segunda-feira, 5 de maio de 2014

A ROMARIA DA SENHORA DE MÉRCULES ...




Andor da Senhora de Mércules ...

Uma pequena capela de entrada ogival, que remonta ao século XII da  Época dos Templários, é local de culto de uma tradição antiga, muito do agrado de  albicastrenses e povos limítrofes. Situado a escassos três quilómetros da urbe, o monte da Senhora de Mércules, é um pequeno cabeço onde abundam azinheiras e oliveiras. É debaixo das árvores e tendas, que os romeiros se resguardam do sol abrasador, comendo e bebendo em dia de romaria, sendo tradição o prato de sardinhas assadas com feijão frade. O vinho, corre pelas gargantas e é o tabuleiro das camionetas de carga, que muitas vezes faz de mesa aos veraneantes, enquanto os fogareiros a carvão não têm descanso. 

A capela, é alindada para o dia da festa. Em altar modesto, mas forrado de flores, os católicos olham a Imagem, venerando a Senhora de Mércules, a quem fazem promessas e rezam fervorosamente.

Na manhã quente, numa pequena padiola de braços em madeira, a Santa percorre aos ombros dos homens, o vasto largo térreo, numa procissão singela, despida de grandes ornamentos. O padre, na frente do cortejo, manobra o andamento da procissão, enquanto os elementos da banda, alguns a suar em bica, vão debitando notas musicais, de acordo como ritmo pausado do andor. Por vezes, a Santa parece resistir ao equilíbrio instável daquele altar improvisado, face às irregularidades do terreno, apesar do cuidado de todos aqueles que têm a honra de transportar a Senhora de Mércules e de novo a trazer à sua Casa natural – a Ermida.

Este evento, realiza-se sempre três domingos depois da Páscoa, sendo a terça  feira seguinte, o dia da cidade de Castelo Branco. O que acontecerá amanhã – dia seis de maio.

Uma tradição popular que se perpétua, igual a muitas outras que ocorrem pelo país, de um povo que mantém de mãos dadas o fervor da sua fé e a esperança de melhores dias, que teimam em não vir.
Quito Pereira   

16 comentários:

  1. Mércules é um nome curioso. Devia ser interessante saber a origem deste nome. Fazes alguma ideia, Quito?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Será santa da quarta -feira?

      Eliminar
    2. É o que me parece.
      Isto dos nomes populares tem muitas vezes origens muito curiosas.
      Por exemplo, na Beira Interior, para uma galinha pôr mais ovos, deixa-se sempre um ovo lá, a que se chama "êndes".
      O meu irmão esclareceu-me: esta palavra tão estranha tem origem no latim. É o index"... o indicador. Tão simples...

      Eliminar
    3. Paulo, parece que o pequeno monte onde está a capela se chama Mércules e daí o nome. Já tinha feito uma pesquisa antes de partilhar o texto e não encontrei nenhuma outra explicação

      Eliminar
    4. Pois. Perdeu-se ao longo do tempo, esse significado.

      Eliminar
    5. Meus queridos amigos: nós os albicastrences temos por facto que o nome da Senhora de Mércoles provem de duas origens. Uma corrente menor diz que é porque a capela foi erigida no dia que os hispanicos chamariam de miércoles, mas o facto é que ela se encontra erigida por cima de um templo romano muito antigo dedicado ao deus Mercúrio.
      Mercúrio, daí Mércoles. A capela foi mandada erigir pelo povo como agradecimento de Nossa Senhora ter salvo a população de Castelo Branco de uma praga de Gafanhotos durante a... acho que foi Idade Média. Bom é tudo, bem-hajas! Abraços albicastrences e explicação correcta fica dada! Isabel M.

      Eliminar
  2. Romarias temos realmente muitas em Portugal!
    Já assisti a algumas, umas mais conhecidas que outras.
    Enquanto jovem e na minha terra todos os anos íamos a pé à romaria de Santo Amaro , que dista de Penela não mais que 3KM.
    Tinha os mesmos igredientes que esta da Senhora de Mércules:banda de música, missa, procissão e o Santo Amaro no andor!.
    Mas para mim, o que mais me entusiasmava era o farnel!!! Todos os anos sempre igual!!!! Ervilhas guisadas com coelho! Foi um gosto que me ficou. Ainda hoje é um dos meus pratos favoritos!!!
    Quanto ao nome da senhora de Mércules, só conheço aquela frase: onde foi a tua mãe?
    -Foi ali à mercearia fazer as mérculas!
    Quito não mostres este comentário a nenhum romeiro da Senhora de Mércules!

