quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Partiu mas ficou

Leonard Cohen.


8 comentários:

  1. Leonard Cohen foi um cantor, compositor, músico, poeta, romancista e pintor canadiano recentemente falecido que vivia na zona portuguesa de Montreal. Possuía as mais altas distinções canadianas além do prémio literário Princesa das Asturias.

    Com este excelente mural de Kevin Ledo os seus vizinhos perpectuaram a sua memória.

    Penso que a wikipedia apresenta muito bem a vida de Leonard Cohen, pelo que basta clicar AQUI . En francês ou em inglês, basta clicar nos links existentes.

    De notar que a wiki fala da sua ligação com o Budismo, só que Cohen era judeu e mesmo em digressões respeitava o Shaba. O seu chapéu como os nossos velhinhos usavam na nossa juventude, diz tudo.

    Autor de várias canções que ficaram para a memória, é no entanto com Aleluia (Hallelujah) que hoje é cantada em todo o mundo em que o autor é fortemente recordado e que o Rafael fez saír neste blogue interpretada pelo autor na altura da sua partida. Basta clicar AQUI .

    É no entanto numa interpretação da orquesta Johann Strauss
    de André Rieu e o seu coro, que nos apercebemos da reacção emotiva das pessoas ao escutarem esta canção. Para ver, basta clicar AQUI.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais completo sobre a vida de Leonard Cohen é dificil ilustrar a sua vida.
      O que escreves e as chamadas aos link´s dão uma ideia sobre tão grande personalidade da música.
      O Bobbyzé era e é um seu profundo admirador.
      Como dizes, aqui no blog foi dado o devido relevo a tão grande artista.

      Eliminar
  2. Gostava (e ainda gosto) da voz grave de LC.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era uma voz muito característica, Chama a Mamãe!. Aliás, todo ele era diferente. Mesmo que não se soubesse quem era, não passava despercebido na rua com toda a sua humildade. A simplicidade em que se vê a cantar no youtube, assim era ele. Vi uma estrela local a nível internacional chorar por ter tido a oportunidade de cantar com ele.

      Eliminar
  3. A propósito de Bobbyzé: numa postagem dita Há uns anos e a propósito de um jogo critico da Académica com o Olhanense, nessa postagem a certa altura e como última ajuda..., escreveu o Bobbyzé:Nas minhas duas incursões pelo CAMBOJA aproximei-me bastante da filosofia budista. A impressão de eterna serenidade que nos invade, faz-nos acreditar num possível nirvana. Quanto é que eu não dava, para ter tido hoje uma consulta privada com o nosso LEONARD COHEN! Expoente máximo dessa liberdade de espírito!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se era derivado ao budismo mas era uma pessoa que na rua sem se fazer notar... notava-se mesmo que não se soubesse quem era. É uma frase que se contradiz mas era a realidade. É claro que nós lá o íamos cruzando pois não evitava dar uma voltal na sua área residencial. Quando se via aquele homem era a simplicidade e humildade. Por estes lados há budistas e é fácil verem-se na rua, assim como outras relegiões. Não falta nada mas a relegião de Cohen era a judia. Fui buscar André Rieu porque o vídeo aonde Leonard Cohen canta está muito escuro e não se vê a reacção das pessoas à sua canção. Em palco ou na rua, era respeitado. O Bobbyzé conhecia-o e penso que até o entrevistou

      Eliminar
    2. Já agora este trabalho de Kevin Ledo, é fora de série como já nos habituou. Quem vê o mural, vê a cara de Leonard Cohen. A semelhança é total.

      Eliminar
  4. Notícias de cá.
    Já agora aproveito o Rafael ter dito que aí não faltavam festivais para dar um pouco de esperança com o que se está a passar aqui neste momento. Os festivais pagam bem e o pessoal alinha em tudo para ter mais uns tostões (centimos, queria dizer). Acontece que o comêrcio está a ficar sem pessoal e por toda a parte se lê "vendedores – precisam-se", o que para contrapôr estão a aumentar o salário ao pessoal do comércio. Pelo que vejo aqui, se ainda aí não chegou, deve estar perto. Haja esperança.

    ResponderEliminar