sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

O Quito levou a «Maria Matilde» para o Jornal do Fundão

Como diz o Rui Felício e muito bem:
"Annuntio vobis gaudium magnum:
Habemus scribam qui sibi nomem Quito Pereira
".
O Quito já tem o seu espaço no Jornal do Fundão. Chama-se «Beira» e teve a primeira crónica (depois do "ensaio" do ano passado) no dia 24 de Janeiro:

O nome do cantinho do Quito... e a carinha laroca dele (só mesmo a São para o pôr assim tão pimpolho)



Quito, agora esquece-te do que te aconselhei: ires enviando textos, assegurando que no JF têm sempre pelo menos 2 textos teus, para poderem programar a paginação.

Abre aço de lado de cá (de lá, para ti) da Serra!

29 comentários:

  1. Muito bem, é mais do que merecido Quito, tu escreves deliciosamente. Grande abraço e lembra-te do que te disse numa outra postagem. toca a reunir isso tudo em livro, eu trato de tudo... acho que todos gostaríamos de ter um...

    ResponderEliminar
  2. CÁ ESTÁ!!!!O BEIRA QUITO!
    É uma grande etapa e que vivamente saudamos!
    E mais: vais acumular "dois ordenados" em ajudas de cus(p)to...e pelo prestigio que dás a esta espécie de blog vais ser aumentado, depois da permissão da tróica.A Administração tomou esta resolução por unanimidade e aclamação!

    ResponderEliminar
  3. Não comento o conto, que considero um dos melhores do Quito, porque em tempo oportuno já o fiz quando ele o publicou aqui no blog.

    Já era tempo de o Quito alargar a divulgação da sua escrita, para mais num prestigiado jornal como é o Jornal do Fundão.

    Já antes o tinha feito neste mesmo jornal e também no Diário de Coimbra, com outros contos.

    Tenho esperança que desta vez garanta a regularidade das publicações e que não adormeça...

    Um aplauso especial para a persistência do Paulo Moura que não é homem de se ficar pelas palavras.

    Um abraço a ambos. A um, pela categoria da sua escrita, a outro pela sua acção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rui avança com a tua escrita pois a tua capacidade,sensibilidade,perspicacidade,humor são entre outras algumas das tuas potencialidades para nos dares obras de mérito literário.
      Há muito que não nos proporcionas textos ou contos.
      Sois completamente diferentes na escita e ambos com muito jeito genuino e intelectual.
      Um livro,para quando?

      Eliminar
    2. Bem observado, Olinda. Quem quiser perceber da vasta obra do Rui, deve percorrer o "Escrito e lido". E agora que o Rui Felício está mais disponível ...
      No meu caso, os amigos fazem a festa, deitam os foguetes e apanham as canas. Eu, ao invés do que leio de vós, não estou assim tão entusiasmado ..

      Eliminar
  4. Bom trabalho, Paulo Moura pois o Quito merece e o jornal do Fundão ficou mais rico.
    Um abraço aos dois.

    ResponderEliminar
  5. Ontem, fui surpreendido. Ao abrir o "Jornal do Fundão", como sempre faço às quintas-feiras, dei com um texto meu, de aspecto gráfico cuidado e com a fotografia que o Dr. Nuno Francisco me tinha pedido.
    O Dr. Nuno Francisco, é o novo Director do prestigiado semanário, que tem um passado e um presente que fala por si. É árdua a tarefa que lhe cabe, mas estou certo, que o seu brilhante "curriculum académico", lhe permitirá guiar o jornal na senda do êxito e da qualidade a que sempre habituou os seus leitores.
    Há muito tempo que me vinha concentrando naquilo que o Nuno Francisco escreve. É uma escrita empolgante, de alguém que perfilo entre os melhores escritores e jornalistas da actualidade. As suas crónicas das gentes da Beira, a prosa-poesia da "Pedra Angular", são o testemunho escrito das suas grandes capacidades de comunicador. Não o digo de agora. E até nesta espaço já o disse, transcrevendo inclusivamente passagens das suas meritórias crónicas.
    Resta-me dizer, que o Jornal, na pessoa do seu Director, tem sido de uma enorme correcção para comigo, correndo o risco de trazer à estampa os textos de um simples amador da escrita.
    Mas o Dr.Nuno está à vontade. Afirmei-lhe que o prestígio de um jornal, não se compadece com amadorismos ou simpatias pessoais. Não peçam, a quem não sabe o que é uma "clave de sol", um concerto de violino. E o Nuno sabe isso. Felizmente.
    Que te dizer, Paulo Moura? É também a tua insistência que me faz prosseguir numa aventura que não escolhi. Mas é a minha consideração por ti e pelo Nuno Francisco, que me faz partir mar adentro sem porto de abrigo ...
    O meu agradecimento aos vossos simpáticos comentários.
    Quito Pereira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em tempo: um passado e um presente que falam por si ...