    ResponderEliminar
  3. "O Santo Antão de Caria
    é um santo milagroso
    Ai dá água aos da vila
    e dá vinho aos do Teixoso"

    ResponderEliminar
  4. Nao insistam nas vossas buscas porque MERCULES nada tem a ver com a minha vizinha Angela!
    Bonito texto Quito, neste 6 de Maio, com um sol timido por aqui!
    A nossa familia OLIVEIRA tem uma conotaçao muito estreita com as romarias. Especialmente com a Festa da nossa Santa Padroeira, a RAINHA SANTA ISABEL!!!

    Somos 4 irmaos! Duas raparigas e dois rapazes. Todos distantes à nascença de 2 anos! O meu Pai fornecia-nos como "Anjinhos" para a dita procissao!!!Resolveu, um dia boicotar o envio, porque, dizia ele "Isto começa a estar muito mal organizado"!!!!Referia-se às matronas quinquagenàrias, que começaram a vestir-se de "anjinho" e a desfilar "com pelo na benta"!!!!!

    Quito, faltou porém neste texto, uma referência ao famoso Queijo de Castelo Branco!!!Nem que fosse uma fatiazinha!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Queijos e enchidos, realmente, também fazem parte da ementa ...

      Eliminar
  5. Não haja dúvidas que são estas Gentes que mantêm as tradições. Nesse campo também ia sempre com os meus Pais a Góis no dia de Santos comer uns torresmos que se compravam no Castelo. Uma vez ou outra comprou-se os torresmos na Senhora da Candosa que ficava perto de Góis. Era uma alegria. Tempos que passaram e não esquecem.

    Se desejarem compreender porque é que no nosso tempo do Cavalo Selvagem havia pedras redondas para os que não conhecem, basta sabermos que "O mar esteve na Nossa Senhora da Candosa à 440 milhões de anos (Ordovícico)", o que não se terá passado depois com os diversos rios e riachos que se foram criando.
    Para quem estiver interessado, basta clicar no link da wiki sobre Cerro da Nossa Senhora da Candosa (Vila Nova de Ceira-Góis)

    Já agora, como andamos sempre a evoluír, aqui vai uma de ontem.

    Aqui o ensino é composto de 6 anos de primária, 5 de secundário, dois de CGEP (Colégio) para os que querem ir para a universidade. Na universidada, os anos são de acordo com o curso e até onde se deseja ir.
    Acontece que soube ontem que no CEGEP Montmorency (Collège Montmorency) vai ser dado um curso paralelo de formação de "Medium", no curso de adultos. O mesmo vai começar em certas escolas do secundáro. O motivo, é que toda a pessoa pode ser um Medium: uns por inspiração natural e os outros por formação pois segundo dizem até não é difícil, o que é preciso é querer chegar a esse estado. Assim, a finalidade é que cada um seja médium de si próprio para evitar que as pessoas vão consultar terceiros, pois muitos são autênticos charlatões.
    Bem, se isto começa agora com cursos paralelos, pelo que vejo penso que daqui a uns vinte e cinco a trinta anos é muito provável que estes cursos venham a ser oficiais.
    Vá..., temos que evoluir pois o Canada não é um país do terceiro mundo. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só criam de Medium? Deviam criar de Maximum e de Minimum...

      Eliminar
    2. Dos outros já cá há muito e Mediums não faltam. É cá uma floresta...

      Eliminar
  6. Uma pequena retificação: o dia da celebração de Senhora de Mércules é realizado 15 dias após o Domingo de Páscoa, sendo o dia de maior importância a terça-feira seguinte a esse domingo.

    ResponderEliminar
  7. Uma pequena retificação: o dia da celebração de Senhora de Mércules é realizado 15 dias após o Domingo de Páscoa, sendo o dia de maior importância a terça-feira seguinte a esse domingo.

    ResponderEliminar
  8. Uma pequena retificação: o dia da celebração de Senhora de Mércules é realizado 15 dias após o Domingo de Páscoa, sendo o dia de maior importância a terça-feira seguinte a esse domingo.

    ResponderEliminar