quinta-feira, 19 de agosto de 2010

LUGARES DE COIMBRA AO ABANDONO

Chorei ao ver lugares históricos de Coimbra, totalmente ao abandono!


Esta foto é um exemplo da situação em que se encontram alguns lugares de Coimbra! 
E se continuarmos pela rua acima, depois do arco, andando mais uns 500 metros, vamos encontrar as escadas da Fonte do Castanheiro.
A Fonte do Castanheiro está igualmente abandonada.
É triste e criminoso deixar chegar a este ponto determinados lugares de Coimbra!

***

11 comentários:

  1. Uma boa fotografia para ilustrar uma realidade
    chocante e vergonhosa como tu dizes...
    A sensibidade dos proprietários e dos autarcas
    anda muito em baixo...e não venham com a desculpa
    da crise pois,este desleixo acontece há décadas!!!

    ResponderEliminar
  2. Assim é Alfredo!
    As pessoas vão habitar para locais mais modernos, com outras condições e abandonam, sem recuperação ou demolição,os velhos espaços provocando cenários degradantes, como tão bem ilustras.

    Infelizmente são situações comuns...

    ResponderEliminar
  3. Esta é uma realidade que se vê por todo o Portugal.Umas vezas por falta de dinheiro e outras por simples incúria.Deu-me nas vistas a casa com balcão e alpendre que se vê à direita. É um dó de alma !!!

    ResponderEliminar
  4. Celeste! Dizes que se vai habitar para locais mais modernos, é certo mas, esses prédios daqui a 10 anos estao numa miséria porque nao hà dinheiro nem a cultura suficiente para que as pessoas saibam que têm que tratar das suas casas!!Dêem uma passeata pela Solum e constatem o que digo.
    Bem a proposito: hà alguém interessado em comprar um prédio de quatro andares que tenho na Rua da Louça?

    ResponderEliminar
  5. Realmente é uma tristeza como se deixam chegar locais , e este em particular, a um estado lastimoso.
    Muitas vezes,inexplicavelmente, sonho com esta casa e todo o seu interior.
    No r/c viveram meus Avós paternos...a avó Maria e o carinhoso avô Antão.Quanto à Fonte do Castanheiro mesmo cenário,qd faltava a água ía com minha mãe lá, e que fresquinha era!
    Memórias trazidas aqui por alguém que não conheço, mas envio um beijo. Bem-haja Cristina Antão

    ResponderEliminar
  6. É triste, é de lamentar e é de falar ou escrever pois só assim se consegue alertar para as diferentes situações. Neste caso seria de manter a mesma fachada e amelhorar a parte habitacional como se faz em muitos lugares. Muitos destes casos acontecem porque as casas vão envelhecendo e os proprietários também. Na altura da reforma há muitos proprietários que não têm meios para refazer as casas e por sua vez, nessas idades, os bancos também já não aceitam "alugar-lhes" dinheiro. Por vezes os filhos não as podem manter porque entretanto andam a pagar a casa que compraram ou assumiram outras obrigações. Mas não se entristeçam com o que vão vendo pois nos países ditos evoluídos e ricos, se não são esses problemas, são outros. No Quebec, as ruas, estradas e auto-estradas estão uma desgraça. Num local com quinze ou vinte buracos no pavimento, vêm tapar "dois ou três". Qando cá chegámos, tapavam-nos todos e passavam com um cilindro. Depois passaram a tapar alguns e começaram a passar com a própria roda da carrinha que trazem em serviço. Neste momento batem com uma pá ou com os pés, pois têm botas de trabalho. Há umas semanas torci um pé num buraco do Boulevard St. Laurent, Boulevard principal que vai de norte a sul e devide Montreal em Este/Oeste: por isso é chamada "Le Main" ou "The Main" de acordo com a língua que se usar. Estive a ver se tinha algum osso partido e como assim não aconteceu, fui andando como pude ainda um bom bocado para não ir ao hospital: estava sujeito a lá estar nove horas à espera no que me querem fazer crer que é o melhor sistema de saúde do mundo. Tento desmistificar para que não andem convencidos que é só no nosso país que tal acontece. Chegamos a uma altura em que muitas pessoas por esse mundo fora, não têm orgulho no seu próprio país. O problema é que os médias nos fazem crer "que só no nosso país" em qualquer país que seja. Pequenino, muito lindo e não é pior que os outros. Somos como os outros.

    ResponderEliminar
  7. Chico
    Não é para ficar contente com as situações que relatas nesse grande país onde agora resides, mas dá para perceber que situações menos agradáveis que se passam em Portugal, um pequeno país e com fracos recursos, afinal também em grandes países e com grandes recursos os problemas também existem!

    ResponderEliminar
  8. Já há algum tempo que tenho lido que há um plano de Urbanização para esta zona da Arregaça, que envolve também o campo de futebol do União de Coimbra.
    Será que que vem a sr executado?

    ResponderEliminar
  9. Rafael,
    É isso mesmo. Nem mais, nem menos.
    Um abraço,
    Chico

    ResponderEliminar
  10. Mais vale tarde do que nunca! Embora, quanto mais tarde mais difícil de resolver!... Se repararem nos mamarrachos que já construiram e que se vêm na foto, em último plano, não vai ser fácil urbanizar coisas destas!
    ....
    CRISTINA ANTÃO, Também não te conheço, ou penso que não te conheço, porque se vivias em Coimbra e os teus avós naquela casa, alguma vez nos devemos ter cruzado!!!...
    Sobre a casa, acho-a lindíssima, tal como a que fica por cima da rua. É uma pena não ser devidamente recuperada!

    ResponderEliminar
  11. A casa era arrendada mas passei mts momentos lá na minha infância.Todas aquelas casas e quinta , até à Fonte do Castanheiro pertencem a herdeiros de uma D.Branca e têm tudo abandonado.Qt a mim nasci e vivi no Bairro da Arregaça, perto da primeira casa do Rui Pato.
    Há 30 anos que moro no Bairro e mistério , mistério já nos cruzamos diversas vezes na bica no S.M.,onde certamente nos iremos encontrar um dia.
    Um abraço,
    Cristina Antão

    ResponderEliminar