. Fui com 3 propósitos bem definidos à caminhada por terras de Sicó-desta vez no concelho de Ansião por trilhos de Alvorge, onde assentámos arraiais para almoço e as indispensáveis variedades(sempre com um reportório muito variado de caminhada para caminhada...ih!ih!ih!talvez aqui possa mostrar um pouco desses momentos musicais coreografados, dizia eu 3 propósitos, sendo um deles porque já tinha pago antecipadamente a "bucha", 2º porque era a estreia do meu filho João Pedro como militante activo da Bota Cansada e o 3º (então) para te consolar com a linguiça que a Lucinda te mimou! A tailhe de foice sem martelo a minha linguiça marchou ao almoço de sábado!
      Assunto "linguaçado!

      Eliminar
    2. As desculpas que tu dás para dares uso ao Lavacolhos...

      Eliminar
    3. Ainda o hei-de ver a fazer piscinas na rua A, a ele e ao Lavacolhos, ao som de Bolero de Ravel
      Que granda categoria.
      Assunto.

      Eliminar
    4. «Bombolero de Fernando Ravel», queres tu d'zer!

      Eliminar
  10. Tendo ontem estado com o amável casal Rafael e Celeste Maria assim como hoje com o simpático grupinho do Samambaia que tão bem me receberam, aproveito este comentário para vos agradecer o carinho com que me trataram.
    Votos de rápida melhoras para o Carlos Viana e Olga.
    Um abraço para todos.
    Lucinda

    ResponderEliminar
  11. Francamente: gostaríamos que o miminho tivesse sido destes lados, até pela simples razão de ficarem a conhecer um dos valores daqui. Aconteceu que a Lucinda há muito que andava nervosa e cansadíssima por causa de mim, pelo que já há muito tempo lhe falava numa ida a Portugal para que se descontraísse, o que tinha sempre respostas negativas. Inesperadamente disse-me que sim pois devia estar no fundo e eu só a não meti logo dentro de uma mala porque não pude. Resolveu-se tudo muito à pressa, sem planificação e com uma mala pequenita pois com o cansaço não podia com mais e os mimos não foram daqui. Adorando a sua Terra Natal mas tendo adoptado Coimbra pois sempre se sentiu aí muito bem, nada melhor que o mimo fôsse do seu cantinho. Além dos miminhos bem nacionais e sem planificação, apareceu aí sem avisar pois até foi surpresa.
    A todos, bem hajam.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deixa-te disso. O grande valor do miminho é ser um miminho. E, neste caso, é um miminho com um rico cheirinho.
      Obrigadinho.

      Eliminar
  12. Tomo I

    Um naïf que no nosso tempo chamávamos anjinho, o sistema e as pessoas.

    Naïf.

    Como já disse fui internado na segunda-feira passada de urgência com a bactéria C dificil. A seguir à triagem, puseram-me logo num quarto privado das urgências porque não há outras salas. As urgências neste hospital e noutro pois estão a transormá-las aos poucos para este sistema, são só com quartos privados. Quando lá estava, comecei a ouvir aos altifalantes a chamarem pessoal com um código de urgência. Anginho como sou, comecei a pensar que não tinha razão para me queixar pois havia gente com mais problemas do que eu. Com o tempo, penso que a mensagem era por causa de mim. :)

    O sistema.

    Entrado na segunda-feira, como bom português fiquei apreensivo pois na terça de manhã ia a minha casa uma enfermera do "CLSC" (caixa daqui) tirar-me sangue para análises. Pedi à Joana para logo de manhã os informar que eu estava hospitalizado, o que fez. Só que quando telefonou, responderam-lhe que já sabiam.

    Pois bem: conhecendo as mentalidades deste lado, sabem bem que ninguém avisa ninguém. É ao estado de resolver o assunto, que até tinha resolvido. Ao dar entrada no hospital, o meu nome e a minha carta de saúde com o seu número, foram logo lançados no computador do hospital que por sua vez o introduziu automáticamente no sistema de saúde. Como o CLSC telefona sempre no dia anterior para ter a confirmação de que o doente os espera no dia seguinte e não obteve contacto, foram verificar no sistema informático de saúde e por isso já sabiam. Prático.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tomo II

      As pessoas e o sistema.

