sexta-feira, 13 de junho de 2014

SAMBA DE UMA NOTA SÓ ...




Vencer sem convencer... 

Eram milhares dentro do estádio. Eram milhões fora do estádio. Lá, em São Paulo, naquele Brasil brasileiro, jogava a seleção canarinha. 

Uma religião, aos pontapés  numa bola. Naquele circo, vivia-se o jogo inaugural do Campeonato do Mundo de Futebol. 

Mas jogava – se, também, as frustrações de quem se levanta todos os dias à procura de sobreviver. Dos que acharam e acham, que os gastos exorbitantes com o torneio, deveriam ser canalizados para infraestruturas de bens e serviços. E salários que, na generalidade, roçam o limiar da pobreza.

Ontem, quando as camisolas amarelas entraram em campo, houve sossego nas ruas. Algum sossego. Ricos, remediados e pobres, não tiravam os olhos da televisão. A força mobilizadora do futebol.

O jogo, aquele que foi jogado à flor da relva, começou por correr mal aos da casa. Uns croatas incómodos e personalizados, puseram em franja os nervos da arena. Aquele era o jogo que o Brasil precisava de ganhar. Tinha que ganhar. Porque aquele duelo, também se jogava num Brasil em conflito nas ruas, e uma derrota não traria a magia de alguma paz social. Antes pelo contrário.

O Brasil ganhou. Ganhou bem e ganhou mal. Bem, porque foi quem mais procurou as redes do antagonista. Mal, porque uma decisão no mínimo ridícula, permitiu a caminhada para um triunfo muito duvidoso. Uma inexistente falta na área de rigor, de um jogador croata, desequilibrou as forças em confronto.

Yuichi Nishmura, foi a chave do sucesso. Ninguém duvidará da bondade da decisão, de pôr um árbitro asiático, a arbitrar um jogo que era observado no mundo inteiro. Na realidade, o futebol, pela sua dimensão, deve ser fator de aproximação dos povos. 

Porém, desde o início do jogo, se percebeu que o Senhor Yuichi Nishmura, não estava à altura de ser juiz daquele acontecimento planetário. Ou, se calhar, até estava, dizem alguns de forma mordaz.

Ontem, no Brasil, dançou-se o samba. Mas foi um samba, que teve pouco a ver com a verdade desportiva. Um samba lento, de uma nota só.

Quito Pereira         

12 comentários:

  1. Efectivamente, os Arbitros decidiram ser artistas! E o desta noite frente à Espanha, também se deve juntar ao Japonês!!!!!Franceses nao haverà sequer UM!!!!Sabiam?
    Bom texto Quito!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ...mas a Espanha ainda teve a sorte de não perder por mais! E o Penalti sobre o Diego Costa, depois de ver as imagens não existiu...Mas nas repetições é uma coisa, mas no campo qualquer árbitro marcava a grande penalidade!
      Não é o caso da penalidade do BR Holanda!.Não foi mesmo grande penalidade!
      MAS HÁ UM ÁRBITRO PORTUGUÊS!!

      Eliminar
  2. Ok. Até aí tudo certo. Mas então vamos tirar o gol do pênalti no placar. Ficaria 2 x 1 para o Brasil. Considerando isso e mais o fato - e não se pode negar - que a Seleção do Brasil jogou melhor (vejam estatística de posse de bolas etc e coisa e tal), a vitória ainda seria do Brasil.
    Agora, falemos do tal juiz. A FIFA já reviu o momento polêmico e confirmou a penalidade aplicada.
    Falemos, agora, de como analisamos quem foi beneficiado com o suposto erro do juiz: se fosse a seleção de PT a se beneficiar, teria sido injusto o resultado a favor de PT? Não, claro. E não repreenderia se assim pensassem. É natural. Normal.
    É tal qual na Justiça. Quem perde a causa sempre conclui que foi injustiçado.Quem a ganha, diz que foi feita a Justiça.
    Assim, o que é justo é nada mais do que a percepção que cada um de nós tem sobre determinado caso, atitude, situação etc etc.

