terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Quem (não) viu o Museu Machado de Castro e quem o vê!

Valeu a pena a remodelação que fizeram ao Museu Machado de Castro.
Foi o nosso passeio matinal de sábado mas, como já nos tinham avisado, para ver tudo com a atenção que merece, é necessário pelo menos um dia inteiro. É que as colecções do museu contabilizam-se em cerca de 15000 peças de escultura, pintura, desenho, artes decorativas (ourivesaria, cerâmica, mobiliário, e têxteis) e arqueologia (esculturas, epigrafia, numismática).
Além disso, não só o criptopórtico está visitável como o piso abaixo do mesmo está agora também aberto ao público.
A gentileza e conhecimento partilhado pelos funcionários do Museu é fora do comum e de louvar, pois esclarecem-nos todas as dúvidas e com conhecimento de causa pois, durante os anos em que o Museu esteve fechado, participaram nas obras de remodelação.
O projecto, da autoria do arquitecto Gonçalo Byrne, tem muitos detalhes que eu me atrevo a adjectivar como geniais.


Capela do Tesoureiro, que fazia parte do Convento de S. Domingos, na Rua Sofia, construído no século XVI. Em 1964 a capela foi demolida e reconstruída no Museu Machado de Castro, em 1967. O convento foi transformado recentemente em centro comercial. No seu interior conserva-se ainda a Capela de Jesus.
Até à remodelação do Museu Machado de Castro, a Capela do Tesoureiro estava no exterior, no pátio norte. Agora, a capela está envolvida por um paralelipípedo, que forma um salão enorme, de paredes brancas e muito luminosas.


Este é outro dos detalhes que tornam a visita deliciosa: as janelas que, ao longo do percurso, nos permitem apreciar a cidade de Coimbra como merece. Chamam a este conceito «para além das janelas»...


Só vendo... e recomendo.

16 comentários:

  1. A última vez que por lá passei, ainda estava em obras! Vou arranjar um dia para uma visita, de preferência quando não houver aulas por causa do estacionamento...
    Esta figura em frente à janela não me parece nada peça do Museu!!!...

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Alfredo é uma "dependência"em arte moderna...Segundo novo conceito de alguns a mistura do novo com o antigo faz corrente entre alguns arquitetos. Depois vês se te choca....Gostei.

      Eliminar
    2. A mim não me choca nada! Muito menos esta belíssima peça!

      Eliminar
    3. Há lá um quadro que eu gostava de ter na minha colecção: «a lactação de S. Bernardo» de Josefa d'Óbidos. Um dia destes publico n'a funda São.

      (estou a mudar bem de conversa, não estou?)

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Tonito, nós começámos a visita com muita calma... mas a meia hora de fecharem para almoço ainda nos faltava ver a totalidade de um piso... e aí, lá se foi a calma.
      (mas nós é que não podíamos voltar lá à tarde, porque pedindo eles carimbam os bilhetes e podemos regressar)

      Eliminar
  4. Que bem caprichaste nas fotos! Mas quando lá for será que também vamos enconrar as duas "esculturas" que agora se vêem?Ou é a mesma que se vai deslocando?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "enconrar"?!
      Mais um pouco e entrava pelo blog adentro o ginecologista!

      Eliminar
  5. Ainda lá não fui porque sei que tem de se ir com tempo, mas estas fotos despertam o desejo para uma visita dentro de pouco tempo.

    ResponderEliminar
  6. Gostei.
    Será uma ideia ir visitar o museu na manhã de um domingo, sair para almoçar e voltar à tarde, com a devida carimbadela!

    ResponderEliminar
  7. Nunca entrei no Museu, é uma vergonha mas é verdade, assim como nunca fui a tantos outros sitios, quando um gajo é novo não pensa

    ResponderEliminar
  8. Ide, que tenho a certezinha absoluta que ides gostar.

    ResponderEliminar
  9. Paulo Moura,

    Eleminei o comentário acima pois como ando a lêr muito pouco, tinha ligado só às fotografias. Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas é o que dizias. E a Capela que lá ficou (no centro comercial) está com a pedra toda escura. É pena...

      Eliminar