domingo, 9 de dezembro de 2012

O SR COSTA E A SRA OLINDA,AMIGOS DE LONGA DATA EM POSE PARA A POSTERIORIDADE....


8 comentários:

  1. O Samambaia já conheceu 3 ou 4 donos, mas o Sr. Costa mantém-se fiel ao lugar e aos amigos!
    A Olinda, dispensa apresentações!...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada,Alfredo pela tua referência ao sr. Costa!

      Eliminar
    2. O sr.Costa pela situação, já deveria ser sócio do Samambaia, né?
      Azenha

      Eliminar
  2. Senhor Costa,muito obrigado por ter acedido ao meu pedido de fazermos esta fotografia.É com muita consideração e amizade que lhe desejo tudo de bom para si e para a sua família de quem fala com muito amor!
    A Daisy tirou-nos a foto como ela tão bem sabe.
    Conforme seu pedido,oferecer-lhe-ei uma.

    ResponderEliminar


  3. O Senhor Costa, ou melhor, o Costa "inaugurou" o Café Samambaia em Dezembro de 1969. Por lá se mantém, na sua qualidade de "massagista de cabedais" até hoje.
    Com a mesma afabilidade, humildade e aparente boa disposição, lá vai tornando as dificuldades que a vida reserva a quem não nasceu em berço de ouro.
    Conheci-o em 1962 quando, aos sábado e domingos, engraxava no Café Mónaco.
    Acumulava funções: era funcionário de uma uma empresa mas, como o salário era curto para sustento da família, engraxava ao fim de semana.
    Em 1969 "transferiu-se" do Mónaco para o Samambaia. Fez bem.
    Victor Hugo, ex-emigrante no Brasil, homem dinâmico e empreendedor, trouxe a grande novidade: um Café/Cervejaria com qualidade que superava tudo quanto no Bairro já existia.
    Depois...
    Victor Hugo fez o trespasse a Vicente + Portugal. - o Costa,"massagista de cabedais", por lá se manteve.
    O Portugal desistiu do projecto e por lá se aguentou o Vicente. Terá sido uma das fases mais ricas do Samambaia. Até havia uma grupo de "Samambaios" - Dom Rafael saberá do que falo...
    Mas o Vicente resolveu fazer o trespasse a três dos seus funcionários: Fernando+Mário+Casimiro. O Casimiro bem depressa resolveu largar a sociedade.
    Ficou o Fernando+Mário-era o tempo em que as portas fechavam às 2 horas mas o nascer do dia era coisa comum para os clientes da casa ...
    Mas que chatice! O que é que isto vos interessa? Apenas quero lembrar que o nosso "massagista de cabedais" por lá continuava firme e hirto. Continuemos, pois...
    Vindos da Suiça, mais dois ex-emigrantes, tomam de trespasse o "nosso" Samambaia. "Zé dos Fornos" e seu cunhado Licínio. Excelentes comerciais, gente boa!
    Quem quiser comer um bom cozido à portuguesa, fale com o "Zé dos Fornos", quem quiser um bom leitão com a respectiva cabidela, fale com o Licínio...
    Pelo meio de todas estas andanças, ainda há um ex-emigrante venezuelano mas seria alongar demasiado o historial desta pequena estória.
    O essencial fica dito: o Costa, "massagista de cabedais", é transversal ao tampo da existência do Samambaia.

    Para ti, Olinda, deixo-te o meu beijo de gratidão por teres sabido aqui trazer, com a tua habitual simplicidade, algo que a todos muito nos diz.
    Já agora, um beijinho à nossa querida Daisy pela foto. Ao fim ao cabo, ela é que é a grande culpada de toda esta conversa!

    ResponderEliminar
  4. Carlos,gostei imenso da tua resenha histórica sobre o Samambaia onde se enquandra lindamente,como o referes,o "massagista de cabedais" que tanto consideramos.
    Pedi ao sr. Costa para tirar esta fotografia com ele,dizendo-lhe que era para colocar aqui no blog, ele anui e sorriu de satisfação.Pediu-me mesmo uma fotografia.
    E com todo o gosto o fiz!
    Beijinho,Carlos.

    ResponderEliminar
  5. Excelente foto. Belo e circunstanciado comentário do amigo Carlos Viana ...
    O Senhor Costa é património do Bairro ...
    Boa lembrança, Olinda, em tempo natalício ...
    Abraços

    ResponderEliminar