segunda-feira, 16 de maio de 2016

BAIRRO NORTON DE MATOS. JARDINS FLORIDOS? NÃO, RUAS ERVADAS!

APENAS UMA PEQUENA AMOSTRA! Muitas dezenas se podem mostrar
Nota: outras fotos em facebook foram publicadas...mas não é demais insistir!!

POR FAVOR!
Câmara Municipal e Junta de Freguesia ENTENDAM-SE!

















14 comentários:

  1. às vezes, onde trabalho, também recorro a esses métodos, de fotografar, e aí envio as imagens a quem de direito, aguardando que "enxerguem". Parece que os olhos de algumas pessoas se acostumam com o errado, o por fazer. Os meus, graças a Deus, não!
    Ainda bem que algumas ervas nem são tão daninhas... elas têm flores, o que, de alguma forma, camufla a incompetência dos agentes públicos.
    Parabéns, Dom. Ainda bem que tens esse "dom" de insistir. Ser persistente. Zelar pela coisa pública. Afinal, é de todos!

    ResponderEliminar
  2. Ó Rafaelito, o Bairro está a querer fazer concorrência à Amazónia da Mamãe?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já não falta muito...Talvez até seja uma maneira de atrairmos turistas para o Bairro.
      Espero que depois a Amazónia não vá acusar-nos de concorrência desleal!!

      Eliminar
  3. Não me lembro de ver o nosso Bairro neste estado "ervado"
    Não vale a pena pensar que cada morador cuida do "zona" da sua moradia. Já não dá!
    A minha zona está limpinha...sei que é piquinina...mas está escorreita e ás vezes alongo para a ss minhas vizinhas...
    Há muitos anos o nosso amigo sargento Miguel( pai da Olguita) e com quem falava muito quande encontava no seu jardim e falando desta situação...Respondia-me sempre brincalhão: amigo Fernando eu por acaso não limpo, porque tenho receio que a Câmara de quem é o passeio me acuse de estar a tirar trabalho aos seus cantoneiros...

    ResponderEliminar
  4. Há imagens que valem mais que mil palavras. Mas para ser justo, terei que dizer que há algum tempo andou uma equipa de gente e um camião que limparam parte a rua de Angola e a Rua Condessa do Ameal. Ficou logo com outro aspeto, mas as ervas já estão a nascer novamente porque regeneraram. É o mesmo nos jardins e passadeiras empedradas. Sei isso por experiência própria. Não há erbicida que mate definitivamente. Nem água a ferver ...

    ResponderEliminar
  5. Há já uns anos que está assim , por mim não quero ser acusado de tirar empregos , como já fui por um funcionário da câmara que me disse que eu lhe estava a tirar o ganho pão.
    Por mim tudo bem, só estranho o timing deste post.

    ResponderEliminar
  6. O a "oportunidade" poderás explicar porquê.(será que começaram esta 2ª feira a roçar o mato?)
    Já está feito há uns dias. Antes de o publicar ainda dei uma volta pelo Bairro e nada vi do "roçanço"!
    Mas quanto mais não seja talvez possa evitar situações idênticas

    ResponderEliminar
  7. Andam por aí uns gajos do bota-a-baixo a dizer que há falta de zonas verdes no Bairro!

    ResponderEliminar
  8. ...mas ainda há espaço para mais!Nem é preciso plantar!
    Só se forem favas! Querias!

    ResponderEliminar
  9. Fernando se fossem FAVAS bem não escrevias nada para não teres concorrência!!
    Fernando AZENHA

