terça-feira, 17 de dezembro de 2013

A Roda da Vida

A neve chegou e com ela não só o aumento do trabalho do dia a dia mas também a alegria de se verem paisagens diferentes, assim como a chegada de muitos desportos e lazeres de inverno.
Quando me levantei no domingo demanhã vi logo que tinha que tirar neve debaixo de uma tempestade polar, pois a temperatura éolica era de menos vinte e nove graus centígrados. Bem agasalhado, ao contrário do que se possa pensar foi um tempo bem passado. O estar-se a tirar a neve dos carros leva as pessoas nestas alturas a conviverem muito mais umas com as outras, são muito mais abertas e passam-se uns bons momentos.

A volta de reconhecimento dos trezentos e sessenta graus.



Acabei à luz do candeeiro mas o trabalho parece perfeito. Para que o motor aqueça mais depressa, não se tira a neve nas entradas de ar. Com o aquecimento vai-se derretendo. O murinho, é para evitar que alguém estacione ao lado e depois não se possa saír.

E já há quem há muito tempo festeje o Natal.

16 comentários:

  1. Que belas fotos!
    Isto sim é neve que embelezam qualquer cenário!
    Que ricas capotas os automóveis têm e o Pai Natal lá resiste no jardim da casa, indiferente às temperaturas baixas!
    E o Natal tão perto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Pai Natal com uma casa daquelas ao lado nem sente o frio, Rafael. O alcatrão que vimos é uma entrada tipo casino, "personalizada" para os automóveis.
      Este tipo de Pai Natal costuma estar iluminado à noite.
      Boas Festas.

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Rui Felício
      Na fotografia de noite, só com lampadas de um lado da rua e colocadas a grandes espaços, com a neve que andava no ar derivado ao vento, vê-se a rua até muito longe. Em contrapartida não se pode usar o flash pois os farrapos ficam muito grandes. Nestas noites qualquer pessoa anda à-vontade na rua. Quando houve a tempestade de gêlo que ficamos sem luz por quase quinze dias, saía-se bem à noite só com o reflexo do luar na neve.
      Boas Festas

      Eliminar
  3. Cada terra com seu uso, cada roca com seu fuso - ditado popular. Lá, onde a neve tudo cobre de maravilha, até o retirar da neve é uma arte. Não tirar a neve das entradas de ar, é a cereja no topo do bolo.
    Boas Festas para o Chefe da tribo e para os seus dois diamantes ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como estás muito alto lá na serra e tens neve e chuva, os carros enchem-se de humidade e sujidades nos tapetes. O CAA diz que a melhor maneira é meter jornais velhos debaixo do pés todos os dias e quando se regressa a casa, é só metê-los no lixo. Anda tudo sequinho e limpo.
      Retribuímos os votos de Boas Festa para ti, São e restante Família. Já agora fazes o favôr de dar uma abraço meu a teu Pai. Obrigado.

      Eliminar
  4. Belas fotos mas que arrepios sinto por causa do frio....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não há motivos para arrepios, Olinda. Se o corpo estiver bem quente, as pernas e os braços àguentam-se muito bem, se defendermos as mãos, pés, cabeça, boca e nariz tapados para a garganta não secar. A menos trinta aproximadamente, é preferível ter debaixo do casaco duas boas camisolas para que o ar quente que se forma entre elas e o próprio casaco, se mantenha junto ao corpo. É uma bolsa de ar quente e a fazer a neve ou outra manutenção, deve-se ter cuidado para não transpirar demais e sobre-aquecermos. Nas botas o mesmo, só que elas não podem apertar contra o peito do pé ou em qualquer outro lado. Esse contato apertado, transmite o frio e é um problema. Têm que ser folgadas. Há muita gente a fazer desporto de todo o tipo. Calças, uso simplesmente as de ganga forradas por dentro a não ser a fazer a neve, que uso umas de neve. Nada de especial e não estava habituado. Aqui há muita gente que adora o frio.

      Eliminar
  5. E o cenário maravilhoso de rigoroso inverno, aqui, mesmo em frente aos meus olhos!
    Ah! não está assim tão perto, mas é como se estivesse, os amigos fazem magia, que nos aquecem o coração, mesmo com temperaturas negativas!!!
    Chico, prepara as pás e toca a limpar a neve, que eu espero... sentada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Celeste Maria
      Fazer a neve, é o grande desporto nacional. Mesmo aqueles com boas casas como a de cima, que têm garagem e que pagam para lhes fazerem a neve na passagem até à garagem, se têm três ou quatro carros, lá fica um ou dois na rua pois os da garagem têm que poder saír após a neve feita. Então lá vão ter que fazer a neve dos que ficaram na rua. Esta época torna as pessoas muito comunicativas e abertas.

      Eliminar
  6. Para tudo é preciso saber.
    Essa das entradas de ar é de Mestre.

    ResponderEliminar
  7. Tonito
    As entradas de ar tapadas é uma pequenina ajuda, pois no domingo só em Montreal houve nove mil chamadas para o CAA (ACP daí) ajudar a arrancar carros. Se um grande número se ajuda com fios entre as baterias e não pede ajuda ao CAA, estás ver quantos teimosinhos ficaram por arrancar.
    Aí no bairro apanhava-se muita geada. Por aqui, antes dela começar a caír, deixam-se ficar os limpa vidros ao alto ou então por cima de uma cobertura sobre os vidros.
    Boas Festas.

    ResponderEliminar