sábado, 7 de maio de 2011

Grafitismo intervencionista





10 comentários:

  1. A vida é luta constante.
    Concordo plenamente,lutar segundo a força que temos.
    Nada de euforias, pois vida só temos esta.
    Tonito.

    ResponderEliminar
  2. Desde que seja com qualidade tanto nos desenhos como nos textos é de enaltecer, e sempre que sejam em locais apropriados!

    ResponderEliminar
  3. Olá,Chico.
    Já percebi que és um apreciador da "street art".
    Deixo-te um endereço da especialidade que,estou certo,te irá agradar.
    Vai a:
    http://www.streetartutopia.com/
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Tonito

    É isso mesmo. É com o nosso interior que devemos conversar.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Rafael

    A arte não tem lugar explícito. No meu blogue tenho apresentado muito deste tipo de arte e pode crer que com melhor aparência ou não para quem não a aprecia, os propriétários das paredes dos edifícios e parques de estacionamente pagam caro para a terem lá, até só com simples letras. Por vezes, têm de ter patrocinadores. Há alguns propietários que as mandam retocar quase todos os anos, pois o inverno desgasta-as. O grafitismo que já não é a revolta do passado que vandalizava as fachadas, se bem que ainda apareçam casos, é das artes que mais evoluíram nos últimos tempos e juntamente com a pintura tradicional a que estávamos habituados, têm recuperado visualmente muitos locais. Económicamente são excelentes postos de trabalho a não perder. Costuma-se dizer que o grafitismo está para a pintura como a prancha de neve está para o esqui. Inicialmente postos de lado pelos mais variados motivos, hoje é o que se vê.

    ResponderEliminar
  6. Rui Lucas

    Obrigado pelo endereço WEB. Gosto deste tipo de arte pois além dela em si, aonde por vezes se fica um bom tempo a admirar a qualidade e a capacidade creativa, é uma autêntica caça ao tesouro. Não estou com isto a dizer que fujo dos museus e galerias de arte que por aqui abundam.
    Já que falámos de "street-art", Montreal tem tido uma secção fotográfica do museu McCord em plena rua. Se as pessoas não vão ao museu, vai o museu à rua e assim se conquistam admiradores.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  7. Celeste Maria

    Não tenha dúvidas. Do nada têm feito maravilhas. A rua principal de Montreal, Boulevard Saint-Laurent, tinha um sector a degradar-se. Foi lá que vieram de vários países trinta e tal artistas pintar. Há lá para todos os gostos e desgostos. Só que quando se olha bem, são verdadeiras obras de arte.

    ResponderEliminar
  8. Admiro este tipo de arte. Estragar paredes porosas, sobretudo em monumentos não concordo. Mas a recuperação de sitios degradados, com excelentes pinturas, são de louvar, na minha opinião.
    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Quito

    Esta arte está espalhada por muitos locais da cidade. Não é uma arte de segunda classe. Tem salvo muitas paredes e até dado outra vida a muitos locais mas é muito utilizada como arte em excelentes paredes e zonas muito boas, que estavam impecáveis. Servem-se muito do grafitismo e murais pintados dentro do tradicional como arte pura e também para chamar a atenção explícitamente para o local nos mais variados campos, como lojas, restaurantes, garagens, parques de estacionamento, infantários, etc.
    Chegaram ao ponto de pintarem caixotes do lixo sob o tema de "Arte em qualquer lado", alusivo a um plano citadino aonde os temas fossem a natureza e a vegetação. Há partes da cidade que são um museu exterior. Há aqui vasos envolvidos em mosaico vitroso trabalhado numa sociedade de habitação, que são uma maravilha. Tudo serve para fazer arte.
    Boa semana.
    Um abraço

    ResponderEliminar