      Eliminar
    2. Sem porto de abrigo?! Sem porto de abrigo?! Então... o que é o Bairro Norton de Matos?!

      Eliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Reparei agora que o Paulo Moura me faz a mim uma pergunta, no final da apresentação do post, a que não deixarei de responder:

    1.- O translator do Google percebe pouco de latim, porque se esqueceu da desinência de "scriba".
    Com efeito, deve escrever-se "Habemus scribam"

    2.- Aproveito para acrescentar:
    Annuntio vobis gaudium magnum:
    Habemus scribam qui sibi nomem Quito Pereira...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chiça, Rui Felício, que devias dar explicações aos tipos da Google.
      Já alterei, que assim tem outro nível.

      Eliminar
  8. Isto é ASSUNTO de ALTO GABARITO.
    Tonito.

    ResponderEliminar
  9. Começo por felicitar o "Jornal do Fundão" pelo facto de ter o meu amigo Quito como um dos seus colaboradores.
    Aplaudo a influência do Paulo Moura junto do Dr. Nuno Francisco revelando-lhe o valor da escrita dos textos do Quito.

    Agradeço à "Maria Matilde" o exemplo de grande mulher!
    Fiquei enternecida pela delicadeza relatada. Em frases curtas, sem parágrafos,carregadas de força, que o texto nos transmite pela pena de um homem sensível e que tão bem sabe subir até ao povo!

    Agora, espero para ler o conto da próxima semana...

    Mas dar-te-ei aquele abraço amanhã ou depois!

    ResponderEliminar
  10. Um grande louvor para quem tão bem escreve, de seu nome Quito,para os comentadores que sempre o estimularam em virtude da sua característica escrita,para o Paulo Moura que não baixou os braços e enorme louvor ao Director do Jornal do Fundão cuja sensibilidade "distinguiu" a simplicidade e envergadura cocomitantes dos escritos do nosso amigo.Louvor para a São que o motiva e lhe proporciona boas fotos para ilustrar os textos.Por ùltimo,os leitores assíduos do grande JF vão poder deliciar-se com boas leituras de um coimbrão que ama as gentes da Beira Baixa.
    Estamos todos de parabéns!

    ResponderEliminar
  11. Parabéns ao Quito pelo magnífico texto e pela sua publicação num jornal de grandes tradições.
    Rui Barreiros.

    ResponderEliminar
  12. Em negociação, há um anglicismo para quando todos os intervenientes têm algo a ganhar: «win-win».
    Este é clarament um caso «win-win-win-...»

    ResponderEliminar
  13. Em negociação, há um anglicismo para quando todos os intervenientes têm algo a ganhar: «win-win».
    Este é claramente um caso «win-win-win-...»

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande conto este do Quito,dando continuidade ao que já nos habituou.
      Parabéns Quito! Brinda-nos sempre com os teus textos. Felizmente que já se fala em reunir todas as crónicas em livro! Vamos, de certo, ficar mais ricos.

      mariorovira

      Eliminar
  14. Um texto destes, uma prosa como aquela a que o Quito nos habituou merecem ser lidos por muita gente.Temos tido a vantagem de ler em primeira mão mas de certeza os novos leitores ficarão tão agradados como nós. Venha o livro.
    Um aplauso ao Paulo Moura pela insistência.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  15. O Jornal do Fundão está de parabéns por ter um colaborador com esta categoria!
    O Paulo Moura soube desde o início qual era o lugar certo para o Quito publicar os seus contos e tem o mérito de ter contactado o JF e não desistir.
    O Quito está de parabéns pelos seus belos textos! Este texto não foge à regra.
    Gostei!
    Parabéns Quito!

