terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Coimbra e o Mondego vistos do meu lado do rio








22 comentários:

  1. Com uma máquina destas é só disparar!
    Quito são fotos que te são dedicadas!
    O nome sa ave sei: AVE RARA!

    ResponderEliminar
  2. Não ganhei foi para a lama que trouxe agarrada às botas.

    ResponderEliminar
  3. Mas estes sacrificios enlameados faz parte do percursos dos "amadores" para chegarem a profissionais!
    Mas o novo brinquedo portou-se bem!!! Nota-se que ainda não tremes a carregar no gatilho!!!

    ResponderEliminar
  4. Choupal de ontem, de hoje e de sempre.De poetas e de cantores. Também daqueles que com o seu trabalho de muitos anos, zelaram por aquele património da cidade...

    O Choupal, é ainda daqueles que o põe ao alcance de uma máquina fotográfica, mesmo que se fique naufragado num mar de lama, deste inverno rigoroso ...

    Ao Paulo, agradeço esta lembrança, mesmo não me sendo diretamente dirigida. Ao Fernando Rafael igualmente, pois não perde a oportunidade de me recordar um berço de memórias ...

    Obrigado a ambos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quito, esta lembrança é-te directamente dirigida... com a toda a restante malta que adora Coimbra.

      Eliminar
  5. As árvores do Choupal são choupos e a ave de voo rasante à água é um Sporophila Frontalis.
    Aprende que eu não duro sempre!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tinha a certeza que era uma avis rarissima!

      Eliminar
    2. Ó Alfredo, e eu que pensava que Choupal era onde havia giestas! O que me vales és tu!
      Quanto ao Sporophila Frontalis - Pixoxó, chanchão, cacatau ou estalador - estava bem desenvolvido, pois normalmente mede uns 12 ou 13 cm.
      Estive a pesquisar e descobri: é um Corvo-marinho-de-faces-brancas (Phalacrocorax carbo) que pelos vistos se encontra no estuário do Mondego.

      Eliminar
    3. Eu ia no corvo Marinho ou no MERGULHÃO.
      Também anda nos estuários dos rios.
      Boas fotos.
      Tiras tudo em P?.
      Tonito.

      Eliminar
    4. Tonito, é mesmo um corvo marinho.
      Quanto ao modo de fotografar, o Rafaelitopatrão já tem outras fotos minhas que tirei no mesmo dia, em HDR. Mas o que eu quero mesmo é rever o que aprendi quando tinha 20 anos e fazer fotografias com tudo configurado manualmente. Aí sim, tirarei partido da máquina que tenho. Para já, estou muito "perro"...

      Eliminar
  6. Que bom ver o Choupal logo de manhã pelo "olhar" do Paulo.
    Que saudades dos piqueniques domingueiros ,do caminhar e correr,do silêncio,das frondonsas árvores,riachos,estar sentada à beira-rio a olhar o Mondego e mais não digo...
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olindita, o Choupal é do "lado de lá" (para ti, que para mim é o lado de cá) das fotos do Mondego.

      Eliminar
  7. Uma linda sequência fotográfica que encerra com chave de ouro!

    ResponderEliminar
  8. Sporophila Frontalis? Phalacrocorax carbo? Bagh! Se fosse em Malta era uma Ave Maria...

    ResponderEliminar
  9. A nossa terra é sempre bela mas a esta hora da manhã as laranjeiras no meio dessa verdura toda, é que me fizeram respirar fundo.
    Por aqui com a neve, o sal mistrurado que quando chove fica numa pastas escura muito linda..., ninguém se preocupa com as botas. Bons tempos de Coimbra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também não me preocupei com as botas, Chico. Preocupei-me foi com o tapete do carro. ahahahah

      Eliminar
    2. Segundo o CAA (ACP daí), o melhor é porem-se jornais por cima dos tapetes, sempre que chove ou neva. Três ou quatro folhas de jornal e no fim do dia, deitam-se fora. Dá resultado.

      Eliminar
    3. Pois... mas no sábado não choveu nem nevou :O)

      Eliminar
  10. Foram então estas as fotos que deram origem ao texto do Quito!? Foi bom o resultado e as fotos estão maravilhosas, é, mesmo o nosso choupal. Parabéns , Paulo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O mérito é todo do Mondego e do Choupal, que nem a minha nabice como fotógrafo os consegue estragar.

      Eliminar