domingo, 21 de fevereiro de 2021

IR Á GUERRA...PARTI E VOLTEI...Tento cumprir as instruções governamentais de ficar em casa no meu estatuto de reformado.

 


IR  À GUERRA …

 

Um dia parti e um dia voltei. Voltei da guerra e vim são e salvo. Agora regressei de novo à guerra. Tenho a desvantagem de não conhecer o inimigo e desconfio em cada esquina do meu semelhante que se cruza comigo. Tento cumprir as instruções governamentais de ficar em casa no meu estatuto de reformado. Mas as necessidades mais básicas como a alimentação e medicamentos, fazem-me pisar o campo de batalha. Tal como os lobos que descem ao povoado na procura de comida, é preciso partir. Como outrora eu ajustava as cartucheiras, a ração de combate e a metralhadora, agora ajusto a máscara, ponho os óculos na cara e calço umas luvas descartáveis. Meto o carro no subterrâneo do Supermercado. Entro no elevador e toco no botão com a ponta da chave do automóvel. Depois, pego num carrinho para acomodar as compras e começa o pesadelo. Mas onde raio encontro a embalagem da manteiga magra? Eu ia jurar que os ovos estavam ali !!!

- Óh menina … desculpe … onde é que eu posso encontrar um pacote de arroz “Carolino” ?  

- Olhe, o Senhor vai por este corredor, depois vira à esquerda, depois à direita e 10 metros à frente, outra vez do lado esquerdo encontra a prateleira dos “arrozes”.

E o caminhante que sou eu, lá vai a empurrar o carro das compras com cara de penitência. Maldita lista de compras que nunca mais acaba, ainda me falta a prateleira das hortaliças mas eu desconfio que sei onde é e até acertei, estou orgulhoso comigo mesmo.

- Óh menina …desculpe … onde posso pesar esta curjete ?

- O Senhor esta confundido, isso não é uma curjete é um pepino …

E agora … como encontrar os sumos de laranja do Algarve?  

- Óh menina … desculpe … onde é que eu posso encontrar os sumos de laranja do Algarve?  

- Óh Senhor … olhe-os aí mesmo em frente do seu nariz…

 Resmungo, ajeito a máscara no nariz e prossigo a Via Sacra. Caraças, que isto agora vai complicar – se ainda mais. Eu sei lá onde é que estão os rolos de papel higiénico e o detergente para a máquina de lavar louça???!!!.  

- Óh menina … desculpe … onde é que eu posso encontrar o papel higiénico?  

- Olhe, aqui não de certeza, que o Senhor que está encostado à vitrina dos congelados …  

- Então e o detergente da loiça ? …

- Olhe é exatamente no sítio oposto, tem que ir ao outro lado do supermercado... 

E isto tem tudo para continuar a correr mal e acho que nem com uma bússola encontro a lixivia. Admito que estou esgotado, levo o carro das compras numa correria, pago a mercadoria à pressa à menina vestida de verde que é muito simpática e desço ao subterrâneo na procura do meu meio de transporte. Atiro com as compras para o porta – bagagens e confiro o papel amarrotado que tiro do fundo do bolso das calças e que me foi dado em casa e … upssss … esqueci -me dos iogurtes e do queijo fatiado !!!

Kito Pereira          

17 comentários:

  1. É o que dá, só ires às compras em tempo de guerra!...
    Andar a passear no super mercado de um lado para o outro, passares 3 vezes pelos iogurtes e cinco pelo queijo fatiado e não encontraste nenhum inimigo, tiveste muita sorte!...

    ResponderEliminar
  2. Assim vais avaliando como nem sempre é fácil escolher os produtos numa grande superfície.
    Em tempos de guerra compra-se no comércio local,bem mais fácil e seguro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por isso sou bem tradicional. Só vou mesmo supermercado, porque já sei o caminho certo dos produtos. E, quando há uma mudança...já fico confusa, mas não me envergonho: peço logo ajuda: "Moço, onde posso encontrar granola?, que antes ficava aqui?"
      E o moço já me leva ao local certo.

      Eliminar
  3. O que é que certo é que que te divertiste na Grande superfície comercial... e a nós leitores dos teus amigos artigos!
    Tens que conhecer melhor o teu Bairro. Poupa-te a estas aventuras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou com frequência ao Leandro, e ainda ontem ele deve ter ficado "satisfeito". Mas por vezes vou ao Corte Inglês ...

      Eliminar
    2. Hum...a desviar caminhos, não é Kito?

      Eliminar
  4. Que Belo Texto.
    Que Belos comentários.
    Esta Guerra é Mundial... todos lutamos sem ver o inimigo mas Ele está bem presente.
    Mácara luvas lavar as mãos e todos os cuidados são poucos.
    Coragem...