    ResponderEliminar
  10. Pelo que estou a ver e que conheço de Coimbra, tudo me leva a crer que a Cãmara e a Junta de Freguesia podem-se entender por um momento ou outro porque há sempre boas intenções. Não estou a ver como serão capazes de manter constantemente tudo limpo aí e por toda a cidade, com o pêso laboral que têm. Querendo manter tudo com o trabalho braçal na época de hoje, só pode dar isso e não cria postos de trabalho pois os serviços quer sejam camarários ou das Juntas de Freguesia só têm orçamento para um número determinado de pessoal. Depois lá vêm os alertas mais dispares dos cidadãos para zonas diferentes a que vão tentar acorrer para tapar a bôca ao pessoal mas resolverem definitivamente, não estou a ver como.
    Eu aqui vejo fazer tudo com máquinas quer sejam das que lamçam jactos de água diferentes pois pode-se destinar às ruas ou aos passeios, máquinas com escovas que não deixam crescer "ervadas", aspiradores, etc. como se pode ver clicando aqui numa postagem do meu blogue. Cada máquina tem uma finalidade bem definida. Também há trabalho manual na zona centro e na baixa, zonas de turismo mas é para completar o trabalho das máquinas que nas referidas zonas passam de manhã muito cedo. Depois o restante trabalho braçal só em zonas bem definidas derivado ao movimento pedreste pois em toda a restante cidade, a limpeza é feita por máquinas. As máquinas que Montreal tem não foram compradas de uma só vez mas com os tempos. Aí se nunca mais começam de forma constante, não sei o que será daqui a uns anos pois o bairro até se presta para as máquinas. Vai haver sempre lixo e plantações por todos os lados.
    Outras postagens que podem consultar rápidamente:
    Lavagens de passeios: - basta clicar aqui.
    Estacionamento automóvel nas ruas: - basta clicar aqui.

    ResponderEliminar
  11. Máquinas de lavar as ruas também costumam ser vistas aqui pelo Bairro.
    O grande problema são as ervas que crescem nos passeios junto aos muros dos jardins e dos passeios.
    Era um problema que poderia ser resolvido, especialmente nas ervas que nascem junto aos muros dos jardins. Cada morador cortava e limpava a sua área.
    Mas está visto e pelos apelos feitos ao longo dos anos...que não vale a pena malhar em ferro frio!
    Mas há que o faça!
    Este ano também foi um ano excepcional de chuvas e humidades propicias ao crescimento anormal das ervas. Mas atingiram e continuam a atingir uma altura enorme.
    Como é um problema que se vai repetir muitas vezes seria necessário arranjar uma solução mais duradoira. Não é fácil.Mesmo uma calda de cimento junto aos muros apanhando um pouco do passeio poderia resolver um pouco...mas as ervas sempre apanham uma escapela para virem espreitar o sol.!
    Solução eficaz: cada um dos moradores que se disponha dar uma ajudinha...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As máquinas têm de ser periódicas como se pode ver na primeira foto do meu terceiro link e no mínimo um dia por semana, Rafael. Junto aos passeios as de escovas e junto aos muros até a de jacto de água do carro que lava a rua corta porque é muito potente, passando a seguir o aspirador. Também uma máquina de jardineiro que corta com uma fita plástica em baixo adaptada a um pequeno carro aspirador, daria um resultadão. Quando acabava de passar as ervas estavam cortadas e aspiradas. Isto são só duas simples ideias porque há outras formas.
      Por aqui também aparece um morador ou outro que limpa à frente da casa mas a maioria pensa que se pagam os impostos, é aos serviços respectivos de resolverem o assunto. Direitos, são direitos. Como isto já está na mentalidade da maior parte, os serviços responsáveis resolvem a situaçao. Nós é que gostamos sempre de arranjar uma justificação para os erros, mesmo os de certos responsáveis. Aqui não funciona assim.
      Os responsáveis neste caso também não podem resolver definitivamente pois não têm orçamento para aumentar indefinidamente o pessoal. Passa pela mecanização do sistema e isso têm de começar rápidamente. Se é assim agora, o que será daqui a dez anos...
      Quanto aos muradores nem os muros pintam, quanto mais arrancar as ervas.
      Em noventa e um quando aí fui, ainda pintei o muro casa do meu Pai como fazem aqui. Como não estava habituado fiquei com o braço e o dorso a doer mas deixei pintado e a dôr passou.

      Eliminar