quarta-feira, 16 de agosto de 2017

COISAS SOBRE COIMBRA DE ANTÓNIO CURADO

MENINOS DE BIBE E CALÇÃO
Extrato do livro deste título publicado em 1993 dedicado aos alunos das escolas primárias

                Aos companheiros de bibe e calção curto
       .....................................................................................
      Vão longe os verdes anos da nossa juventude.
E, muito embora, os cabelos brancos polvilhem já as cabeças de quase todos nós, isso não importa, pois, que o nosso jovial e alegre espírito, sobrepondo-se à poeira dos tempos, faz-nos sentir teimosamente remoçados e prontos para prosseguir na senda dos nossos destinos, com a fé e a esperança bem próprias daqueles que tiveram a nossa formação e possuem, por isso, um passado de recordações da nossa existência.
      E isso acontece, principalmente, quando ocasionalmente nos encontramos ou reunimos, para matar saudades, em almoços de convívio e de confraternização realizados de quando em vez.
      E como, recordar, é viver, deixem que aqui relembre pessoas e locais que foram personagens e palco da nossa tenra idade e que, ainda hoje, em cada um de nós, provocam emotiva e insuperável saudade.
      Recordemos, em seguida e eterna homenagem, o inesquecível professor Moura, da escola primária da rua do Cabido, que aturou as nossas diabruras e "encaixou",nas nossas cabeças moças, os primeiros e essenciais ensinamentos.
      Recordemos, também, os miúdos que fomos, de bibe e calção curto, e lembremos, igualmente, o jogo da malha,o jogo do pião. o aperta a lança, o jogo dos polícias e ladrões, as corridas de arco, a barra, o boné catra póne lai vai o boné, o jogo do berlinde, o salto estátua, o jogo dos botões, o futebol com bolas de trapo no campo do Penedo da Saudade ou no Largo do Museu, e tantos outros entretimentos de outras eras e em que éramos os mais pródigos artistas.
      Recordemos o tilintar da "Cabra" da Torre da Universidade, bem como o som triste do majestoso Sino da Boa Morte e o alegre trinar da sineta, que anunciava casamentos e baptismos na Sé Nova, no Largo da Feira, onde a grande maioria de nós se baptizou e celebrou a Primeira Comunhão.
      Recordemos toda a bela Coimbra, a saudosa Alta e entre outras, a rua da Matemática, o Arco do Bispo, o Largo do Borralho, a Couraça dos Apóstolos, o largo da Sé Velha, a rua do Colégio dos Órfãos, rua do Correio, o Rego de Água, a rua dos Estudos, o Largo do Castelo, a rua dos Militares, a de Sub-Ripas, a Estrada dos Jesuítas, a rua dos Anjos e os Arcos do jardim, as Escadinhas do Liceu, a rua dos loios e de S, João, a Alameda do Leão, a rua Larga e tantas outras onde nascemos e residimos e as louca brincadeiras.
      Recordemos as figuras populares do nosso tempo. O Ricardo Caganêta do vocabulário asneirento. O Descanso Semanal que repudiava o trabalho e andava na pedinchice. O magricela Morte em Pé, o Zarolho da Perna Ingrata. A famosa "coisa" de Aço, iniciadora de muita juventude nas artes do amor. As suas colegas Vou Lá Eu ou a Minha Irmã. O Pêra Sacristão, que nos perseguia de vassoura na mão. O pernalta desengonçado Calmeirão-maestro das fogueiras de S. João. A Aninhas do Leite Morno, a Maria do Cu Fresco, que dada como morta na mesa fria do necrotério, reanimou muitas horas depois...
      Teremos de recordar o Cabeças, a Maria das Sebentas, o Cacau, o Chuque-Chuque, o Vaca Assada, o Dim-Dim, o barrigudo cabo Teodósio do trombone e o Marques polícia da corneta desafinada e o Dr Patacão da rua dos Militares, que para qualquer doença receitava sempre papas de linhaça e um copo de água do mar.
Outras personagens tipicamente populares que mereceram a nossa crisma:o Almeida Casadinho, o Zé Coxo do Gis, o Monstro dos bilhares no Largo da Feira e depois na Praça da República. O Salazar da Mercearia. O Pinharanda da Farmácia. O Mário Paixão Barbeiro e o Zé Beltrão Coxo. O Mnôlo Espanhol e o Zé Zebiário eo o Claudomiro do Buraco da tasca. O Arnaut Encadernador e o Marques Alfaiate. O Fernando Latoeiro. O Manel da Malucas, um velhote conquistador de sopeiras. O inesquecível Pirata da Leitaria pertinho da Universidade fiador dos estudantes em penúria.
      Uma longa lista de pessoas do nosso tempo do bibe e calção..
     Recordar também as surtidas ao quintal do Manel Pirête e às estufas do Jardim Botânico, para surripar laranjas e outras frutas.
      Os banhos, em grupo, completamente nus ou em cuecas, nas águas do lendário Mondego, nas noras da Ínsua dos Ventos ou no Choupal.
E quem não se lembra dos estribos dos eléctricos onde, acrobática e valentemente nos dependurávamos em viagens clandestinas e tantas vezes perseguidos pela polícia..
      A panorâmica que aqui tracei, como muita emoção e saudade, corresponde, apenas, à minha parcela contribuitiva para acrescer às inúmeras recordações dos demais companheiros da saudosa ESCOLA PRIMÁRIA DO PROFESSOR MOURA..
      Portanto, que no seu conjunto, as minhas e as de todos eles, completam a história da nossa mocidade, especialmente, quando éramos os GAROTOS TRAQUINAS DE BIBE E DE CALÇÃO CURTO