    Um abraço do tamanho do Rio Amazonas pra todos vocês! E um cheiro do tanto do Rio Negro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mamãe, eu não percebo nada de futebol (devemos estar empatados) mas uma coisa é certa: o golo do penalti forjado surgiu quando o jogo estava empatado e desestabilizou completamente a equipa da Croácia. Obrigou-os a partir para o ataque e, assim, ficarem mais vulneráveis a um 3º golo, como aconteceu.
      Em resumo: se eu fosse croata, abandonaria o estádio (e, se pudesse, daria uma joelhada nos tomates do árbitro); se eu fosse brasileiro, ontem daria uma joelhada nos tomates do árbitro por ter retirado ao Brasil o que o Brasil merece: ganhar de forma limpa.
      Beijos, Mamãe!

      Eliminar
    2. Ah! Sobre a FIFA... não me fales em FIFA... antes de veres isto:

      http://www.dailymotion.com/video/x1z2izx_esse-jornalista-explicou-para-os-americanos-como-a-fifa-vai-arruinar-o-brasil_news#from=embediframe

      Eliminar
    3. Pois Mamãe não é a mesma coisa. A penalidade abriu a porta para o triunfo que estava a ser dificil.
      É dos livros!!! É o chamado empurrãosinho que é preciso dar para desbloquear uma situação que nada convinha!
      Mas o BR mereceu ganhar pois atacou mais durante quase todo o jogo, à excePção dos últimos 15 minutos. A Croácia deu tudo por tudo...e aí aparece o 3 a 1!
      Ma o BR marcou 4 golos!!!
      Fico aguardando uma boa prestação da selecção de Portugal, que consiga se apurar para a fase do "bota fora". Quem sabe se a Final ideal não se vai mesmo concretizar.
      Portugal- BR
      Um abraço e saudações desportivas!

      Eliminar
    4. Paulo o filme mostra bem o que é o Império da FIFA!
      A grande bronca vem com a atribuição da próxima COPA para o Qatar!! Têm que meter ar condicionado nos estádios!!!
      Foi uma atribuição comprada ao que diz a comunicação social.
      A Inglaterra já se ofereceu para substituir o Qatar.

      Eliminar
    5. Então, vamos todos dar uma joelhada nos colhões do árbitro!!!
      Também não entendo muito de futebol, mas gosto de vitórias.
      Bjs.

      Eliminar
  3. Bem, uma saudação para a "Mamãe". Mas não retiro uma virgula ao que escrevi.

    Não sei se sabem, mas a Interpol, vai para o Brasil. Em causa, um suposto esquema fraudulento que consiste em favorecimento de jogos, por parte de equipas já apuradas depois da fase de grupos. E subornos a jogadores.

    Acredito piamente na honestidade da quem representa Portugal. Podemos não ter uma grande seleção, porque, na realidade, a nossa equipa é globalmente fraca e temo o terramoto que ontem assolou os espanhóis. Sermos "despachados" com 4 ou 5 pela Alemanha. Mas desonestidade de quem nos representa, não acredito.

    Uma abraço a todos, com muito samba que a vida são dois dias ....

    ResponderEliminar
  4. Olá Quito!

    Um abraço pra você, também. Não retira nada do que escreveste.Não mesmo! A discussão é boa e serve para - o mais importante - fazer laços de amizade.
    Normal cada um defender seu ponto de vista. Pelo menos, não estou lidando com "Maria vai com as outras", e sim com "quito".
    Ainda tentando comprar ingressos para Portugal x EUA. A FIFA disponibilizou, ontem à noite, ingressos para Itália x Inglaterra, mas ...
    Penso que dê para ir à Arena da Amazônia torcer por Portugal.Estou tentando.

    Uma flechada desta índia do Amazonas, com todo respeito.--------<-------->> ♥

    ResponderEliminar
  5. Samba, sempre, nem que seja de uma nota só!
    Futebol, lamento mas nada sei, apenas gostei de ir ao Jamor com a AAC.
    Vença o desportivismo entre todas as seleções!

    ResponderEliminar
  6. Olá celeste. Já a "conheço" pelas fotos e suas participações bem ativas aqui no blog. Tive logo empatia com você. Tens uma cara de gente boa, de bem com a vida. E isso é que me atrai nas pessoas, de pronto.

    Um abraço com gosto de flores do beijar do beija-flor aqui da Floresta Amazônica!.

    ResponderEliminar