sexta-feira, 25 de abril de 2014

DE COLMAR...COM UM ABRAÇO PARA RUI PATO

HOMENAGEM AO RUI PATO

Acompanho neste momento pela TV as comemorações do 25 de Abril em Portugal!
 E não posso esquecer todos aqueles anos que antecederam e prepararam o Povo para uma tal decisão pacifica, por parte das Forças Armadas.
Quantas famílias não sofreram, ao verem os seus familiares presos pela PIDE, quantos individuos partiram para o Estrangeiro, fugindo a um regime opressivo, que pouco acesso atribuía às liberdades fundamentais, quantos irmãos e camaradas perdemos nessas inúteis guerras coloniais?

A "Cançao de Intervenção" surgiu então nessa altura, como patamar essencial para uma tomada de consciência global. Um escape cultural à pobreza intelectual que Salazar pretendia imprimir ao Pais! 
Inúmeras vezes condenados pela Censura e até mesmo feitos prisioneiros, Homens como o ZECA AFONSO, ADRIANO CORREIA DE OLIVEIRA, FAUSTO, PADRE FANHAIS, JOSE MÁRIO BRANCO, LUIS CILIA, MANUEL FREIRE, SÉRGIO GODINHO e tantos outros, conseguiram, a favor de ventos e marés, contribuir para uma escalada  onde a liberdade seria considerada tão importante como o divino nirvana. Um estado de suprema serenidade!



Pavilhão Centro de Portugal

                     com Lua, Morais Lopes, Alvito                                  Os vizinhos...                                                                                                                 

Conservatório de Música de Coimbra-TRIBUTO a Zeca Afonso

Temos a imensa honra de termos no nosso Bairro, em COIMBRA, pátria cultural por excelência, um Homem que durante todos esses anos de luta e muitas vezes, de clandestinidade, serviu de suporte musical a esse movimento intervencionista, através dum virtuoso acompanhamento à viola. Artista reputado e reconhecido ao nível nacional e internacional, RUI PATO tem sido uma das testemunhas mais solicitadas por parte da TV e outros médias, para  relatar factos e aventuras desse período áureo da canção de intervenção.

Cinema São Jorge Lisboa-De Coimbra, a guitarra, o canto e a poesia

RUI PATO foi igualmente muito citado e estimado por todos os guitarristas Rock do nosso Bairro. Nesses anos 60, onde o ERIC CLAPTON se via atribuir o divino atributo de "GOD", sentíamos imenso orgulho em possuirmos no seio da nossa comunidade, um guitarrista excepcional com obra discográfica editada.

RUI PATO! Para ti neste dia altamente simbólico, dedico esta minha homenagem!



Grande abraço!

BobbyZé

     Texto Bobbyzé
     Fotos-vídeo-arquivo EG

9 comentários:

  1. Espero, Bobbyzé, que as fotos não estraguem o texto!

    ResponderEliminar
  2. Sinto-me sensibilizado pela homenagem que acho exagerada...eu apenas colaborei com aqueles que usavam a cantiga como arma...

    ResponderEliminar
  3. Dom Rafael, obrigado pela tua preciosa ajuda. Como meu Engenheiro de Som e Visual, o teu trabalho tem sido sempre impecàvel. Jà conheces a minha sensibilidade artistica e a tua busca é certinha!
    Rui! Ainda ontem te vi nas Televisoes Portuguesa e Francesa!Certo,colaboraste, mas eras uma parte fundamental desse "puzzle" intervencionista. Eu hesitei e nao puz no texto mas, considero que, hà muito que COIMBRA te deveria prestar a bela homenagem que mereces!Porque é que nas civilizaçoes ocidentais, so se veneram os Homens da cultura, depois de mortos?
    Grande abraço

    ResponderEliminar
  4. Justíssima homenagem, Bobbyzé!
    Quando o nosso coração se distancia, as emoções mais se avolumam e a saudade e recordações batem mais fortes.
    Ainda ontem à noite, no TAGV, escutámos os seus acordes, acompanhados pelos muitos elementos da academia, que nos brindaram com um excecional espetáculo dedicado ao 25 de abril!
    Associo-me ao agradecimento a todos aqueles que fizeram da cantiga uma arma.

    ResponderEliminar
  5. O Rui Pato,médico, músico e amigo, é um Homem modesto. Diz que apenas colaborou com aqueles que fizeram da cantiga uma arma. Verdade. Mas quantas perseguições e incómodos lhe valeu a sua faceta de resistente? Rui Pato, não apareceu depois de Abril, como muitos que quiseram louros sem arriscarem nada. Tenho a certeza que um dia, mais cedo ou mais tarde, Coimbra lhe prestará o seu tributo.
    Abraço, Rui

    ResponderEliminar
  6. Ao Rui Pato, amigo de longa data, um abraço meu e um beijo da Daisy.

    ResponderEliminar
  7. Modéstia é uma palavra demasiado... modesta para definir o Rui Pato.
    Quando fizemos o primeiro ensaio em casa do Rafaelito para o 1º Encontro de Gerações, ele disse-me que estaria lá "uma pessoa que toca muito bem viola, para nos ajudar".
    Não sabia quem era. Mas logo nos primeiros acordes se tornou óbvio que era um músico "de primeira divisão de uma Liga especial", muito longe da minha nabice. E à medida em que íamos avançando no ensaio, eu ia-lhe pedindo instruções sobre algumas sequências de acordes em que os meus dedos davam nós. Ele dava a sua opinião mas dizia sempre:
    - O maestro é você.

    ResponderEliminar
  8. Cheguei de um fim de semana prolongado e dei com uma homenagem justíssima da parte do Bobbizé e seus acólitos, ao nosso amigo de infância Rui Pato e que bem merece. Porquê?!!.., vai para uns meses e em conversa de café com uma série de pessoas conhecidas referiu-se durante algum tempo aos cantores e músicos de intervenção em que me mantive calado mas não consegui!!!.., puxei do telemóvel e fui ás fotos que tenho guardadas no portátil e fui perguntando se estavam a falar deste senhor(Rui Pato). E fui gente importante!!! Ele é bastante conhecido assim como a sua obra e não só aí, em Braga também.
    Fernando AZENHA

    ResponderEliminar
  9. Obrigada, Rui Pato, por tudo aquilo que és e pela tua luta e resistência. Quero também agradecer ao Bobbyzé pela justa homenagem.Beijos aos dois.

    ResponderEliminar