9 comentários:

  1. Chico Silva tens possibilidade de meter uma foto hoje entre as 19 e as 22 horas? Tinha pedido ao Quito que o fizesse mas está sem Net.Estou por uns dias fora de Coimbra.

    ResponderEliminar
  2. Ó Rafaelitolindodomeucoração, tu sabes agendar uma publicação para sair numa data e hora que definas? O Blogger permite isso, há muito tempo. Estive 15 dias fora de casa mas deixei publicações agendadas no meu blog porcalhoto, sem ter que me preocupar. Se não sabes, eu ensino-te (para a próxima vez, claro).

    ResponderEliminar
  3. Nao faças de m mais aselha do que sou.Antes de vir para aqui deixei 3 postagens agendadas.Mas combinei com o Quito para intercalar duas.Só que ele agora diz- me que lá em Lagos o PC dele pifou!!!Foi por isso que pedi ao Chico que postasse ...

    ResponderEliminar
  4. Acabei de chegar só agora do meu turismo hospitalar e aí já são vinte e três e tal. A Lucinda falou-me logo nos comentários. Amanhã vou andar nas mesmas andanças mas se o Rafael responder rápido conseguirei para amanhã mesmo que seja para cedo e dia vinte ou outro dia que lhe convenha. Diga se precisa das postagens, dia e a que horas lhe convem cada uma para não haver enganos. Já vou começar a preparar uma postagem. Se não estiver em condições de responder, vou entrar dentro das minhas possibilidades tentando evitar colisões.

    ResponderEliminar
  5. Afinal o Quito conseguiu ...assim sendo e como já tem Net no computador guarda o que tiveres para segunda feira para as 19 horas.O Quito cumpre o contrato para o combinado para o dia 20...a não ser que lá por Lagos haja um resfriamento informático . Este ADM exige mas tem as ajudas de cus(t)po em dia...Abraço e obrigado pela disponibilidade dos três.Sim porque de Fala também veio ajuda!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Francamente, ainda bem. Aparte os olhos, scans e uma quimio, andei lá muito de lado para lado. Os comentários vou deixá-los para amanhã depois de voltar.
      Em dia!!!!!!!!!!! Só se as minhas ficaram no Oceano. Divirtam-se.

      Eliminar