terça-feira, 23 de junho de 2015

A Porta Férrea da Universidade de Coimbra está de cara lavada


Datada de 1634, a Porta Férrea está hoje de cara lavada, depois de uma intervenção profunda, à semelhança do que já tinha sido feito com outras zonas da Alta Universitária, como a Via Latina ou a Torre da Universidade de Coimbra (UC).
A UC vai apresentar as obras de reabilitação da Porta Férrea na próxima segunda-feira, 22 de junho, pelas 12 horas, no âmbito da comemoração do segundo aniversário da classificação da UC: Alta e Sofia como Património Mundial da Humanidade da UNESCO.
Fonte: Notícias UC

Neste video abordam-se detalhes curiosos sobre a Porta Férrea e a intervenção efectuada:

Paulo Moura

12 comentários:

  1. Aos poucos o património vai sendo restaurado. Agora a Porta Férrea, depois da Torre e da Sé Nova que ficaram excelentes. ..

    ResponderEliminar
  2. Um bom trabalho!
    Não esqueçam a Rua da Sofia...

    ResponderEliminar
  3. A rua da Sofia já tem dois edificios bem recuperados e que pertencem á Universidade

    ResponderEliminar
  4. As fachadas estão recuperadas.Penso que estarão ou irão ser recuperadas por dentro.Por fora ficaram bonitas!

    RUA SOFIA

    ResponderEliminar
  5. Com a cara lavada fica-se mais bonita e os monumentos não fogem a esta regra.
    Gostei de ver!

    ResponderEliminar
  6. Na página da Universidade de Coimbra diziam que a Porta Férrea é de 1934. No Diário de Coimbra de hoje dizem que foi construída em 1634. Voltei à página da UC e agora têm 1634. Afinal o Calinas agora é a Universidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 1934? Eu nasci em 1944...
      Será que sou assim tão antigo? eheheheh

      Eliminar
    2. A entrada para o Pátio das Escolas faz-se por esta porta, e resulta da iniciativa do então Reitor da Universidade, D. Álvaro da Costa (1633-1637).
      PORTA FÉRREA
      Datada de 1634 e da autoria do arquiteto António Tavares, nela observamos as principais figuras da sua instituição, os Reis D. Dinis - que a fundou - e D. João III - que a instalou definitivamente em Coimbra - encimados pela figura da Sapiência. Em cada um dos seus portais encontramos também representações das antigas faculdades – Teologia, Medicina, Leis e Cânones. Todos os grupos escultóricos são da autoria de Manuel de Sousa.

      Eliminar
    3. Manuel de Sousa?! O chefe de redacção do Diário de Coimbra?! Meu grande amigo! Vou-lhe pedir que me faça uma escultura para a colecção.

      ihihihih

      Eliminar
  7. A Torre foi recuperada (cara lavada e não só) pelo mesmo técnico, Engº Fernando Marques. Foi uma obra que decorreu sem derrapagens orçamentais e concluída no prazo contratado. Infelizmente, não é coisa pouca, é coisa rara neste país...
    A recuperação da Porta Férrea - vi no vídeo - também é de sua responsabilidade. Ainda bem.
    Sim, está bem, sou amigo pessoal do Fernando que, para além de bom técnico, é uma excelente pessoa. Penso que não devemos deixar de fazer um elogio, se merecido, pelo facto do elogiado ser um amigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dá para ver que é excelente pessoa... e técnico.
      No Diário de Coimbra acrescentaram que as estátuas terão que ser removidas e substituídas, indo para um sítio mais resguardado. Ah, pedra mole de Ançã...

      Eliminar