      Ao saír na quarta-feira do hospital, liguei o telemóvel pois lá dentro não funciona e fiquei a saber que tinha um teste na sexta-feira a seguir no Hospital Geral (Central ou Principal que já não é mas o nome ficou) de Montreal. Informei que tinha acabado de saír do Hospital Glen* por causa de uma bactéria C Dificil. A senhora anulou-me a marcação e disse-me para chamar novamente logo que fôsse dado como curado definitivamente. Na quinta-feira recebi uma chamada da minha enfermeira Pivô** a dizer-me que tinha uma consulta no referido hospital à referida hora, pelo que lhe respondi que estava cancelada. Muito admirada, voltou a ver o sistema informático da saúde e disse-me que se eu não quisesse ir, era minha decisão pois a consulta não tinha sido anulada. Disse logo que ia e no dia seguinte lá estava. Entreguei o cartão de saúde e fiquei à espera. Qual foi o meu espanto quando ouço chamar pelo meu nome e uma senhora me vem perguntar porque é que estava lá se ela mesmo me tinha dito para não ir. Disse-lhe que era verdade e informei-a do que se tinha passado com a enfermeira pivô, pelo que lhe emprestei o cartão dela para poderem telefonar-lhe. Pouco tempo depois estava a entrar.
      Deduzo... que a pessoa com quem falei tinha aproveitado a minha anulação, não a lançou no sistema pois assim ficaria com espaço para desenrascar alguém. Ora se fôsse para desenrascar uma urgência, o que é urgente passa à frente de todos e não precisa nada disto. Se foi para desenrascar um amigo, bem se enganou.
      O sistema funcionou mas aqui como aí há pessoas...
      É por isso que eu digo que o mal vem sempre de cima. Se tudo fôr bem previsto, nada passa.


      * Hospital Glen – Conheço bem a nossa mentalidade e a daqui. Aí determinam e o cidadão é que tem que se adaptar. Aqui, os responsáveis é que se adaptam mas fazem isto muito naturalmente.
      Assim, havia aqui um hospital muito antigo chamado Royal Victória e que era muito conhecido com Royal V (vi). Este hospital foi todo construído de novo e aberto no ano passado num local conhecido por Glen. Então, hoje práticamente as pessoas dizem que vão ao Glen pois é mais simples. Nos documentos oficiais está escrito o nome do hospital que já poucos usam e está escrito Glen.
      Seria o mesmo se os HUCs passassem para o Calhabé: uma pessoa referindo ao hospital passaria a dizer que ía ao Calhabé. Ninguém anda a perguntar aonde fica pois quando se chega a estes locais, um edifício destes vê-se logo à distância.

      ** Enfermeira pivô – Há certos doentes que têm uma ou mais equipas clínicas a olharem por eles, o que envolve vários médicos. Ora um doente numa aflição ter que andar à procura de um médico ou mais que podem estar no hospital ou noutro lado qualquer, é um stress*** a que os doentes não devem estar sujeitos.
      Então telefona-se à enfermeira pivô que além de ser uma das super-enfermeiras, é uma autêntica psicóloga e que na conversa que mantem connosco, vai vendo o nosso estado físico e mental. Depois vai contactar os médicos que pensa necessários e lá nos chama novamente para nos transmitir o que devemos fazer. De notar que têm tantos cuidados, que como acima disse, até me telefonou para que eu não faltasse ao teste da sexta-feira passada.

