sábado, 8 de fevereiro de 2014

REVISTA DE IMPRENSA - HOSPITAIS UNIVERSIDADE DE COIMBRA

fr


Hospitais de Coimbra ultrapassam São João

Estudo da Escola Nacional de Saúde Pública atribui pela primeira vez a Coimbra o melhor desempenho. São João está a seguir. Viseu destaca-se e Lisboa não surpreende.
Ricardo Marques e Vera Lúcia Arreigoso
0:00 Sábado, 8 de fevereiro de 2014
José Ventura O segredo dos bons resultados de Coimbra parece ter sido a fusão dos hospitais da Universidade e dos Covões, em 2012

A medicina hospitalar pública de Coimbra - agora no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra - é pela primeira vez eleita a melhor pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). O resultado destrona o Centro Hospitalar de São João, no Porto, líder em cinco dos oito anos do estudo e continuadamente desde 2009.
Recorrendo a dados sobre mortalidade, complicações e readmissões entre os doentes que em 2012 estiveram internados em 41 hospitais do Serviço Nacional de Saúde, a ENSP atribui a classificação máxima à unidade de Coimbra no desempenho global e também em cinco dos 17 agrupamentos de doenças estudados. O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) demonstra melhores resultados no tratamento de patologias digestivas, endócrinas e metabólicas, ginecológicas e obstétricas, neoplásicas e respiratórias.
O segredo dos bons resultados parece ter sido a fusão dos hospitais da Universidade e dos Covões, em 2012. "A reforma hospitalar em Coimbra, a maior e a mais complexa em Portugal, foi feita com tranquilidade e resultou num conjunto de oportunidades que temos sabido aproveitar em prol dos nossos doentes e do Serviço Nacional de Saúde, como estes resultados demonstram", afirma o presidente do recém-criado CHUC, José Martins Nunes.

O segundo lugar do pódio é agora ocupado pelo Centro Hospitalar de São João (CHSJ), integrado pelo São João e por Valongo. A unidade hospitalar universitária da Invicta mantém o melhor desempenho nas doenças cardíacas e vasculares; pediátricas e do sangue e órgãos linfáticos.

6 comentários:

  1. Boa notícia para Coimbra principalmente para todosmos profissionais que trabalham no hospital!

    ResponderEliminar
  2. Eu tento mandar comentários mas não seguem. Este é um teste

    ResponderEliminar
  3. Ulha! Já consegui...
    atão é assim: fiquei muito orgulhosa quando vi no telejornal esta notícia. Maravilhosa. Afinal não sei porquê tanto sururu por causa das integrações. Em Portugal temos muitos"inteligentes" que falam, falam como se todos os outros fossem seres perfeitamente inferiores. No entanto quando vemos as suas vidas, com tanta sabedoria, são um desastre...

    ResponderEliminar
  4. Por mim são do melhor que conheço.
    Tonito.

    ResponderEliminar
  5. Regozijo-me com este reconhecimento e desejo que assim continue a saúde no nosso país.

    ResponderEliminar