Colégio de S. Jerónimo
Praça D. Dinis
Data de criação
1990
Área científica
Vida Académica
Caracterização geral das espécies
Tipo de colecções : Cerâmica; Medalhística; Torêutica e Ourivesaria; Têxteis; Pintura, Escultura e Gravação; Instrumentos Musicais; Arquivo Discográfico; Arquivo Fotográfico; Arquivo Documental; Biblioteca e Arquivo de Cartazes.
Épocas representadas
época contemporânea, desde o final do século XIX até à actualidade.
H i s t ó r i a • Funcionando sob o patrocínio da Universidade, tem como missão reunir, preservar e difundir os valores sociais, artísticos e culturais da comunidade académica, no âmbito das suas tradições e da sua história.
Instituição “sui generis” e multifacetada, o Museu Académico é fruto de um anseio, com quase um século, que culminou num primeiro Museu de vida académica criado em 1951, a partir de uma exposição realizada sob a égide da Direcção-Geral da A.A.C. e da Comissão Central da Queima das Fitas de 1950. Foi a fase preparatória do actual Museu.
Todavia, só em 1987 se conseguiram instalações condignas para o instalar, no claustrim superior e respectivas zonas anexas do Colégio de S. Jerónimo, inauguradas, nesse ano, pelo Senhor Presidente da República. Mas o seu funcionamento só foi regulamentado em Dezembro de 1990, pelo “Protocolo de Instalação do Museu Académico de Coimbra”.
Hoje, a riqueza patrimonial e histórica dos seus núcleos possibilitam exposições semi-permanentes e temáticas que cativam o visitante. Também o acervo documental é insubstituível para a investigação em muitas temáticas académicas.
Rui Pato e Mário Rovira ainda nos claustro de entrada- para o Museu Académico
no antigo edificio dos Hospitais da Universidade de Coimbra na Velha Alta da Cidade!
Para visitar o Museu e ouvir a Serenata lá estiveram Carlos e a Fernanda Carvalho e a Celeste Maria...na foto masestivaram também a Teresa Soares, o Fernando Morgado e Helena Morgado
prontos para escutar o Grupo de Fados Raízes de Coimbra.
O Grupo de Fados Raízes de Coimbra-à esquerda Rui Pato e em pé do lado direito Mário Rovira A visita ao Museu a qual foi explicada por um antigo esudante de Coimbra cuja tese para o seu mestrado foi o Museu Académico.
O Castelão junto de uma das vitrinas com Guitarras de Coimbra
Rui Pato durante a visita
Um cartaz exposto sobre o Orfeon Académico de Coimbra
Uma das vitrines com figuras típicas de Coimbra-O Estudante e a Tricana
Um outro cartaz este do Orfeon e da Tuna
Vitrine com exposição de guitarras que pertenceram a grandes executantes como Artur Paredes.
Capa de uma revista com a BALADA NA DESPEDIDAdo Curso do 5º ano Theológico-Jurídico -1897/1898
TAÇA DE PORTUGAL conquiata pela Briosa em 1939
Cartaz de Queima das Fitas de 1966
E enquanto esta malta passava um bom bocado, algures numa aldeia gaulesa... digo, Falesa um marido ajudava a sua professoral esposa a fazer relatórios...
ResponderEliminarE a mim ainda me faz mais pena, que eu gosto de saber "truques" nas formas de expor... para um dia, quem sabe... também ter o meu museu?!...
ResponderEliminarPara já, das Caldas da Rainha, más notícias trazidas pelo meu amigo de lá:
"a crise financeira bateu à porta de tudo e os projectos da Câmara co-financiados (que incluía o edifício para a minha colecção) abrandaram por falta de condições dos “Programas de Apoio”; as finanças da Câmara também levaram um rombo enorme (em Óbidos andam os políticos numa guerra com a dívida de 18 milhões(!) que tiveram de aprovar neste último orçamento) pelo que anda tudo em banho maria"
Paulo Moura quanto a relatórios, os casais é assim:tudo a meias!
ResponderEliminarE a madame IC agradece...lá no seu ME!
Nas Caldas está visto: com a crise não fazem nem mais um.....
Excelente iniciativa. Reportagem oportuna.
ResponderEliminarExcelentes vozes, sustentadas por instrumental bem amadurecido e de alto nível!
ResponderEliminarFinalmente, a divulgação de um museu desconhecido para a maioria da população, quiçá da própria Academia!
Emoção por observar ao vivo a taça de Portugal conquistada pela Briosa.
Gostei de revisitar este espaço!
ResponderEliminarO Grupo de Fados ofereceu aos visitantes um espetáculo de nível, intimista,um privilégio para a assistência!