Uma única flor
Olhem bem! A próxima foto deste "Amorphophallus titanum" só pode ser tirada daqui a 40 anos!!!
Amorphophallus titanum (Araceae) - A maior flor do Mundo
A maior flor do mundo, abriu em R Blanco, Veracruz no México
Tem 2 metros de altura e pesa 75 quilos
Esta especial flor abre durante 3 dias apenas uma vez a cada 40 anos.
Foi descoberta na Sumatra em 1878 pelo botânico italiano Odoardo Beccari (1843-1920).
Esta planta floresce raramente na natureza e ainda mais em cativeiro.
Floresceu pela primeira vez no jardim botânico " Royal Botanic Gardens " - Kew no Reino Unido.
Nos últimos anos o número de casos de floração tem aumentado e estão calculadas mais de 5 florações no mesmo ano em todo o mundo.
O recorde de tamanho pertence a uma titanum que floresceu em Maio de 2003 no jardim botânico do castelo de Poppelsdorf de Bonn com uma inflorescência de 2,74 metros.
Em Janeiro passado, o seu tubérculo ao ser reenvasado pesava 78 quilos.
Em 7 de Outubro de 2004 em Sydney, na Austrália, uma titanum com um diâmetro de 1,33 metros, desabrochou pela primeira vez desde que foi plantada em 1993.
Eviada e recomendada pelas primas Beatriz Chito e Celeste Maria
A nossa sorte é que os blogs não têm cheiro:
ResponderEliminar"O jarro-titã, flor-cadáver ou titan arum, em inglês, (Amorphophallus titanum) é a maior e mais malcheirosa "flor" do mundo. Trata-se de fato, não de uma flor, mas de uma inflorescência apelidada de espádice. Quando desabrocha, ela chega a atingir três metros de altura e pode pesar até 75 quilogramas. Ela exala um forte odor que atrai insetos carniceiros (principalmente besouros), por isso a fama de maior planta carnívora do mundo."
As coisas que tu sabes, Sãozita!
EliminarMas não vou em futebóis...
Eliminar...e então dentro de estufa o "fedor" deve ser bem mais forte...
ResponderEliminarMas é extraordinário ! Mesmo que cheire mal. Boa informação do Paulo ....
ResponderEliminarDeu uma excelente postagem. Pelo seu tamanho, pela sua característica de florescer só a cada quarenta anos e pela sua beleza, até nem ligamos ao cheiro. Dizem que é tão forte que são detectáveis a oitocentos metros. Uma pessoa quando chega ao pé dela, já está habituada ao cheiro. A natureza é fantástica. Mais uma maravilha da Natureza.
ResponderEliminarEm África, andei sempre à procura de novidades de toda a espécie com que a natureza me previligiava. Ao lado do Aeroporto da Beira, havia umas carnívoras baixinhas.Punha-lhes um dos meus dedos no meio das folhas, e elas fechavam logo. Eram amigas pois nunca os comeram.
Fiquem atentos, pois daqui a 30 anos outra flor irá desabrochar!
ResponderEliminarSerá que então os computadores já nos permitirão sentir os odores?
Mas é mesmo uma maravilha da natureza!
Sobre os computadores a que se refere não sei, Celeste Maria.
EliminarSei que em dois mil e dezassete a Google pensa ter um carro que permite a uma pessoa de o parar e ir tratar dos seus assuntos. O carro vai-se arrumar por ele em lugares permitidos. Depois na volta é só chamá-lo e ele apresenta-se aonde o proprietário estiver. Não precisa de condutor. Façamos votos que dê certo.
Um outro caso mais possível para o próximo ano é o do telemóvel da Boing, que não fabrica só aviões. No caso de se perder o telemóvel e não querer-mos que o utilizem ou vejam o que lá temos, basta ir à internete e acionar o sistema de auto-destruição interna. Não arde. Parece-me mais viável.
Estão a desparecer os limites.
A natureza tem cada coisa! Ainda bem que não se sente o cheiro. A flor e o que se relaciona com ela é espantoso. Gostei de saber
ResponderEliminarA informação do Paulo é preciosa.
ResponderEliminarMas a planta é majestosa mas o cheiro ufa....
Desconhecia, em absoluto, este fenômeno da natureza. Obrigado.
ResponderEliminar