quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Passeando em frente do Hospital Royal Victoria

Este hospital fundado em 1893 veio a ser transferido para o local Glen em abril do ano passado. Possuindo várias secções distintas, é no entanto um conjunto de três hospitais. O Hospital Royal Victoria mais conhecido para adultos, o Hospital de Crianças e o Shriners também para crianças conhecido pela sua alta tecnologia e está ligado ao Shriners americano. Há a considerar neste edifício o Instituto Pulmonar de Montreal. Estes hospitais estão filiados ao CUSM, Centro Universitário de Saúde de Montreal de base inglesa mas oferecendo normalmente serviços bilingues. Possui ainda uma rede de hospitais satélites. O local está servido por uma estação de metro, outra de caminhos de ferro e um terminal de autocarros do serviço público, como podemos ver em baixo.

Assim na minha peregrinagem, saí na estação do metro que se vê à direita e dei com a estação dos comboios mesmo em frente, estando uma composição de côr azul estacionada. Já se tem uma visão do hospital.
Terminal de autocarros tendo por fundo o hospital, podendo-se ver as gares da estação dos caminhos de ferro.
Voltei a entrar na estação do metro e fui pelo túnel que vai até ao hospital e que também tem várias saídas para as diversas gares da estação de caminhos de ferro. Ao fundo do túnel apanhei o elevador e saí mesmo em frente da fachada do edifício.
Fiz a primeira foto de uma parte da fachada frontal do hospital com a célebre esfera ao centro, que nos projecta a imensidade do local à escala humana. Aberta mas envolvente, dá-nos uma sensação de descanso. Sendo um monstro, olhando as linhas bem definidas mas harmoniosas e o jogo de cores da fachada, tornam este edifício ligeiro e agradável à nossa vista.
Por curiosidade fiz meia volta e resolvi ver novamente as estações mas agora do lado oposto.
Voltei-me novamente para o hospital e notei que até dão as boas vindas aos adultos e às crianças.
Comecei por fazer uma foto do lado direito quando se entra, vendo-se em primeiro plano o Shriners. À parte o mural, existe lá uma grande escultura que não é mais que o seu emblema mas ficou encoberta pelo poste dos semáforos. Que pontaria!
Mas a escultura não fugiu.
Continuando a caminhada, passei à frente do Hospital para Crianças que tem uma escultura dedicada aos pacientes, aos pais e ao pessoal do hospital, que data de abril de 1997.
Uma vista tirada do lado esquerdo do hospital quando se entra, podendo-se ver a dita esfera, o edifício da saída do túnel logo a seguir, as estações de metro e caminhos de ferro à sua frente, quero dizer: ao nosso lado direito.
Outra vista tirada do lado direito do hospital, aonde se pode ver os dados acima mas invertidos, ou seja: estação dos caminhos de ferro, saída do tunel que vem do metro, esfera metálica e o hospital.
Agora já sabem. Se um dia vierem a Montreal e precisarem de ir a este hospital, é simples: BMW (Bus Metro Walk – Autocarro Metro Marcha).

Huuuuuuuum... Já aqui chega um cheirinho. Vou até à cafetaria tomar um pequeno almoço.

4 comentários:

  1. Louvo todo o esforço que tens tido para nos mostrar um pouco do teu mundo. Sitio agradável, reportando-me a tudo o que tens postado sobre a cidade. Muito interessante.

    Bem, deixa-me cá levantar da cadeira porque estou com pressa. Obrigado por me teres convidado para o pequeno almoço e já agora, se não te importas, paga a minha conta ...

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A maioria das pessoas não saiem daí, Quito. Assim, vou dando a conhecer o que vai havendo por aqui.
      Quanto ao pequeno almoço não há problemas.
      Já agora uma novidade : - morreu temporáriamente a justiça no Quebec. Os advogados e notários estão em greve. É claro que são obrigados a manter os serviços essenciais mas milhares de processos vão ficar na bicha.
      Abraço

      Eliminar
  2. Qualquer dia conhecemos a tua Cidade tão bem como tu, ou quase!
    As fotos estão bem identificadas e os seus fins.
    Nota-se que é uma cidade bem evoluida ao serviço da população.
    Todas as fotos são por ti tiradas nos melhores ângulos e assim ficarmos com a percepção de que são edificios bem construidos incluindo os espaços envolventes, o que nos dá uma excelente visão de todos os conjuntos.
    Muito bem Chico!
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este hospital não queria deixar passar pois é o último grito do Canada, Rafael. Sendo um hospital inglês, além da aparência é mjuito evoluído. Foram eles que me puseram a andar e me prepararam para os testes para o tratamento experimental
      Cá vai uma daqui. Isto por aqui também tem andado com problemas económicos se bem que eu não tenha falado e ainda esta semana só uma companhia mandou para o desemprego mil e setecentas pessoas pois o ministro da finança Leitão nascido aí, resolveu fazer como o anterior governo daí. Só que as pessoas para terem direito ao desemprego. são obrigadas a procurar emprego. Por sua vez o desemprego pode-lhes propor até três empregos em qualquer ramo mesmo que não seja o ramo dessa pessoa e até uma distância de duzentos kms, actualmente. Se não aceitar os três empregos, deixa de ser ajudado. Pois as pessoas não andam satisfeitas mas a economia vai-se mantendo. Por outro lado o terem começado com as nova tecnologias há quinze anos, deu-lhes um avanço que hoje são muito procurados em todo o mundo, o que tem sido um bom aconchego económico. O certo é que ao fim destes anos todos que cá estou, este é o primeiro ano que há um excesso de dois biliões e meio de dólares quando tem uma população de só oito milhões. Assim vai uma grande fatia para a saúde, outra grande para a educação, uma ainda boa para as exportações e a mais pequenina para as infra-estruturas. Como a tendência é aumentar e assim vão pagar menos juros, no próximo ano vai haver mais dinheiro. Já não vai ser para mim mas a minha filha vai ter mais sorte.
      Abraço

      Eliminar