    ResponderEliminar
  5. Olá Lucinda.
    Por aqui e como o Quito deixa bem claro no texto a situação ainda é complicada e nos obriga a respeitar o confinamento.
    O pior é que as vacinas vêm a conta gotas.
    Mesmo sendo mais baixos os contaminados não vão retirar o confinamento tão cedo.
    Boa noite

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenha suas mãos a agradecer se, mesmo em gotas, elas chegarem. Por estas pragas (digo, plagas!) estão aplicando vacina de vento...vários foram os casos denunciados. Uma tragédia bem maior do que o próprio Vírus. É a degradação humana.

      Eliminar
  6. Boa noite Sr: Rafael tenho lido as noticias daí o que se passou aqui na primeira vaga passou ai na segunda vaga ...pois na primeira vaga aqui as TV elogiavão Portugal do serviço feito...
    Da Segunda vaga ficou tudo admirado do desastre que aconteceu ai .
    O Quebec tem a mesma população que portugal aqui faleceram dez mil e duzentas oitenta pessoas foi muita gente ai ja vão em quinze mil pessoas é muita gente.
    Aqui também está muita coisa fechada estão a abrir aos poucos mas amanhã já vão fechar algumas escolas ...que podemos fazer esperar dias melhores
    Boa Noite e Boa Semana...

    ResponderEliminar
  7. O melhor e mesmo mandar vur oela net e o que faço. Mas gostei de ker o texto imagino o Quito as voltas ni suoermercado,isso e falta de hábito ai ai

    ResponderEliminar
  8. Vá lá, vá lá...Olha se a São tivesse posto ovos na lista? Ainda hoje por lá andavas à procura da capoeira...
    (na próxima vez que lá voltares, tira fotos dos corredores e respectivas prateleiras, imprimes e refaz o puzzle com um azimute de acordo com as necessidades da próxima lista e...boa sorte)

    ResponderEliminar
  9. ao "- Óh Senhor … olhe-os aí mesmo em frente do seu nariz…"
    Eu responderia: Uai, em frente ao meu nariz tem uma máscara!

    Mas, Kito, e aqui sou eu a sair para ir à farmácia, supermercado. Farmácia ainda comprei alguns remédios à Delivery (porque naquelas que costumava comumente comprar, o remédio ficou escasso. Vejam a ironia...eu faço uso do anticoagulante Xarelto, por conta de ser portadora do Fator Lyden V, mutação genética no sangue que predispõe à trombos, e, como já tive trombose, faço uso do medicamento pro resto da minha (incógnita) vida. Porém, a medicação prescrita pós-Corona Vírus, justamente porque o "bicho" faz trombos, é o Xarelto. Aqui, como o Mundo ja sabe, houve o caos (inclusive por falta de oxigênio), o consumo do medicamento aumentou consideravelmente. Então, conseguia encontrá-lo em farmácias onde sequer eu sabia como chegar até lá. Só num único dia comprei 8 caixas, com 28 unidades, porque meu filho (que é herdeiro da doença) teve trombo em ambas as pernas e foi prescrito o Xarelto, 20mg. A Mãe do João Miguel, que teve trombose na venosa, caso mais grave, também faz uso do Xarelto!!!). O remédio é caro, mas graças a Deus posso comprar para os três! Amém.
    Eu uso tanto álcool nas mãos, que preciso ter um hidratante para compensar o "estrago" que o álcool deixa, com o uso contínuo.
    Tal como tu, encaro uma guerra, vendo inimigos por todo o canto. Mas, infelizmente, as pessoas - e pasmem, não são poucas! - são negligentes, irresponsáveis e acabam por colocar a vida de tantos em risco.

    Hoje, começaria a vacinação daqueles com idade de 50 anos acima, faixa etária na qual me enquadro. Mas mais uma vez foi propaganda enganosa. Faltaram doses!
    Estão a aplicar vacina de vento. Estão a desviar doses. Estão a surrupiar as vacinas para, sabe Deus, vender a preços bem mais altos, ou mesmo para aplicar em algum "parente", que ainda não está na idade para ser vacinado.
    Guerra de muitos inimigos: mau caráter, corrupção, desgovernança, desrespeito....etc etc. E o "exército" desse tipo de "soldado" está a crescer vertiginosamente....

    ResponderEliminar
  10. Temos acompanhado aqui pela TV também o que se passa aí no Brasil em que as notícias sobre Manaus eram pouco animadoras.
    Pelo leio Chama a Mamãe também está preocupada, principalmente pelo problema de saúde que não ajuda nada a superar a situação.
    Mas com o pessimismo não faz parte do seu ADN tudo vai ter um bom final.
    Por aqui também continuo esperando pela minha vez de ser vacinado no grupo dos mais de 80 anos.Pode ser que seja durante o mês de Março
    Beijinho e que tudo corra bem

    ResponderEliminar