      *** Stress – É um factor muito elevado no acompanhamento de doentes a risco. Assim, se notam que há um problema de stress, põe logo um psicólogo à disposição do doente ou de um familiar que precise de ajuda. Se o familiar não andar bem, o doente também não.
      Para verem a que pontos dão importância a este assunto, ouvi na televisão um professor universitário dizer que pessoas com o cancro da próstata devem estar magros. Apresentei o caso à equipa que me acompanha e a prof. sem dar oportunidade aos outros de falarem, disse-me logo que não; "só estar a pensar em emagrecer, é um stress muito grande para si".

      Espero ter dado uma ideia do que se vive por aqui, pois há de tudo.

      Eliminar
    2. Quando for assim em Portugal...

      Eliminar
    3. Melhor esclarecimento como funciona por aí os hospitais-Serviço de saúde, não podia ser.
      A informática por vezes é que baralha o sistema.
      Mas a "enfermeira Pivôt" não tira o olho de ti!.
      Abraço

      Eliminar
    4. E não há uma fotozinha da enfermeira pivô?
      Cof... cof... cof... cof...

      Eliminar
    5. A informáticva no hospital funcionou muito bem, as pessoas é que dizem que é erro da informática, Rafael.
      Aqui vai mais uma porque não querem que tenhamos o mínimo de stress. Se por um motivo qualquer a minha filha não me puder ir buscar e eu tiver esquecido o dinheiro em casa, falo com a enfermeira pivô que chama um taxi e dá-me uma senha do hospital para entregar ao motorista. Assim não preciso de me enervar com nada. E esta, até fiquei admirado!

      Eliminar
    6. Era para te perguntar de qual queres, São Rosas porque tenho três pivôs que posso chamar a todo momento aonde estiver mas se num caso muito excepcional não conseguir contacto com nenhuma delas, tenho acesso telefónico directo à enfemeira da triagem. Uma pivô é do Hospital Lakeshore e duas do Glen. São pessoas com uma paciência que nem calculas e quando tomam uma resolução não olham a meios como no caso da pseudo anulação do meu teste. Há... agora me lembro... não tenho nenhuma fotografia delas mas é malta muito fixe.

      Eliminar
    7. Não sei se não tens fotos delas ou se não as queres partilhar...

      Eliminar
    8. Olha... olha... aqui partilham-se carros, quanto mais fotografias. Até a Uber já está ultrapassada. Soube hoje através da televisão que anda uma aplicação na net aonde se pode alugar o próprio carro. E com muito mais interesse que o empresário que levou aí a Madona pois o cliente tanto pode ser um local como de outro país. Pode ser japonês, chinês, indonésio, russo, etc, etc, que venham em turismo, viagem de negócio etc, etc, a alugá-lo. Nos Estados Unidos fazem uma média de €440.00/semanais, alugando o próprio carro só nas horas vagas. Muito português que tem carro e está sem emprego, bem precisaria disto.

      Eliminar
    9. No primeiro aluguer, gamavam-lhe logo o carro. Digo eu...heheheheheh

      Eliminar
    10. Hói, hói... Seguro e sistema de boomerang. A carcaça volta sempre.

      Eliminar
  13. Não estou nas fotos mas também lá estive e ainda trouxe o miminho que cheira que é uma maravilha. Ainda não provei mas agradeço à Lucinda ter-se lembrado de mim. um abraço aos 3 e desejos de boas melhoras para o Chico

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até sabia que estiveste no Samambaia, Ló. Não tenhas dúvidas que fizeste falta na fota mas só a Lucinda ter estado contigo, fiquei satisfeito.
      Obrigado pelos votos mas isto vai muito bem. Haja alegria.

      Eliminar
    2. Chico, vou-te contar um segredo: a Ló não gosta de..., porra, não posso contar, deixava de ser segredo.

      Eliminar
    3. Pois é! Deixava de ser segredo!!!! É assim mesmo.

      Eliminar
  14. ...mas para a próxima vez não te escondas...as fotos ficam enriquecidas para mais tarde recordar

    ResponderEliminar
  15. Quem é o dono desse Samambaia? Está rico!
    É só farra! rsss
    Benza Deus!

    ResponderEliminar