terça-feira, 1 de abril de 2014

Há 37 anos que a Académica não estava tão bem

Desde 1977 que os estudantes não ocupavam uma posição tão alta à 25ª jornada

Há 37 anos que a Académica não estava tão bem


A Académica foi uma das grandes beneficiadas da última jornada. A vitória sobre o Olhanense, aliada aos maus resultados de Sp. Braga, V. Guimarães, V. Setúbal e Marítimo, levaram a turma de Sérgio Conceição a alcandorar-se ao sétimo lugar, em igualdade pontual com os minhotos.

Na prática, é como se fosse o sexto, pois, caso o campeonato terminasse agora, a vantagem no confronto direto com os bracarenses levaria à inversão de posicionamento. Depois de garantir a manutenção, os estudantes deitam a rede o mais acima possível e tudo o que lá vier... é ganho.

Para já, são 32 pontos, e é o lugar mais cimeiro que a equipa conseguiu esta época, embora, depois da 21ª jornada, com a vitória em Arouca, também tenha ocupado o sétimo posto, mas ai estava integrada num grupo com dois dos concorrentes que ainda a perseguem atualmente.

A época corre de tal maneira de feição que é preciso recuar 37 anos para encontrar a equipa melhor posicionada na tabela ao fim de 25 jornadas. Em Abril de 1977, após um nulo em casa com o FCP, a Briosa ocupava o quarto lugar da tabela, com 28 pontos (cada vitória ainda valia apenas dois). Feita a conversão, seriam 39.




Era uma das melhores equipas da Académica, com nomes históricos, como Mário Campos, Manuel António, Gervásio, e também José Alberto Costa, Vítor Manuel ou José Rachão. No final da temporada, ficaram em quinto lugar, atrás do Boavista, pela diferença de golos, e dos três grandes. 

O atual percurso dificilmente irá igualar aquilo que se fez nessa célebre época, mas não deixa de ser relevante que se tenha esperado mais de três décadas para ver algo que se aproxime. Claro que, pelo meio, há que descontar 15 anos na II Divisão. 

Se quisermos aligeirar um pouco as contas, então podemos dizer simplesmente que a Académica, desde que regressou pela última vez à Liga principal, há 11 anos, nunca esteve tão alta na classificação por esta altura.


Conceição persegue Vítor Manuel, com Domingos pelo meio 


Mais realista de alcançar parece o sétimo lugar de 2008/09, com Domingos Paciência, a melhor classificação desde 84/85. Na verdade, nessa temporada mais longínqua, a primeira de Jesualdo Ferreira como treinador na I Divisão (substituído depois por Vítor Manuel), os estudantes também alcançaram um sétimo lugar, mas os 29 pontos da altura seriam agora 41. Ora, Domingos obteve 39.

Também à 25ª jornada, Vítor Manuel não tinha nem pontos nem posição melhor do que a atual, com Sérgio Conceição. Liderava os conimbricenses com 29 pontos, já convertidos, e ocupava o 10 posto da classificação.

Já em 2009, por esta altura, a Académica estava no oitavo lugar, com 31 pontos, menos um que tem neste momento. Mais: o sexto lugar, na posse do surpreendente Leixões, já estava a sete pontos, mas os de Coimbra ainda lograram ultrapassar o Marítimo até final do campeonato.

Os empates em Paços de Ferreira e com o Sporting, e as vitórias em Matosinhos e diante da Naval, garantiram um final de época como há muito não se via à Briosa fazer. A aposta, para as jornadas a vir, é fazer algo semelhante.

O calendário começa já com uma prova de fogo, no próximo domingo, com uma visita ao Dragão. Seguem-se jogos com três rivais diretos: receção ao V. Setúbal, uma viagem ao Funchal para enfrentar o Marítimo, novo jogo em casa com o V. Guimarães, e, por fim, uma deslocação a Paços de Ferreira.

O desafio é de monta, mas Sérgio Conceição, que já quebrou três longos recordes de invencibilidade esta época, diante de FCP, em Braga, e com o Olhanense, já disse que quer fazer algo de histórico ao serviço do seu clube do coração. A seguir com atenção nas próximas semanas.

4 comentários:

  1. Boa postagem que mostra uma época bem positiva da AAC/OAF.
    E domingo vamos ao Dragão!!!Vamos lá ver como vai decorrer, mas não via ser fácil, pois o Porto, não pode perder (e vai daí..., o costume...?), o Estoril está à espreita para disputar play off de acesso à Liga dos Campeões!!
    Em 1977 com 16 equipas o CAC ficou em 5º lugar com 34 pontos.

    ResponderEliminar
  2. Foi na época de 1966/1967 que a Académica conseguiu a melhor classificação de sempre no principal campeonato português.
    Acaba em 2º lugar, a 3 pontos do Benfica, mas mantém-se na corrida ao título até praticamente ao fim da prova..Artur Jorge fica em 2º lugar como melhor marcador da competição...logo a seguir ao Eusébio!.
    Coimbra, tarde de 12 de Marçoi de 1967. O Municipal está a abarrotar como nunca.Calcula-se que haja 43 mil espectadores no estádio!
    Na Jornada anterior, surpreendentemente a Briosa perdera em São João da Madeira( jogo que vi...).
    Neste jogo a AAC marcou um golo que o Árbitro Salvador Garcia, anulou...marcando uma falta A FAVOR DA ACADÉMICA!!!!!,
    A AAC:equipa base neste ano em que foi VICE-CAMPEÃ de Portugal:
    Maló, Marques, Gervási,, Celestino, Rui Rodrigues e Vieira Nunes, Rocha, Ernesto, Artur Jorge, Vitor Campos e Serafim
    Ddos do Livro da Académica-História do Futebol de João Santana/João Mesquita

    ResponderEliminar
  3. Excelente toda a apreciação que fazes à carreira da Académica de Coimbra, bem como ao seu passado. Se me dissessem que a cinco jornadas do fim, a Briosa estaria em 6º lugar, eu diria que era mentira de 1 de Abril. Sem ter uma equipa muito equilibrada ( tem alguns jogadores razoáveis e outros modestos), de acordo com a capacidade financeira que não permite loucuras,a verdade é que tem dado conta do recado e conseguiu o seu principal objetvo: manter-se na divisão principal. O mesmo é dizer, continuar a ter direito a transmissões televisivas que aliviam e de que maneira o seu orçamento.

    Falando do Clube que te é querido, é, para mim, digno dos maiores elogios.Com um orçamento inferior aos rivais e uma gestão que agora parece caminhar no rumo certo, a verdade é que o Sporting faz um campeonato que nem mesmo os seus sócios pensariam. mas nestas coisas, há sempre o reverso da medalha: os empresários que enchem a cabeça dos jogadores e tentam tirar proveito disso, prejudicando por vezes o clube e os próprios atletas. Bruma, por exemplo, sempre pensei que ia ser um grande valor de Sporting e depois foi o que se viu. Estragaram-lhe a carreira. Oxalá Carlos Mané, outro valor de grande qualidade, não lhe aconteça o mesmo ...
    Um abraço e vai aparecendo por aqui ...

    ResponderEliminar
  4. Sofro sempre pelos 2 Clubes, e quando a Académica joga com o Sporting, corro o risco de ganhar sempre. O Sporting tem um orçamento de +/- 20 milhões contra quase 60 do SLB e 90 do FCP... a verdade é que têm uma equipa "curta" mas é o que se pode ter.... e a realidade é que os 8 Pontos que nos gamaram podiam dar para estar a discutir o titulo.

    Ainda assim concordo contigo... uma época muito boa... oxalá a próxima seja pelo menos igual

    ResponderEliminar