    ResponderEliminar
  16. Ontem(ou seja há pouco mais de uma hora...)acabei por ter um dia particularmente feliz!
    Hoje(ontem) o dia foi de estalo:
    1º o nosso romancista entrou em grande logo de manhã JF dentro com foto e tudo, com o seu magnifico conto Maria Matilde.
    2º- Embora não pudesse ter assistido ao encontro da Académica-Beira Mar tive conhecimento na hora via telemóvel da marcha do resultado e...mais uma vitória, com ao que consta com vinte minutos de futebol que foi um luxo!
    3º -estive num simpático convivio numa quinta de Ançã com amigos/as profesores aposentados da Escola Básica do Vale das Flores(como a informação ía chgegando do Estádio) o jantar teve um sabor especial e até meteu bailarico.
    Quito dedico-te esta vitória!
    Reafirmo os meus parabéns à dupla Quito e Paulo Moura, ao JF e por tabela ao nosso blog!!!!
    Melhor não podia desejar!

    ResponderEliminar
  17. Obrigado pela dedicatória, Rafael ...
    Mas ainda bem que não viste o jogo. Na 2ª parte, o Pedro Emanuel resolveu meter o autocarro à frente da baliza. Se não fosse o Ricardo, com duas ou três grandes defesas, aquilo podia ter acabado mal. Bem, mas os 3 pontitos já cá cantam ...
    Abraço

    ResponderEliminar
  18. Quito, já te dei os parabéns pessoalmente, mas eu, que tenho andado arredado aqui do blogue por força de outras circunstâncias, não poderia deixar passar o momento sem deixar também aqui o meu testemunho.
    Estás de parabéns, como também está o Paulo Moura que com a sua persistência soube contribuir para o enriquecimento do Jornal do Fundão com a tua participação.
    Agora não há mais lugar para falsa modéstia. A tua escrita, tem valor e enquadra-se num Jornal de prestigio como o do Fundão. O conto é excelente e tem um nome que agora me diz muito que é o da minha recém nascida neta que desejo não tenha uma vida tão sofredora como a tua Maria Matilde.
    Segue em frente, sem hesitações, e não esqueças, os teus amigos exigem o tal ansiado livro que compile os teus melhores contos, que são muitos.
    Um abraço
    Abílio

    ResponderEliminar
  19. Abilio
    Obrigado pelo comentário. Como te disse, meu amigo, nada me move num mundo que não é o meu - o das letras. Como sabes, apareço no "Jornal da Fundão" por acidente ...
    O que me move são os amigos. E é por isso que o meu e nosso desejo é um dia destes ver a vossa Matilde e de dar um abraço muito apertado à nossa Zéquita ...
    Um abraço

    ResponderEliminar

  20. Ontem, ou seja antes-de-ontem, encontrei o casal Celeste/Fernando Rafael no seu passeio habitual pelas ruas do Bairro. "Esticar" as pernas, como diz o Rafael, após jantar, faz parte do seu programa diário.
    A Celeste contou que o Rafael, na véspera, tinha estado muito rabugento. Tinham ido a um jantar-convívio e a Académica a jogar, mas o jantar foi bom as noticias que ia recebendo via telemóvel foram óptimas e deixou de ficar rabugento, bem pelo contrário...
    Eles sabem que não tenho vindo ao blog, não porque esteja zangado com o blog. Estarei, talvez, zangado com a vida ou, talvez, comigo próprio e falha-me a disposição para entrar neste cantinho que tanto aprecio.
    A Celeste deu-me a novidade: um texto do Quito publicado no Jornal do Fundou.
    Vim ver a Maria Matilde. Gostei muito dela. É o povo que o Quito tão bem conhece que ela representa.
    Parabéns Quito. Aquele abraço.

    Para o Paulo Moura, bem-hajas.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. É rata:
      Fundão e não Fundou.
      O JF não merecia este mau trato. Peço desculpa.

      Eliminar
    2. Tem juízo, Vianita. É que ninguém, em seu juízo perfeito, pode alguma vez zangar-se contigo. Nem mesmo tu próprio!
      Abre aço!

      Eliminar
  21. Eu, meu caro Viana, ando muitas vezes zangado com a vida. Ou comigo próprio. Para a esmagadora maioria de nós, pelos mais variados motivos (familiares, económicos, de saúde etc.)o mar está revolto e a jangada é frágil.Temos que remar na procura de um porto de abrigo. Que irás encontrar, porque o Sol nasce todos os dias ...
    Toma lá um abraço ...toma lá outro ...
    QUITO

    ResponderEliminar